Você já percebeu que os animais, assim como os humanos, são capazes de sentir emoções? Pois é, você não percebeu errado… E a explicação para isso é a senciência!
Mas, afinal, o que é a senciência? Calma, que nós vamos te explicar o significado desse termo!
Índice
O que é a senciência?
Diferente do que muitas pessoas podem pensar, os animais não são “objetos” – não é à toa que não somos donos de nossos pets, e sim, tutores!
A prova disso? Em agosto de 2019, foi aprovado o Projeto de Lei 27/2018 que reconhece os animais como seres sencientes (termo que reúne “sensibilidade” e “consciência”).
Isso significa que, assim como os humanos, os animais sentem emoções positivas e negativas e, por isso, também estão sujeitos à dor e ao sofrimento, além de prazer e felicidade.
Segundo a Dra. Cristiane Pizzutto (Pet South America, 2020), as emoções são geradas a partir de estímulos e muitos deles são ambientais, ou seja, o ambiente em que um animal vive é muito importante, pois é nele que o animal recebe os estímulos que geram emoções positivas ou negativas.
Ela também enfatiza que o comportamento de um animal está ligado aos estímulos ambientais que recebe e a constante exposição a estímulos estressantes pode prejudicar sua saúde física e mental.
A relação entre senciência e enriquecimento ambiental
Como você já deve ter percebido, o ambiente em que os pets vivem influencia diretamente nas emoções que eles sentem. Por isso, é tão importante criar um ambiente adequado, enriquecedor e com estímulos positivos para eles.
Portanto, promover enriquecimento ambiental é uma excelente maneira de garantir os seguintes benefícios aos pets:
- Reconexão com seus instintos de maneira saudável;
- Gasto de energia física e mental;
- Redução do tédio, do estresse e da ansiedade;
- Desenvolvimento de habilidades motoras e cognitivas;
- Diminuição do medo e melhora na confiança;
- Aumento da felicidade e bem-estar.
Nesse sentido, é importante que você conheça os 5 tipos de enriquecimento ambiental que favorecem os pets. Confira:
Enriquecimento alimentar
Em primeiro lugar, você precisa se lembrar de que, na natureza, os ancestrais de nossos pets não tinham um comedouro repleto de alimento disponível. Pelo contrário, eles precisavam caçar!
Mesmo após todos esses anos de domesticação, muitas vezes o instinto dos nossos cães e gatos fala mais alto e eles sentem a necessidade de buscarem o alimento.
Quando não há esses estímulos e desafios, os pets podem desenvolver acúmulo de energia, desencadeando estresse e ansiedade. E ninguém quer isso para o seu filho de quatro patas, não é mesmo?
Assim, diversos especialistas recomendam oferecer – em paralelo à alimentação regular – atividades envolvendo brinquedos recheáveis ou comedouros interativos.
Enriquecimento sensorial
Na natureza, os ancestrais dos nossos pets estavam em constante contato com diversos estímulos – como diferentes cheiros e sons.
Por isso, o enriquecimento sensorial incentiva os pets a utilizarem os 5 sentidos: tato, olfato, paladar, visão e audição através de estímulos.
Geralmente, os brinquedos contam com os seguintes estímulos para garantir o enriquecimento sensorial ao dia a dia dos pets:
- Apito e outros sons;
- Diferentes texturas;
- Formatos especiais;
- Ervas como atrativo (Catnip, por exemplo, para os gatos).
Esses estímulos tornam as brincadeiras mais divertidas e benéficas, por resgatarem os instintos de cães e gatos de maneira saudável.
Enriquecimento cognitivo
Alguns tutores podem não saber, mas os pets precisam exercitar suas mentes através de atividades que exigem o uso do raciocínio para serem recompensados.
Essas atividades estimulam a capacidade intelectual dos pets (como concentração, coordenação motora, memória e raciocínio) – um bom exemplo é a interação com brinquedos recheáveis!
Enriquecimento físico
Assim como os humanos, os pets precisam se manter ativos através de atividades que promovam exercício físico e gasto de energia.
Afinal, na natureza, os ancestrais dos cães e dos gatos se movimentavam bastante e essa necessidade ainda se mantém presente no instinto de nossos pets.
Quando os pets não gastam a energia acumulada, muitos problemas podem aparecer, como tédio, ansiedade, estresse e comportamentos destrutivos. E nenhum tutor deseja prejudicar a saúde e o bem-estar de seu companheiro, né?
A solução é promover atividades que estimulem o exercício físico, como:
- Passeios diários;
- Brincadeiras com diversos tipos de brinquedos;
- Adestramento.
Dessa forma, ficará muito mais fácil estimular o gasto de energia física e mental enquanto o pet se exercita com muita diversão.
Os cães, principalmente, precisam de interações sociais desde que são filhotes para se acostumarem com diferentes ambientes, animais e humanos.
Por isso, é importante estabelecer uma rotina de passeios para que eles tenham contato com outros pets e tutores. Além disso, é interessante diversificar os ambientes dos passeios para que os pets possam conhecer novos estímulos – como cheiros, texturas e sons.
Gatificação: o enriquecimento ambiental para gatos
Além dos exemplos citados anteriormente, é importante conhecer o conceito de gatificação, que consiste em ajustar o ambiente de acordo com as necessidades dos gatos.
Verticalização
A verticalização é uma técnica onde colocamos prateleiras, nichos e até pontes distribuídas em uma parede para que o bichano possa circular nas alturas. Afinal, na natureza, os felinos costumam escalar árvores para se exercitarem , observarem o ambiente e se protegerem
Essas adaptações diminuem os comportamentos indesejados – como as situações em que os bichanos sobem nas estantes e derrubam os livros; ou quando eles não perdem a chance de afiar as unhas no sofá.
Afinal, a verticalização oferece alternativas mais interessantes e divertidas para a rotina dos felinos!
Tocas
Os tutores sabem o quanto os gatos amam se esconder em tocas tanto para brincar quanto para relaxar. Portanto, oferecer esses esconderijos para seu bichano é uma ótima ideia!
As tocas promovem enriquecimento ambiental enquanto garantem opções tranquilas e seguras para que os gatos descansem e observem o ambiente sem preocupações.
Arranhadores
Os felinos na natureza costumam usar árvores, pedras e cascalhos para diminuir o estresse, afiar ou higienizar as unhas e se exercitar. Esse instinto se mantém vivo nos gatos domésticos e, por essa razão, eles costumam afiar as unhas na mobília da casa.
Esse comportamento não deve ser repreendido, e sim, redirecionado para os arranhadores que diminuem o estresse e a ansiedade, ao mesmo tempo em que contribuem com a higienização das unhas e suprem a necessidade de afiá-las.
Fontes de água
Não é novidade que os gatos precisam ser estimulados a beberem água, devido à predisposição a doenças renais.
Esse cuidado com a saúde pode ser atrelado à diversão do seu gatinho através da instalação de fonte de água na sua casa – a presença de água corrente aguça a curiosidade dos bichanos ao mesmo tempo em que se conecta com os instintos naturais dos felinos.
Enriquecimento ambiental para pets idosos
Um grande mito é que os pets idosos não precisam de atividades físicas. Isso não é verdade!
É claro que, quando o pet fica velhinho, sua disposição já não é mais a mesma. Mas isso não significa que o enriquecimento ambiental não é necessário.
O tempo de duração das atividades deve ser reduzido, assim como a intensidade das brincadeiras ou passeios. Porém, há sempre uma possibilidade para promover o bem-estar e a diversão de nossos velhinhos!
Passeios
Caminhadas curtas, respeitando os limites dos pets, é uma ótima opção para manter o exercício físico em dia – isso é fundamental para manter os peludos ativos e em forma.
Lembre-se de evitar os horários em que a temperatura esteja muito alta, para não prejudicar o bem-estar do seu pet, combinado?
Brinquedos
Para manter a mente ativa enquanto garante diversão ao seu pet idoso, você pode oferecer os famosos brinquedos recheáveis para ele!
É possível escolher um brinquedo com baixo nível de dificuldade para não exigir muito da mobilidade e do raciocínio do seu peludinho – ainda assim, ele vai estimular suas habilidades cognitivas enquanto se diverte!
No SHOP.Petiko, você encontra diversas opções de enriquecimento ambiental para o seu cachorro ou gato. Clique aqui para conferir!
Agora que você já conhece a relação entre senciência e enriquecimento ambiental, ficará mais fácil garantir mais bem-estar e felicidade ao seu cachorro ou gato! Afinal, nossos pets merecem o que há de melhor, não é mesmo?
Leia também:
5 brinquedos de enriquecimento ambiental para cães
Aprenda a garantir sabor e nutrição à alimentação dos cães
A importância de limpar os brinquedos do seu pet
Comedouro lento: conheça 3 benefícios para os pets