Todos já ouviram dizer que o cachorro é conhecido como o melhor amigo do homem, né?! E eles têm ocupado um lugar especial em nossos corações e lares há muitos anos.
Eles demonstram uma capacidade única de nos cativar com sua lealdade inabalável, personalidades diversificadas e uma ampla gama de habilidades, que vão desde a proteção até a terapia emocional e é lindo ver essa incrível relação de pets e humanos.
Mas você já se perguntou se o seu cachorro realmente te ama? Veja os sinais que podem indicar o amor do seu pet.
Índice
1 – Olhar no fundo dos olhos
Já reparou o quanto seu pet te olha? Os cães parecem fazer isso o tempo todo, por livre e espontânea vontade. De acordo com um estudo publicado no Japão, em 2015, isso ocorre porque, durante a troca de olhar com o tutor, o organismo do pet libera oxitocina.
Também conhecida como hormônio do amor, a substância serve para fortalecer vínculos afetivos e provoca a sensação de bem-estar. Por isso, se seu cachorro olha fundo nos seus olhos, saiba que isso é um super sinal de amor!
2 – Gostar do seu cheiro
Se o seu cachorro tem o costume de te cheirar, aceite isso como um elogio e demonstração de carinho pelo seu filho de quatro patas! Um estudo de 2015, publicado na Behavioural Processes, descobriu que os cães associam o cheiro de seu tutor ao prazer.
Durante a pesquisa, os cientistas utilizaram a ressonância magnética para observar o que acontecia no cérebro canino ao entrar em contato com diversos aromas. Ao sentir o cheiro de seu tutor, a área do cérebro do cachorro ligada à recompensa acendia, o que não acontecia com outros cheiros.
3 – Bocejo contagioso
Já ouviu falar que bocejo é contagioso? Ao menos quando o assunto são cachorros e seus respectivos tutores isso parece ser verdade, se você ainda não reparou isso, repare!
Segundo um estudo publicado na revista Live Science, cães têm mais chances de bocejar simultaneamente com seus tutores do que com pessoas estranhas. A conclusão é que o tal bocejo contagioso pode ser, na verdade, um sinal de afeto e de empatia. Fofo demais, né?
4 – O cachorro sabe quando você está triste
Diversos estudos recentes têm se proposto a analisar se os cães são realmente capazes de ler nossos gestos e expressões. Ao que tudo indica, a resposta é sim! Embora alguns cachorros sejam melhores nisso do que outros, os cães conseguem saber quando estamos tristes ou felizes.
E, o que é mais interessante, eles tendem a ser empáticos no caso dos tutores, ficando mais quietinhos quando percebem que ele está triste, ou mais eufóricos ao ver que o tutor está alegre. Vai dizer que isso não é uma demonstração de amor?
5 – Rabinho balançando
Com certeza você já percebeu aquela balançada fofa de rabinho, né? Claro que eles balançam o rabo em diferentes situações, como por exemplo, por medo ou desconforto.
No entanto, se seu pet balança o rabo ao ver você, mas mantém uma linguagem corporal tranquila e relaxada, é sinal de que ele te ama e está muito feliz em ver você.
6 – Costume de apoiar em você
Aqui em casa, o Snowzinho ama deitar apoiado na gente e isso é um sinal de que o pet ama estar ao seu lado e tem plena confiança em você. Ah, além, é claro, de se sentir bem com seu cheirinho.
Agora que você já sabe se o cachorro é feliz, não deixe nunca de retribuí-lo! Além de fortalecer o vínculo especial entre vocês, o carinho ainda traz diversos benefícios para você e seu amigo.
Deixe um comentário contando mais um pouco sobre o amor do seu filho de quatro patas!
Leia também:
Por que os gatos fazem “kekeke”? Descubra agora!
Nomes para pets: opções inspiradas em comidas
Brinquedos de pelúcia: conheça os benefícios para os pets
Cachorro em apartamento: dicas para garantir o bem-estar