5 cuidados com os pets durante o verão

in ,

Assim como nós, os pets também sofrem com o calor intenso. Por isso, é preciso tomar alguns cuidados para garantir a saúde e o bem-estar deles no verão. Venha conferir as dicas!

A chegada do verão acompanha o aumento da temperatura. Isso significa que, assim como nós, os pets também precisam de cuidados especiais para se sentirem mais confortáveis nos dias quentes.

Dessa forma, para garantir a saúde e o bem-estar do seu pet durante o verão, conheça os sinais de que ele está com calor e o que fazer para refrescá-lo nesses momentos.

Como saber se o pet está com calor?

Apesar dos pets possuírem uma temperatura corporal mais alta do que a nossa, as sensações como frio e calor não são muito diferentes. Isso significa que, se você está sentindo calor, provavelmente, seu cachorro ou gato também está.

Mas, para confirmar que seu pet está desconfortável com o calor, é preciso se atentar aos seguintes sinais:

  • Apatia e fraqueza;
  • Respiração acelerada e/ou com a boca aberta;
  • Falta de apetite.
Gato amarelo deitado de barriga para cima tomando banho de sol
Foto: Canva

Sinais de alerta

Além dos sintomas citados acima, existem alguns sinais que apontam uma possível hipertermia (aumento da temperatura corporal) devido ao calor excessivo, oferecendo riscos à saúde do pet:

  • Salivação excessiva;
  • Desorientação;
  • Respiração ofegante ou dificuldade para respirar;
  • Mucosas congestionadas
  • Língua azulada ou arroxeada;
  • Tremores musculares;
  • Vômitos e/ou diarreia;
  • Arritmias cardíacas;
  • Convulsões.

Portanto, caso você note um ou mais desses sintomas, leve seu pet a um médico veterinário o mais rápido possível, fazendo compressas frias durante todo o trajeto.

Dicas para aliviar o calor do seu pet no verão

1 – Refresque o ambiente
Mantenha o ambiente o mais fresco possível, usando ar-condicionado, ventilador e até umidificador de ar. Ao ar livre, como no jardim ou quintal, garanta que seu pet tenha um lugar fresco e sombreado.  

2 – Estimule a hidratação
Assim como os humanos, os pets também precisam se manter hidratados no calor típico do verão. Certifique-se de que ele tenha acesso constante a água fresca e limpa. Você também pode colocar cubos de gelo no bebedouro.

Cachorro Beagle bebendo água
Foto: Canva

3 – Cuidado com a pelagem
A pelagem dos pets oferece proteção contra o sol, mas também pode torná-los mais suscetíveis ao superaquecimento. Escove seu cachorro ou gato regularmente para remover os pelos soltos e ajudar a mantê-lo mais fresco.

4 – Evite passeios em horários de sol forte
As altas temperaturas podem causar queimaduras nas patas dos pets quando o chão está muito quente. Portanto, evite caminhar com seu peludo durante o horário de pico de calor. Opte por passeios matinais e noturnos, quando o chão estiver mais fresco. 

5 – Faça compressas frias
Ao notar que seu pet está incomodado devido ao calor, use toalhas úmidas para fazer compressas frias em regiões como nuca, pescoço e barriga. Essa iniciativa ajudará o peludo a se refrescar e se sentir mais confortável durante o verão.

Agora que você sabe como refrescar seu pet nos dias quentes de verão, ficará muito mais fácil aproveitar essa época do ano com mais tranquilidade e bem-estar, na companhia do seu melhor amigo!

Leia também:
7 dicas para tirar fotos incríveis do seu pet
Por que os gatos levam baratas e ratos para os tutores?
Seu cachorro vai parar de morder depois destas dicas
Como prevenir problemas no trato urinário dos pets?

Equipe Petiko

Escrito por Equipe Petiko

Para pessoas que amam seu pet. Feito por pessoas que amam os seus.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…

0

Comentários

0 comments

Mais artigos como este:

Cachorro com BOX.Petiko de Natal

Festas de final de ano: confira os cuidados com os pets

Cachorro com brinquedos da Petiko

Dicas para limpar os brinquedos do seu pet