A chegada do verão acompanha o aumento da temperatura. Isso significa que, assim como nós, os pets também precisam de cuidados especiais para se sentirem mais confortáveis nos dias quentes.
Dessa forma, para garantir a saúde e o bem-estar do seu pet durante o verão, conheça os sinais de que ele está com calor e o que fazer para refrescá-lo nesses momentos.
Como saber se o pet está com calor?
Apesar dos pets possuírem uma temperatura corporal mais alta do que a nossa, as sensações como frio e calor não são muito diferentes. Isso significa que, se você está sentindo calor, provavelmente, seu cachorro ou gato também está.
Mas, para confirmar que seu pet está desconfortável com o calor, é preciso se atentar aos seguintes sinais:
- Apatia e fraqueza;
- Respiração acelerada e/ou com a boca aberta;
- Falta de apetite.
Sinais de alerta
Além dos sintomas citados acima, existem alguns sinais que apontam uma possível hipertermia (aumento da temperatura corporal) devido ao calor excessivo, oferecendo riscos à saúde do pet:
- Salivação excessiva;
- Desorientação;
- Respiração ofegante ou dificuldade para respirar;
- Mucosas congestionadas
- Língua azulada ou arroxeada;
- Tremores musculares;
- Vômitos e/ou diarreia;
- Arritmias cardíacas;
- Convulsões.
Portanto, caso você note um ou mais desses sintomas, leve seu pet a um médico veterinário o mais rápido possível, fazendo compressas frias durante todo o trajeto.
Dicas para aliviar o calor do seu pet no verão
1 – Refresque o ambiente
Mantenha o ambiente o mais fresco possível, usando ar-condicionado, ventilador e até umidificador de ar. Ao ar livre, como no jardim ou quintal, garanta que seu pet tenha um lugar fresco e sombreado.
2 – Estimule a hidratação
Assim como os humanos, os pets também precisam se manter hidratados no calor típico do verão. Certifique-se de que ele tenha acesso constante a água fresca e limpa. Você também pode colocar cubos de gelo no bebedouro.
3 – Cuidado com a pelagem
A pelagem dos pets oferece proteção contra o sol, mas também pode torná-los mais suscetíveis ao superaquecimento. Escove seu cachorro ou gato regularmente para remover os pelos soltos e ajudar a mantê-lo mais fresco.
4 – Evite passeios em horários de sol forte
As altas temperaturas podem causar queimaduras nas patas dos pets quando o chão está muito quente. Portanto, evite caminhar com seu peludo durante o horário de pico de calor. Opte por passeios matinais e noturnos, quando o chão estiver mais fresco.
5 – Faça compressas frias
Ao notar que seu pet está incomodado devido ao calor, use toalhas úmidas para fazer compressas frias em regiões como nuca, pescoço e barriga. Essa iniciativa ajudará o peludo a se refrescar e se sentir mais confortável durante o verão.
Agora que você sabe como refrescar seu pet nos dias quentes de verão, ficará muito mais fácil aproveitar essa época do ano com mais tranquilidade e bem-estar, na companhia do seu melhor amigo!
Leia também:
7 dicas para tirar fotos incríveis do seu pet
Por que os gatos levam baratas e ratos para os tutores?
Seu cachorro vai parar de morder depois destas dicas
Como prevenir problemas no trato urinário dos pets?
Comentários
0 comments