Se você tem cachorro em casa, provavelmente, já o viu cavando superfícies como terra, chão e, até mesmo, a própria cama.
Muitas vezes, esse comportamento pode causar bagunça, mas saiba que seu cãozinho não faz isso porque ele quer, e sim, porque faz parte de seus instintos – ou, até mesmo, por questões emocionais.
Entenda os significados por trás desse hábito no conteúdo a seguir.
Por que os cachorros cavam?
Cavar é um comportamento natural dos cães, mas existem diversos motivos que os levam a fazer isso. Confira alguns exemplos a seguir:
Hábito relacionado à ancestralidade
Uma das principais motivações que levam os cães a cavarem é relacionada ao ato de enterrar “tesouros”, como comida – os ancestrais selvagens dos cachorros costumavam fazer isso e, até hoje, é possível encontrar cães que enterram seus petiscos ou brinquedos para evitar que outros animais os peguem.
Outro motivo é “preparar o terreno” para dormir. Ao cavar, os cães deixam aquela superfície mais aconchegante e acolhedora. Além disso, nos dias mais quentes, eles cavam na tentativa de dormir em uma superfície mais agradável – na natureza, seus ancestrais cavavam para retirar a camada superior de terra, pois a de baixo é mais fresca e com temperatura amena.
Acúmulo de energia
Se um cachorro não tem estímulos para gastar energia física e mental, ele precisa encontrar uma maneira de aliviar o tédio, o estresse e a ansiedade – por isso, eles cavam as superfícies.
Algumas das principais soluções para esse problema é oferecer Enriquecimento Ambiental para o pet. Por exemplo:
- Brinquedos recheáveis: ao se movimentar, esses brinquedos liberam ração ou petisco aos poucos, estimulando a brincadeira e o exercício físico, além do enriquecimento alimentar, físico e cognitivo;
- Brinquedos com diferentes estímulos: pelúcias, bolas e mordedores são ótimas opções quando reúnem texturas, sons e formatos que estimulam o enriquecimento sensorial, físico e cognitivo;
- Passeios: para fortalecer o enriquecimento social, é importante que seu cachorro conheça e interaja com outros pets e pessoas. Portanto, estabeleça uma rotina de passeios para estimular a socialização enquanto seu pet se exercita e gasta energia;
- Comedouros lentos: por estimularem o enriquecimento físico, alimentar e cognitivo, os comedouros lentos são ótimas opções – principalmente para os pets que comem muito rápido por conta da ansiedade.
Enriquecimento ambiental é uma maneira de ajudar seu pet a se reconectar com seus instintos. Isso o deixa mais feliz, calmo e equilibrado. Por isso, é muito importante estimular os 5 enriquecimentos (alimentar, sensorial, cognitivo, físico e social) através de brincadeiras e atividades.
Proibir seu cachorro de cavar não é a melhor solução para esse comportamento, afinal, como você viu ao longo do conteúdo, esse comportamento faz parte do instinto dos cães.
Portanto, ofereça atividades e brincadeiras que estimulem o Enriquecimento Ambiental para evitar o hábito de cavar por questões emocionais e deixe que seu cãozinho continue cavando por conta da sua natureza. Assim, você terá um cachorro muito mais feliz por se reconectar com seus instintos.
Leia também:
Comedouro lento: conheça 3 benefícios para os pets
Coleira: saiba como escolher a melhor para seu pet
Enriquecimento Ambiental: Desafios Físicos e Mentais para seu Cão
Seu Pet Não Brinca? Saiba Como Motivá-lo!