Todo cachorro adora brincar, pular na cama, subir no sofá, correr e aprontar muito. Além de ser divertido, faz bem para saúde do seu cachorro, mas é preciso sempre tomar cuidado para a brincadeira não causar nenhum machucado. Não é só por “cair de mal jeito” que o cachorro pode começar a mancar. Ficar com a patinha levantada pode ser um sinal de que seu cachorro está com dor e que algo está errado.
O cachorro pode mancar por vários motivos:
– Torção depois de muito exercício físico
– Machucado, ferida ou presença de espinho na pata
– Infecção na pele da pata
– Trauma: muito esforço, queda ou atropelamento pode romper ligamentos ou uma fratura óssea
– Problema degenerativo
– Tumor
Os três casos mais comuns para o cachorro estar mancando são ruptura do ligamento cruzamento, displasia coxofemural e luxação da patela.
A ruptura do ligamento cruzado pode ocorrer depois de um grande esforço.
Cachorros de porte médio e grande podem ser afetados pela displasia coxofemural que é uma doença complexa, provoca alterações degenerativas irreversíveis e é hereditária. As raças com predisposição em ter essa doença são: Pastor Alemão, Labrador, São Bernardo que além de mancar apresentam outros sintomas: coloca o peso do corpo nas patas da frente, o andar é bamboleante.
Já a luxação de patela é mais comum cachorros de pequeno porte, como Yorkshires, Poodles, Spitz Alemão, Chihuahuas e outros.
Artigo relacionado: O que fazer com um pet atropelado, envenenado ou engasgado?
Pode acontecer do cachorro mancar e chorar nesse caso, é claro que ele está com muita dor e você deve levá-lo o quanto antes ao veterinário. Mas mancar e não chorar, não significa que ele não tem dor. Ele levanta a pata exatamente para não causar mais dor ao apoiá-la no chão. Em qualquer um dos casos, leve seu amigão ao veterinário.
Ao perceber que seu cachorro está mancando não dê medicamentos como anti-inflamatórios por conta própria. O mais recomendado é procurar um veterinário, para realização de um raio-x. Através desse exame simples é possível identificar qual problema do pet e oferecer o melhor tratamento possível, pois tratamento adequado depende do diagnóstico da doença.
Seu cachorro já ficou mancando? Como você cuidou dele? Conte para gente nos comentários.