Cachorro mancando? Conheça as principais causas

in

Fique atento, se seu cachorro está mancando pode ser um sinal de que ele não está bem. Por isso, separamos as principais causas e do fazer nesse momento.

Todo cachorro adora brincar, pular na cama, subir no sofá, correr e aprontar muito.  Além de ser divertido, faz bem para saúde do seu cachorro, mas é preciso sempre tomar cuidado para a brincadeira não causar nenhum machucado. Não é só por “cair de mal jeito” que o cachorro pode começar a mancar. Ficar com a patinha levantada pode ser um sinal de que seu cachorro está com dor e que algo está errado.

O cachorro pode mancar por vários motivos:

– Torção depois de muito exercício físico

– Machucado, ferida ou presença de espinho na pata

– Infecção na pele da pata

– Trauma: muito esforço, queda ou atropelamento pode romper ligamentos ou uma fratura óssea

– Problema degenerativo

– Tumor

Os três casos mais comuns para o cachorro estar mancando são ruptura do ligamento cruzamento, displasia coxofemural e luxação da patela.

A ruptura do ligamento cruzado pode ocorrer depois de um grande esforço.

Cachorros de porte médio e grande podem ser afetados pela displasia coxofemural que é uma doença complexa, provoca alterações degenerativas irreversíveis e é hereditária. As raças com predisposição em ter essa doença são: Pastor Alemão, Labrador, São Bernardo que além de mancar apresentam outros sintomas: coloca o peso do corpo nas patas da frente, o andar é bamboleante.

Já a luxação de patela é mais comum cachorros de pequeno porte, como Yorkshires, Poodles, Spitz Alemão, Chihuahuas e outros.

 

Photo by Ruby Schmank on Unsplash

Artigo relacionado: O que fazer com um pet atropelado, envenenado ou engasgado?

Pode acontecer do cachorro mancar e chorar nesse caso, é claro que ele está com muita dor e você deve levá-lo o quanto antes ao veterinário. Mas mancar e não chorar, não significa que ele não tem dor. Ele levanta a pata exatamente para não causar mais dor ao apoiá-la no chão. Em qualquer um dos casos, leve seu amigão ao veterinário.

Ao perceber que seu cachorro está mancando não dê medicamentos como anti-inflamatórios por conta própria. O mais recomendado é procurar um veterinário, para realização de um raio-x. Através desse exame simples é possível identificar qual problema do pet e oferecer o melhor tratamento possível, pois tratamento adequado depende do diagnóstico da doença.

 

Seu cachorro já ficou mancando? Como você cuidou dele? Conte para gente nos comentários.

 

Equipe Petiko

Escrito por Equipe Petiko

Para pessoas que amam seu pet. Feito por pessoas que amam os seus.

Comentários

Leave a Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…

0

Comentários

0 comments

Mais artigos como este:

10 lições de vida que aprendi com meu Galgo Italiano

Saiba os sinais de um pet com dor de ouvido ou perda de audição