Entenda o que é a gravidez psicológica em cães

in ,

Você já ouviu falar em gravidez psicológica em cães? Saiba tudo sobre o assunto, no conteúdo a seguir!

A gravidez psicológica, também conhecida como pseudogestação e pseudociese, é uma doença relativamente comum nas fêmeas. Essa condição desencadeia mudanças físicas e psicológicas, semelhantes aos sintomas de uma gravidez real, o que pode ser perigoso às cadelas.

Quais são as causas da gravidez psicológica?

Desde já, você precisa saber que ela ocorre com quase metade das fêmeas que não são castradas, em decorrência das alterações hormonais que acontecem durante o cio.

A fêmea ovula espontaneamente, dando início à fase lútea, que é caracterizada pelo aumento da progesterona. Sendo assim, em todo cio ela corre o risco de desenvolver a pseudogestação.

Durante esse período, ocorrem muitos estímulos hormonais e algumas fêmeas mais sensíveis a essas oscilações apresentam sinais clínicos de gestação mesmo sem ter tido contato com um macho.

Sintomas de gravidez psicológica

Esse desequilíbrio hormonal resulta também em oscilações comportamentais bruscas como falta de apetite, possessividade, agitação, lambidas excessivas, agressividade, conduta de nidificação (fazer ninhos) e adoção de brinquedos e outros animais da família como se fossem seus filhotes.

Já os principais sintomas físicos são aumento e dores nas glândulas mamárias e a produção de leite, como se a fêmea realmente estivesse se preparando para receber e amamentar as crias.

A produção de leite e o aumento das mamas gera infecções graves, pois sem a presença de filhotes, o leite empedra ou é absorvido pelo organismo da fêmea.

O sistema reprodutor passa por alterações que favorecem o surgimento de tumores e infecções, podendo evoluir para doenças mais graves nas mamas e no útero, portanto o tratamento e supervisão são necessários.

Minha cachorra está com gravidez psicológica. E agora?

Entenda o que é a gravidez psicológica em cã
Foto: Canva

Entre os principais tratamentos está o uso de medicamentos para regulação hormonal e redução da produção de leite.

Existem também alguns medicamentos que podem tratar os sintomas de uma gravidez psicológica, mas eles só poderão ser indicados caso um veterinário veja necessidade.

Outra opção para o tratamento e a prevenção da pseudogestação é a castração. O procedimento cirúrgico impede que a fêmea fique prenha e também reduz a produção de hormônios fundamentais para o desencadeamento da gravidez psicológica em cães.

Além disso, os tutores têm papel importante durante esse período. Respeitar o espaço dela, evitar encurralá-la e não desfazer o ninho organizado por ela são fundamentais para tornar a gravidez psicológica menos agressiva. Já carinho, petiscos e muito amor sempre ajudam na recuperação de qualquer doença e não têm contraindicações.

Curiosidade:

Para finalizar, uma curiosidade sobre a pseudogestação e o histórico selvagem dos cães: nas matilhas, todas as fêmeas entravam no cio na mesma época.

As que não gestavam, passavam a adquirir comportamentos de gravidez psicológica para que pudessem ajudar as companheiras a cuidar das crias, tanto no instinto protetor, como na amamentação.

Leia também:

Piero Giuntoli

Escrito por Piero Giuntoli

Apaixonado por cães desde pequeno, o adestrador e especialista em comportamento canino Piero Giuntoli é formado em Publicidade e trabalhou durante sete anos no setor de entretenimento e produção audiovisual.

Em 2014, após decidir mudar de área e se especializar em psicologia canina, criou a FitDog Adestramento & Consultoria Comportamental com o objetivo de melhorar a convivência entre famílias e cães, com qualidade de vida e reduzindo assim a possibilidade de rejeição e de abandono.

Site: fitdog.com.br

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…

0

Comentários

0 comments

Mais artigos como este:

Por que os cachorros comem grama?

Por que os cachorros comem grama?

5 dicas para ajudar seu gato a se refrescar no verão

5 dicas para ajudar seu gato a se refrescar no verão