Você sabe quando seu pet está triste ou feliz? Essa é uma questão que deve ser muito levada muito a sério, afinal, os pais devem conhecer muito bem os filhos, sejam humanos ou pets, não é mesmo?
Para quem não sabe, os cães “conversam” com a gente por meio de sinais comportamentais ou usando uma linguagem corporal. Por isso, é importante que nós, pais de pet, se atentem a essas amostras, para entender o que eles estão querendo dizer.
Por incrível que pareça, o estresse é um dos problemas mais comuns em cães e, ao mesmo tempo, difícil de ser diagnosticado pelos humanos, principalmente por não entenderem sobre os “códigos” caninos.
Índice
1 – Procurando atenção
Seu filho de quatro patas as vezes fica ‘’carente’’? Esse é um dos principais sinais de estresse. Diferentemente dos humanos, que costumam se isolar, alguns cães, quando estão estressados ou ansiosos, desejam ter um pouco mais de atenção dos pais para se libertar do sentimento.
2 – Hiperatividade
Aquele agito fora do comum nos cãezinhos também pode ser um sinal de estresse. Alguns cachorros são bastante turbulentos e enérgicos por natureza, mas uma inquietação extrema deve ser investigada.
3 – Nervosismo
Esse é um sintoma comum tanto em humanos quanto em pets. O nervosismo está presente na maioria dos casos de estresse.
Se o cachorro não está muito para conversas ou avançou em alguém do lar é preciso analisar o comportamento, pois ele pode estar estressado.
4 – Suando pela ponta das patas
Caso esteja desconfiando que o seu pet não esteja contente com algo, observe as patinhas dele e veja se ele está suando em excesso no local.
5 – Coceira
Aquela coceira sem fim que até mesmo chega a parecer que o peludo está com pulgas ou alguma irritação na pele, mas nada de anormal é encontrado, fique atento (a) que pode ser um estresse que seu filhote está passando.
6 – Comportamento destrutivo
Caso seu cão não esteja entediado e tenha uma boa rotina de exercícios, esse comportamento pode estar ligado diretamente ao estresse.
7 – Latidos excessivos
Todos nós sabemos que algumas raças são propensas a latir em excesso. Entretanto, cães estressados podem emitir latidos bastante agudos incansavelmente por nenhum motivo.
8 – Desânimo
Esse é um comportamento que pode ser percebido facilmente pelos pais de pet de plantão, principalmente se o cachorro for bastante enérgico e brincalhão.
Cães estressados podem perder o ânimo até mesmo para realizar as atividades que mais gosta, como os passeios diários.
9 – Falta de apetite
Outro sinal de estresse que cães e humanos compartilham é a falta de apetite. Pets abalados podem não comer por longos períodos, o que pode causar outros tipos de complicações além do psicológico.
Além desses, muitos cachorros demonstram o estresse com:
- Pupilas dilatadas;
- Salivação em excesso;
- Achatando as orelhas contra a cabeça;
- Lambendo partes do corpo;
- Ofegação;
- Alongamentos desnecessários;
- Inclinando-se para subir nas pessoas;
- Vocalizando;
- Olhando rapidamente ou intensamente.
Acho que o meu filhote está estressado, o que eu faço?
Quando uma pessoa está estressada, seja por situações do dia a dia ou por algo específico, o recomendado é que ela busque algum tipo de atividade que ela goste de praticar. Com os pets também pode ser dessa forma. Leve-o para passear, brinque com ele algumas vezes ao dia, compre o petisco que ele gosta.
Portanto, faça de tudo para levantar o astral do seu filho de quatro patas.
Lembre-se: caso note algo diferente em seu pet, leve-o para uma consulta com um médico veterinário de confiança.
Leia também:
Lambe Lambe: conheça este comedouro interativo
Por que os cachorros comem grama?
Cachorro cavando o chão: entenda por que isso acontece
Depressão canina: como identificar e tratar