Depressão canina: como identificar e tratar

in , ,

Assim como os humanos, os cães podem desenvolver problemas psicológicos e nós, tutores, precisamos estar atentos aos sinais.

Nossos filhos de quatro patas também são sencientes ‘’possuem sentimentos’’, ou seja, tem emoções e também podem desenvolver problemas psicológicos e depressão. E isso pode ser desenvolvido por gatilhos, como o estresse, mudanças na rotina que envolvem o pet, além de algumas doenças.

Por isso que, ao notar alguma diferença no comportamento do seu animalzinho, é importante tentar identificar o que pode ter causado a depressão e saber quais medidas tomar para tratar o transtorno.

O que pode causar?

É comum que, após uma atividade física mais intensa, como corrida ou brincadeiras, seu pet não queria mais brincar e nem comer. Mas é preciso ficar atento e normalmente, esse comportamento é temporário, esse “cansaço” dura apenas algumas horinhas, ou se já se tornou algo permanente. Se for o segundo caso, é preciso ter mais atenção e consultar um o veterinário. 

Depressão canina: como identificar e tratar
Foto: Canva

Assim como ocorre com os humanos, a depressão nos cães é uma doença silenciosa e dá indícios sutis de sua presença. Nos pets, ela pode ser causada pelos seguintes elementos:

Morte de uma pessoa ou animal: a morte de alguém muito próximo ou de algum pet amiguinho de seu cachorro pode desencadear a depressão. As perdas afetivas, de acordo com especialistas da Universidade de Bristol, são causas de 70% dos casos de depressão canina.

Inclusão de um novo membro na família: mudanças na rotina do cachorro, como a chegada de um novo pet ou uma nova pessoa na família, seja criança ou adulto, também podem ser uma causa da depressão,  devido ao estresse gerado pela nova convivência. 

Privação de espaço: quando o pet não tem um espaço razoável para se movimentar e brincar, ou se ficar privado de passeios e caminhadas, ele pode ficar estressado pela falta de atividades físicas, acarretando em um quadro depressivo.

Eventos traumáticos: uma cirurgia, um acidente ou maus tratos também podem gerar alteração no comportamento do pet, como a apatia. Sabe aquele cachorrinho que fica nervoso, latindo e agressivo quando vê uma pessoa desconhecida, ou, então, com medo de interagir com ela? Ele pode ter passado por algum trauma e, essa atitude pode ser um sinal de depressão.

Sentimento de abandono: essa é uma das principais causas da depressão canina. A rotina agitada de seus donos, que passam muito tempo trabalhando ou fora de casa, acaba impedindo que os pets recebam a atenção necessária. Isso faz com que eles passem muito tempo sozinhos e se sintam abandonados, deixando-os depressivos.  

Como saber se meu pet está depressivo?

Identificar os sinais e os comportamentos atípicos do cão é essencial para o tratamento. Os cachorros que sofrem de depressão podem apresentar, na maioria das vezes, os seguintes sintomas:

  • Falta de envolvimento em atividades rotineiras;
  • Automutilação;
  • Intolerância ao toque;
  • Perda de apetite;
  • Sonolência.

Como prevenir?

Depressão canina: como identificar e tratar
Foto: Canva

Algumas medidas são necessárias para evitar que o seu pet desenvolva um quadro depressivo, como:

  • Estabelecer uma rotina de passeios e brincadeiras para o seu filhote;
  • Proporcionar um ambiente amplo, limpo e arejado para que ele tenha condições de se movimentar e se proteger do sol e da chuva;
  • Se ele passa muito tempo sozinho, deve-se enriquecer o ambiente com brinquedos atrativos que façam com que ele libere a tensão;
  • Dar bastante carinho e demonstrar o quanto ele é importante para você; 
  • Evitar mudanças bruscas. Caso seja necessário incluir um novo pet ou um novo membro humano na família, faça isso aos poucos para que o cão se acostume com o novo integrante; 
  • Proporcionar uma alimentação rica em nutrientes e mantenha a água do pet sempre limpa e fresca;
  • Manter o calendário de vacinas, vermifugação e antiparasitas sempre em dia. 

Lembre-se que nunca deve medicar seu filho de quatro patas sem orientação veterinária.

Leia também:
Seu cachorro pode ajudar na saúde mental
Cachorro cavando o chão: entenda por que isso acontece
Curiosidades sobre o corpo dos cães
Comedouro lento: conheça 3 benefícios para os pets

Camilla Dias do snowdoguinhoo

Escrito por Camilla Dias do snowdoguinhoo

Engenheira Sanitarista e Ambiental, tenho um filho de 4 patas, o @snowdoguinhoo, um Akita Inu muito fofo, carinhoso e adora uma bagunça, Snow foi quem que me ajudou a enxergar o mundo e os animais de outra maneira, hoje sou vegetariana, amante e defensora dos animais.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…

0

Comentários

0 comments

Mais artigos como este:

Fonofobia: seu cachorro tem medo de barulho?

Fonofobia: seu cachorro tem medo de barulho?

Outubro Rosa: como prevenir o câncer de mama nos pets

Outubro Rosa: como prevenir o câncer de mama nos pets