Seu cachorro pode ajudar na saúde mental

in

Você já parou para pensar no quanto seu cachorro te faz feliz? Isso significa que ele ajuda, e muito, na sua saúde mental! Entenda no conteúdo a seguir.

Sabemos que os animais trazem felicidades a todos né, e além deles serem muito queridos e amados por todos, eles trazem diversos benefícios, tanto de curto, quanto de médio e longo prazo.

E sim, os cães ajudam na saúde mental de uma pessoa. E ainda que a sua companhia é capaz de diminuir sintomas e crises de ansiedade, estresse e até mesmo servir de suporte para o tratamento da depressão.

Melhora sua saúde

Os filhos de quatro patas, incluindo os gatinhos, são capazes de fazer muito bem para crianças, jovens, adultos e idosos. Ou seja, não tem idade para usufruir de todos esses benefícios.

A presença de um filho de quatro patas é capaz de proporcionar as sensações de conforto, bem-estar, proteção, prazer, entre outros. Sendo assim, uma alternativa muito interessante para desacelerar o dia a dia corrido e tornar a vida mais leve e feliz, fazendo bem a nossa saúde mental.

Nada melhor que chegar em casa e ver aquela bolinha de pelos abanando o rabo e super feliz porque você chegou né?

Cães terapêuticos

Você sabia que os cães são utilizados em hospitais a partir de terapia com animais? Com isso, acolhem jovens, crianças e adultos, que estão enfrentando situações difíceis de saúde. E assim, levam consigo um pouco de esperança, amor, tranquilidade e sensações boas.

Cachorro pode ajudar na saúde mental
Imagem: Patas Terapeutas

Os cães terapêuticos são utilizados como suporte na chamada ‘’Terapia Assistida por Animais’’. Trata-se de uma metodologia terapêutica que visa estabelecer uma conexão entre o paciente e o cão que possa estar enquadrado em diversos casos clínicos distintos.

Assim, é capaz de servir de suporte para tratamentos de doenças físicas e mentais, sejam elas graves ou moderadas.

Diminui sintomas de depressão

A interação com o cão pode ser vista como um momento de descontração. É nesta troca de carinho e afeto que o paciente passa, mesmo que por apenas alguns instantes, a ter outros pensamentos em mente. Assim, diminui os sintomas depressivos gradativamente, por ocupar-se de uma atividade que lhe desperte prazer e bem-estar.

Cachorro ajuda a cuidar da saúde mental
Imagem: UPF (Universidade de Passo Fundo)
  • Os pets são responsáveis por liberar a sensação de prazer, especialmente quando o acariciamos. Afinal, quem é que não sente uma sensação gostosa quando acaricia os pêlos de um pet, não é mesmo?!

  • No caso de crianças internadas, o medo pode estar presente na vida cotidiana. Entretanto, a companhia de um cão é capaz de transparecer sensação de proteção, o que diminui o humor deprimido e dá margem para a alegria fazer parte da vida dos pequenos.

  • Ter um cachorro em casa é motivo de responsabilidade. Com isso, estamos nos ocupando com atividades de banho, tosa, veterinária, alimentação, além dos passeios e das brincadeiras. Contudo, todas estas atividades preenchem os nossos dias de tarefas interessantes, e torna tudo mais prazeroso e divertido, mandando para longe os primeiros sentimentos depressivos.

    Texto adaptado por @portaldodog


Leia também:
Gato se Recusa a Sair do Lado de Vovô Doente
Síndrome de Ansiedade de Separação: como resolver?
Pet idoso: dicas rápidas para cuidar do seu velhinho
Família multiespécie: você sabe o que é?

Camilla Dias do snowdoguinhoo

Escrito por Camilla Dias do snowdoguinhoo

Engenheira Sanitarista e Ambiental, tenho um filho de 4 patas, o @snowdoguinhoo, um Akita Inu muito fofo, carinhoso e adora uma bagunça, Snow foi quem que me ajudou a enxergar o mundo e os animais de outra maneira, hoje sou vegetariana, amante e defensora dos animais.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…

0

Comentários

0 comments

Mais artigos como este:

Cachorro usando Limpa Patinhas Petiko

Novidade: Limpa Patinhas da Petiko

Descubra se existe relação entre castração e obesidade

Há relação entre a castração e a obesidade?