Gato se Recusa a Sair do Lado de Vovô Doente

in , ,

Estudos apontam que a convivência com pets promove benefícios à saúde física e psicológica de seus tutores. E isso aconteceu com o senhor Nugent, ao começar a viver ao lado de um gato muito amoroso.

Além de nos trazerem felicidade e amor, os pets contribuem com a nossa saúde física e mental.

Segundo a professora da Escola de Psicologia da Imed, Camila Rosa de Oliveira, a companhia de um pet auxilia no processo de cura e recuperação de pessoas que tenham sido acometidas por alguma patologia.

Há evidências do benefício no uso de atividades assistidas por animais (AAA) e terapias assistidas por animais (TAA) em quadros de ansiedade decorrentes de tratamentos oncológicos, estimulação de interações sociais em autistas, e também como ferramenta de estimulação de habilidades cognitivas, como memória e atenção, em idosos com Doença de Alzheimer, por exemplo”, comenta a psicóloga.

Essa companhia pode ser através de uma Terapia Assistida por Animais (TAA), também conhecida como Pet Terapia, que funciona como tratamento auxiliar para diversos tipos de doenças. Essa forma de terapia proporciona bem-estar, saúde emocional, física, social e cognitiva em pacientes psiquiátricos, hospitalizados e idosos moradores de instituições. 

Mas, e quando o pet faz parte da família, como animal de estimação? A resposta é simples: esses benefícios são ainda mais presentes!

A história de um gato e um vovô que conquistou a internet

gatinho coloca pato rosto idoso enquanto lê jornal
Foto: Kelly Nugent

Uma das provas de que o amor é transformador está nos Estados Unidos.  Recentemente, Kelly Nugent se mudou para Nova York com o objetivo de cuidar de seu pai durante um tratamento de câncer de medula óssea.

Mas ela não foi sozinha! Seu gato, chamado Sweet Potato, se mudou junto com ela.
E, logo no primeiro dia, Sweet Potato e o pai de Kelly se tornaram melhores amigos!

É a coisa mais doce que você pode ver, porque eu sei que ele pode sentir que algo não está bem com o vovô e que ele é necessário”, diz Kelly.

Essa bela história de companheirismo aqueceu o coração dos internautas quando Kelly começou a postar vídeos de Sweet Potato e seu pai no TikTok. “Quando li para meu pai todos os comentários, ele ficou muito feliz em saber que pessoas desconhecidas estavam torcendo por ele”, comenta Kelly.

Apesar de não ser um gato de terapia, Sweet Potato não mede esforços para provar que o amor cura. Ele tem a sensibilidade de acompanhar o vovô onde ele estiver, lhe fazendo companhia e o divertindo.

Meu pai tem uma poltrona reclinável. Ele senta nela e coloca o braço no encosto, e todas as vezes, sem falhar, Sweet Potato pula e senta em seu braço e se aninha com ele“, conta Kelly. “Ele sempre pula no teclado do computador do meu pai. Quando meu pai está organizando alguns papéis, ele vai lá e senta na papelada. Está em cima do meu pai o tempo todo.”

Gatoterapia pode ser transformadora

vovô faz carinho em barriga de gato
Foto: kelly Nugent

Para nossa felicidade, a saúde do senhor Nugent melhorou muito com a chegada do gatinho Sweet Potato. E Kelly, sua filha, acredita que o amor e apoio emocional do bichano tem grande influência nessa melhora.

Com certeza a companhia felina fez toda a diferença nesta história tão linda e cheia de amor!


Fonte: Razões para Acreditar, com The Dodo

Você acredita que os pets têm o poder de transformar as nossas vidas?
Deixe seu comentário!

Leia também:
Cão Terapia: conheça os cães terapeutas de idosos!
7 cuidados essenciais com gatos idosos
Histórias de adoção pet!
Raças ideias para cães de apoio emocional

Equipe Petiko

Escrito por Equipe Petiko

Para pessoas que amam seu pet. Feito por pessoas que amam os seus.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…

0

Comentários

0 comments

Mais artigos como este:

Cachorros se divertindo com brinquedo de corda de Enriquecimento Ambiental

Enriquecimento Ambiental: Desafios Físicos e Mentais para seu Cão

Santuário de Animais ou Parque com Fins Lucrativos: Como Diferenciar?