Família multiespécie: você sabe o que é?

in

Os pets já fazem parte das famílias. Mas, será que você realmente sabe o que é uma “família multiespécie”? Entenda no conteúdo a seguir!

Você já ouviu falar em família multiespécie? É uma configuração familiar que vem ganhando cada vez mais espaço atualmente.

É uma família formada por humanos e seus pets, mas não é toda família que tem um pet que é chamada assim… Família multiespécie é quando o pet realmente é considerado e tratado como parte da família e participa ativamente da rotina e da vida familiar.

Como já vimos em outro artigo, atualmente os animais são reconhecidos como sujeitos de direito e não mais como objetos, além de também serem seres sencientes, “passíveis de sofrimento”, capazes de sentir emoções e de reagir a um estímulo de forma consciente. A família multiespécie se baseia nesse entendimento.

O aumento da presença dos pets

Atualmente no Brasil, há mais de 139 milhões de pets – sendo 54 milhões de cães (de acordo com o Censo Pet de 2020 realizado pelo IBGE em conjunto com o realizado pelo Instituto Pet Brasil) ao mesmo tempo em que há cerca de 44 milhões de crianças.

A princípio, isso mostra que muitas famílias preferem ter pets a ter filhos humanos e mostra também como a convivência com nossos pets mudou ao longo dos anos. Se antes os cães ficavam apenas no quintal, hoje eles vivem cada vez mais perto de nós.

Família multiespécie: entenda o que é
Reprodução: @joy.2theworld

A noção de família multiespécie muda muitas coisas na prática: o reconhecimento no âmbito jurídico de direitos e proteção, o crescimento de locais pet friendly, o acesso ao transporte público (Lei n° 6.353) e em viagens aéreas, etc.

Portanto, tratar seu pet como filho não é humanização, desde que você o respeite pelo que ele é: um cão, gato, pássaro… E supra suas necessidades básicas da espécie. Você pode aprender mais sobre isso clicando aqui e aqui.

Leia também:
Dicas para lidar com mordidas de filhotes
Cães idosos: 5 cuidados na hora do banho
Adoção: como apresentar um gato a outro
Picada de aranha e abelha em pet: saiba o que fazer

Maíra

Escrito por Maíra

Sou formada em Letras pelas FAAT - Faculdades Atibaia e "quase" adestradora. Mamily da Joy e da Pepper que me deram coragem de buscar fazer o que realmente gosto: trabalhar com animais e ajudar as pessoas a melhorarem seu relacionamento com seus pets através da educação canina.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…

0

Comentários

0 comments

Mais artigos como este:

Scottish Fold: conheça essa raça de gato

Scottish Fold: saiba tudo sobre essa raça de gato

Como cuidar de um pet idoso

Pet idoso: dicas rápidas para cuidar do seu velhinho