Picada de aranha e abelha em pet: saiba o que fazer

in , ,

Picadas de aranha e abelha são mais comuns do que imaginamos, afinal, os pets podem ser bastante curiosos! Neste conteúdo, você vai descobrir como cuidar dessas picadas a fim de garantir o bem-estar do seu peludo!

Tanto cães quanto gatos são naturalmente curiosos. Quando estão ao ar livre, é comum que queiram cheirar o ambiente à sua volta – isso faz parte do instinto deles e, por isso, devemos deixá-los à vontade!

Mas essa curiosidade, muitas vezes, pode colocar os pets em apuros. É comum que essa diversão resulte em picadas de abelhas e aranhas, que precisam ser cuidadas com atenção.

Para garantir a saúde e o bem-estar do seu pet, confira a seguir como cuidar de uma picada de aranha ou abelha!

Sintomas de picadas de abelha

Alguns sintomas podem ser percebidos no local da picada, mas também devemos nos atentar a outros sinais que mostram a necessidade de procurar um Médico Veterinário. Confira a seguir:

  • Inchaço no local da picada;
  • Vômito;
  • Diarreia;
  • Febre;
  • Extremidades frias;
  • Tremores;
  • Dificuldade para respirar;
  • Apatia;
  • Convulsão.

É importante lembrar que o pet pode não apresentar todos esses sintomas de uma vez. Esses sinais podem variar de acordo com o número de picadas e com a sensibilidade do cão ou gato.

O que fazer quando o pet é picado por abelha?

Cachorro sendo cuidado por Médico Veterinário
Foto: Canva

Primeiro, você deve saber que a picada de abelha pode ser muito perigosa para os pets – tudo depende de como o organismo reage ao ter contato com a substância liberada pela abelha no momento da picada.Então, se o seu pet foi picado por uma abelha, é importante que você não retire o ferrão, pois existe o risco de removê-lo da maneira errada, resultando em uma lesão ainda maior e mais dolorosa, além de espalhar a toxina.

Enfim, o correto é levar seu pet o mais rápido possível à um Médico Veterinário, para que o local da picada seja examinado, o ferrão retirado da maneira correta e a medicação ideal seja aplicada – o tratamento pode ser desde a aplicação de antialérgico até o uso de remédios próprios para picadas de abelhas.

Mas, e quando há suspeitas de que o pet foi picado por uma aranha? O que fazer?
Continue a leitura que vamos te ajudar a cuidar do seu peludo.

Sintomas de picadas de aranha

A maior parte das aranhas presentes em nosso dia a dia não são perigosas para os humanos ou para os pets. Entretanto, ainda há riscos envolvendo picadas de aranhas venenosas – principalmente quando estamos ao ar livre.

Confira a seguir alguns dos principais sintomas que os pets apresentam ao serem picados por aranhas:

  • Inchaço e vermelhidão no local da picada (em alguns casos, surgem algumas bolhas na região);
  • Vômito;
  • Diarreia;
  • Febre;
  • Tremores;
  • Dificuldade para respirar;
  • Dentre outros sintomas.

Assim como acontece com as picadas de abelhas, os pets podem não apresentar todos os sintomas citados acima. Por isso, é preciso se atentar aos sinais!

O que fazer quando o pet é picado por aranha?

Gato sendo cuidado por Médico Veterinário
Foto: Canva

As picadas de aranha podem acontecer tanto dentro quanto fora de casa, por isso, é importante manter o ambiente sempre limpo e organizado, sem entulhos que possam servir de abrigos para os aracnídeos.

Afinal, diferente do Homem-Aranha, seu pet não ganhará superpoderes ao ser picado. Muito pelo contrário, ele precisará de uma visita urgente ao Médico Veterinário!

Então, assim que notar a picada em seu pet, aplique rapidamente uma compressa fria no local e o leve o quanto antes para que um Médico Veterinário examine a situação e prossiga com o tratamento adequado – muitas vezes, a utilização profilática de fluidoterapia e diuréticos é bem-vinda para preservar a saúde renal do pet.

Se atentar às mudanças de comportamento do seu pet é o primeiro passo para saber quando algo está errado – afinal, não estamos ao lado dos peludos o tempo todo e eles não conseguem nos falar quando estão sentindo dor ou incômodo.

Por isso, o indicado é criar uma rotina de “inspeção” no corpo do seu pet para checar se está tudo certo, e também, prestar atenção nas atitudes dele.

Um pet com dor, normalmente, fica apático e muda seu comportamento em relação à rotina que tinha antes. Portanto, notar esses sinais é fundamental para garantir a saúde, bem-estar e qualidade de vida dele!


Leia também:
Coleira: saiba como escolher a melhor para seu pet
Cachorro cavando o chão: entenda por que isso acontece
Como saber se meu cachorro está sentindo dor?
3 motivos que fazem os gatos “enterrarem” a comida

Equipe Petiko

Escrito por Equipe Petiko

Para pessoas que amam seu pet. Feito por pessoas que amam os seus.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…

0

Comentários

0 comments

Mais artigos como este:

Cachorro deitado em cima da cama

Como saber se meu cachorro está sentindo dor?

Quokkas, os animais mais simpáticos do mundo

Quokka: conheça o animal mais simpático do mundo