Como saber se meu cachorro está sentindo dor?

in , ,

Com essas dicas, ficará muito mais fácil garantir a saúde e o bem-estar do seu cãozinho. Confira!

Seria ótimo se os cães pudessem conversar com os tutores e contar se algo estiver os incomodando, mas eles não possuem essa habilidade. Portanto, é preciso se atentar ao comportamento do pet, visto que essa é a única forma dele se comunicar com humanos. 

Embora sejam bastante resistentes a dor, os animais entregam o desconforto com uma série de comportamentos suspeitos, e são eles:

Apatia e inapetência

Se o seu pet é bem ativo, gosta de praticar exercícios e recentemente ele demonstra estar indisposto, sem apetite e procrastinado, é sinal de que algo está errado. O isolamento e apatia são comportamentos diretamente relacionados ao desconforto animal. 

Não deixa encostar em determinada parte do corpo

Quando sentem dor, os animais buscam proteger a região. Portanto, se ao acarinhar o seu cachorro você notar que ele apresenta uma reação agressiva, é sinal de que algo naquele local está incomodando-o.

Claudicar

O ato de mancar, principalmente em animais de idade avançada, rapidamente é associado a algum problema ósseo, como artrite ou artrose. Porém, existem outras várias doenças que podem ocasionar dificuldade na locomoção, como por exemplo: doenças que acometem o sistema nervoso, fraturas, entorses, luxações, neoplasias, dentre outras.

Então, se notar que o seu pet está com dificuldade de andar, não descarte doenças que não estão diretamente ligadas ao osso.

Arranque de pelos

Caso um pet esteja lambendo e arrancando os pelos de alguma parte do corpo, algo está errado. Quando sentem dor, coceira ou desconforto, os animais buscam morder o local, ou o local mais próximo, na tentativa de ‘eliminar’ o que está lhe incomodando, criando lesões na pele e regiões de alopecia (falhas no pelo).

Ok! Notei que meu pet está apresentando um comportamento estranho, o que devo fazer?

Cachorro durante consulta no Médico Veterinário
Foto: Canva

A primeira coisa a se fazer é entrar em contato com o (a) veterinário (a) para que o pet seja avaliado e, caso necessário, realizar exames, onde será confirmado (ou não) se há algo de errado. 

Identificar o problema o quanto antes faz com que o seu pet se recupere mais rápido, visto que o tratamento, quando realizado no início, é bem mais eficaz! 

Portanto, não deixe de chamar um veterinário ao notar o primeiro sinal de desconforto no animal.


Leia também:
Cuidados no inverno: conheça as doenças de pele em cães
Obesidade x saúde do seu pet: entenda sobre o assunto
Comedouro lento: conheça 3 benefícios para os pets
Lambedura das patas: descubra como resolver

Marina Pais

Escrito por Marina Pais

Médica veterinária formada pela FESO, CRMV RJ 15058, é co-founder da buddy.vet, uma plataforma de serviços de saúde pet em domicílio no Rio de Janeiro.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…

0

Comentários

0 comments

Mais artigos como este:

Cachorro cavando buraco no jardim ou quintal

7 cachorros que fizeram uma bagunça no jardim

Cachorro observando abelha

Picada de aranha e abelha em pet: saiba o que fazer