Lambedura das patas: descubra como resolver

in , , ,

Seu cachorro lambe as patas em excesso? Descubra, no conteúdo a seguir, o que pode causar esse comportamento e como resolver.

Uma das queixas comuns feita pelo tutor, na nossa rotina clínica é: “Dra, meu cão lambe muuuiito as patas, algumas vezes até causando lesões ou deixando a pelagem amarelada. O que faço?” 😬

Alguns casos podem ser por alterações neurológicas, dermatológicas e, em casos mais esporádicos, ortopédicos. Nesses casos, é preciso procurar o médico veterinário para uma avaliação mais detalhada.

A maioria dos casos que atendemos é comportamental. E o que causa essa alteração de comportamento? 🤔

Os animais sofrem com a rotina sem nenhuma atividade e isso gera um acúmulo de energia, que é convertido em ações que os ajudam a quebrar o tédio, ocasionando o comportamento compulsivo.

Quando isso ocorre, há medidas que podem ser tomadas pelos tutores para que o problema seja resolvido. Separei algumas dicas pra vocês:

📍 Aumente as doses de atividades diárias.

Um cão que não fica no tédio é um cão feliz e para isso vale investir em passeios curtos perto de casa e também em parques, onde ele pode ter contato com outros cães.

📍 Invista em enriquecimento ambiental.

 Brinquedos inteligentes vão  ajudá-lo a ter dias mais movimentados. Alguns estimulam o pet a caçar a própria comida, por exemplo. Também é válido esconder petiscos pela casa antes de sair, para que o cão fique ocupado procurando.

📍 Creche pet:

Nela, seu cão vai se distrair com atividades próprias e com a presença de outros animais, e não vai ligar para a patinha. Você também pode optar por um passeador de cachorro.

📍 Rodízio de brinquedos:

Um dos erros mais comuns é deixar sempre o mesmo brinquedo para o pet ao sair. A novidade sempre é interessante, por isso, faça um rodízio de brinquedos todas as semanas.

📍 Som ambiente:

Ao sair, deixe a televisão ou o som ligado, em um volume não muito alto, para distrair o pet dos barulhos fora de casa.


⚠️Caso essas dicas não sejam suficientes, leve seu pet ao vet! Medicações só podem ser dadas pelo médico, com uma conduta terapêutica adequada para o caso específico. ❤


Leia também:
Bolúcias: Conheça Este Brinquedo Interativo Para Cachorros
Enriquecimento Ambiental: Desafios Físicos e Mentais para seu Cão
Coleira: saiba como escolher a melhor para seu pet
Saiba o Que Fazer Quando Seu Cachorro Engole Algo Que Não Deveria

Bárbara Porciúncula

Escrito por Bárbara Porciúncula

Médica veterinária formada pela ULBRA Canoas-RS. Pós graduanda em geriatria de cães e gatos pela Qualittas. Ênfase em medicina preventiva.
"Ajudo tutores a dar mais qualidade de vida aos seus Pets."

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…

0

Comentários

0 comments

Mais artigos como este:

Cachorro com mania de destruir objetos da casa

Dicas para lidar com destruição de objetos

BOX.Petiko: conheça os sabores e a diversão do tema “Petiko na Fazenda”