Saiba o Que Fazer Quando Seu Cachorro Engole Algo Que Não Deveria

in ,

Os pets, principalmente os cães, são muito propensos a engolirem vários itens da casa. Por causa da curiosidade e da aproximação com os donos, a possibilidade de ingestão de corpos estranhos aumenta ainda mais

Os filhotes, por exemplo, costumam conhecer o mundo usando a boca e por isso a tendência é mastigar, morder e até mesmo engolir certos objetos.

Veja o que fazer nessa situação:

Quando o item é pequeno, passa facilmente pelo aparelho digestivo. O problema está nos objetos grandes ou pontiagudos, pois podem ficar presos dentro do seu pet, causando cortes e perfurações dos órgãos.

Além disso, se o item for tóxico, sofrem também com as consequências de um envenenamento. Dependendo do material ingerido, é possível socorrer o bichinho em casa mesmo, mas tem situações que será preciso levá-lo com urgência ao veterinário. Portanto, saiba o que fazer nessas situações para salvar a vida do seu filho de quatro patas.

Foto: Canva

Como sei que meu pet engoliu algo que não deveria?

Os principais indícios de que seu filho de quatro patas pode ter engolido algo são: apatia, depressão, falta de apetite, vômito, cólicas, ausência de fezes ou fezes com sangue.

Caso o objeto seja tóxico, o animal terá também os sintomas de envenenamento, como vômitos, salivação excessiva e diarreia.

Se você está desconfiado que seu pet engoliu algo, confira sua respiração, ela tem que estar normal, caso não estiver pode ter algum objeto obstruindo a cavidade nasal ou oral. É fundamental prestar atenção na respiração, pois ela indica o nível de gravidade do caso.

Foto: Canva

Porém, como recomendação geral, o melhor é levar seu filho de quatro patas para receber atendimento médico independente do que foi engolido. O profissional irá fazer um acompanhamento do trânsito gastrointestinal com o objeto ingerido para garantir a ausência de maiores perigos

Como evitar que o pet engula corpos estranhos?

Primeiro passo é não deixar objetos impróprios ao alcance do animal. Só ofereça brinquedos desenhados especialmente para o bichinho e que, de preferência, não tenha partes pequenas e soltas.

Se o pet for muito curioso e ter o costume de mexer onde não deve, tente manter esses itens dentro de cômodos fechados. Outra opção é investir em aulas de adestramento. Todas as tentativas são válidas para evitar a ingestão de corpos estranhos.

Dica: melhores brinquedos para seu pet

A Petiko trabalha para criar um brinquedo não só esteticamente bonito, mas que, acima de tudo, seja funcional e contribua para o enriquecimento ambiental do pet.

Tudo é detalhadamente planejado e executado com o intuito de oferecer felicidade para cada pet (cão e gato). O pensamento criativo dos produtos é dedicado para entender qual item vai agregar valor e bem-estar no dia a dia de cada um.

É importante que tanto o cão quanto o gato tenham conforto, bem-estar, saúde, nutrição, diversão e amor atendidos! E, nesse sentido, o BOX.Petiko é um recurso incrível! Saiba mais aqui.

Lembrando que nenhum brinquedo é 100% indestrutível e a brincadeira deve ser monitorada

Leia também: Lab de Inovação: Conheça o Processo Criativo dos Brinquedos para Cachorro

Seu cachorro já comeu algo que não deveria? Conta pra gente!

Camilla Dias do snowdoguinhoo

Escrito por Camilla Dias do snowdoguinhoo

Engenheira Sanitarista e Ambiental, tenho um filho de 4 patas, o @snowdoguinhoo, um Akita Inu muito fofo, carinhoso e adora uma bagunça, Snow foi quem que me ajudou a enxergar o mundo e os animais de outra maneira, hoje sou vegetariana, amante e defensora dos animais.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…

0

Comentários

0 comments

Mais artigos como este:

3 Motivos Para Você Treinar seu Cachorro

Conheça Sobre a Otite em Cães