3 Motivos Para Você Treinar seu Cachorro

in ,

Veja os motivos e benefícios de treinar seu peludo!

Algumas pessoas pensam que adestramento se resume a ensinar truques ao cachorro por ser bonitinho, mas é muito mais do que isso! Adestrar é educar o cão para que ele seja capaz de lidar com o mundo de forma mais tranquila, já que ele vê o mundo de uma forma diferente da nossa.

Os cães aprendem o tempo todo, então podemos também dizer que os treinamos o tempo todo mesmo sem perceber. Eles aprendem por associações, tentativa e erro. Eles não têm a noção de certo e errado que nós temos, eles fazem o que funciona para eles, por exemplo, se o cão percebeu que ao ter um comportamento ele conseguiu o que queria (atenção, por exemplo) mesmo que tenha sido apenas uma vez, ele vai repetir esse comportamento, então devemos estar atentos e recompensar os comportamentos que queremos que nossos cães tenham ao invés de punir quando fizerem o que não queremos.

Conheça os motivos para treinar seu peludo:

Já ouvi um exemplo que muitos professores de cursos de adestramento usam: você usar a punição para ensinar é o mesmo que você entrar em um táxi e ao invés de dizer para onde quer ir, dizer apenas para onde não quer ir! Além de o taxista ficar maluco, vocês não irão a lugar algum! O adestramento com aversivos (broncas, sustos, latinhas de moedas, borrifadores de água, guias curtas e tensionadas ou enforcadores) é exatamente assim. Portanto, toda vez que eu falo de adestramento aqui eu falo do adestramento positivo, com reforço positivo, que não usa nenhum tipo de aversivo e que respeita o bem-estar do cão.

Treinar é importante, pois como falei acima, os cães aprendem o tempo todo, então separar um tempo para treinar ou mesmo recompensar ao longo do dia os comportamentos que queremos que nossos cães tenham é muito bom para começar!

Conversando com a Mirielen Campos (Instagram: @auu_cao), que é adestradora há 4 anos, nós chegamos a algumas razões principais pelas quais o adestramento é tão importante:

1. Uma das principais razões é a que Dawn Sylvia-Stasiewicz diz no livro Ame seu cão (2015, p.4): “o treinamento, especialmente com reforço positivo, é um dos melhores modos de criar vínculos com o cão”. Entender como o seu cão aprende e como ele se comunica através da sua linguagem corporal é essencial para, juntamente com um treino positivo (com recompensas para os comportamentos desejáveis), estreitar vínculos e ter um relacionamento de confiança.

@diariodacapitu

Saiba mais sobre a linguagem corporal dos cães aqui: Você Entende Seu Cachorro?

E lembre-se de que os cães são ótimos em nos ler, eles entendem os nossos sinais e percebem quando estamos frustrados ou nervosos, então se você estiver assim, deixe o treino para mais tarde, pois isso pode também deixar o cão frustrado e desinteressado.

2. Treinar comandos melhora a comunicação entre tutor e cão, pois cada um sabe o que esperar do outro. Os comandos têm um objetivo e inseri-los no dia a dia facilita muito a comunicação, por exemplo: você pode pedir ao cão um “senta” para tudo: ganhar comida, carinho, passeio. Assim ele aprenderá que ao sentar, ganhará alguma coisa boa e comportamentos como pular ou latir ficarão de lado.

@joy.2theworld

Alguns exemplos de comandos e como ensinar:

Senta: você vai segurar um petisco acima do focinho do cachorro e levar a mão para trás, em direção ao bumbum. O Cachorro vai tentar olhar (e pegar) o petisco e vai sentar para ficar em uma posição melhor, ao fazer isso você recompensa (sempre verbalmente com um “muito bem!” e com um petisco!). Depois de repetir algumas vezes, você pode dizer o nome do deu pet e “senta” para que ele associe a palavra ao movimento.

Deita: Sabendo o senta fica bem mais fácil. Você pede o “senta” e depois guia o cachorro com um petisco na mão abaixando esse petisco até o chão com a palma da mão virada para baixo. Ele vai se deitar, acompanhando o petisco, e quando o fizer, você o recompensa. Esse é um bom comando para relaxar e ficar quietinho em locais pet friendly, mas lembre-se de treiná-lo em outros locais também para que seu pet acostume.

@joy.2theworld

Fica: você pede um senta e fica em frente ao seu pet, mostra a palma da mão e diz “fica”, espera alguns minutinhos e se ele não se mover, você recompensa. Aos poucos, aumente o tempo e a distância do fica.

3. É uma forma de enriquecimento ambiental cognitivo e de gastar energia!

Com o treino estimulamos o raciocínio, pois o cão é desafiado constantemente, precisa se concentrar e estimula a cognição. Também é um ótimo exercício físico, pois o cão se movimenta muito!

E o treino se encaixa como um enriquecimento ambiental, pois o cão é desafiado a conseguir o alimento de uma forma complexa: fazer os comandos para ganhar o petisco. É o que já falamos aqui anteriormente, o contrafreeloading, termo criado pelo psicólogo Glen Jensen em 1963, cujo significado é o de que um animal, ao ter a escolha entre um alimento que exige seu esforço para obtê-lo e outro simplesmente fornecido, prefere o alimento que exige esforço.

@joy.2theworld

Nossa visão do mundo é totalmente diferente da visão dos cães e eles não nascem prontos para encarar tantas situações que lhes são impostas diariamente… Cabe a nós ajudá-los a lidar melhor com isso através do treino, que não precisa ser em sessões de mais do que 10 minutos por dia. O treino precisa ser divertido para você e para o seu cão!

STASIEWICZ, Sylvia Dawn. Ame seu cão. Best Seller, 2015.

BOERE, V. Environmental enrichment for neotropical primates in captivity. Ciência Rural, v. 31, n. 3, p. 543-551, 2001a.

DURANTON, C., HOROWITZ, A. Let me sniff! Nosework induces positive judgment bias in pet dogs. Applied Animal Behaviour Science,Volume 211, 2019, Pages 61-66. Disponível em https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0168159118304325 acesso em 11/03/2021 às 10h28.

GORMAN, James. Dogs Can’t Help Falling in Love. Nov. 22, 2019. Disponível em https://www.nytimes.com/2019/11/22/science/dogs-love-evolution.html. Acesso em 11/03/2021 às 11h26.

PIZUTTO, Cristiane. Enriquecimento Ambiental: uma ferramenta essencial de bem-estar animal. Evento Pet Comportamento da Pet South America, 2020.

Leia também: Bem Estar Animal e Sua Importância

E aí? Vai começar a treinar seu peludo? Conta pra gente!

Maíra

Escrito por Maíra

Sou formada em Letras pelas FAAT - Faculdades Atibaia e "quase" adestradora. Mamily da Joy e da Pepper que me deram coragem de buscar fazer o que realmente gosto: trabalhar com animais e ajudar as pessoas a melhorarem seu relacionamento com seus pets através da educação canina.

Comentários

Leave a Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…

0

Comentários

0 comments

Mais artigos como este:

Como a Obesidade Pode Afetar o Comportamento do seu Gatinho

Saiba o Que Fazer Quando Seu Cachorro Engole Algo Que Não Deveria