Como a Obesidade Pode Afetar o Comportamento do seu Gatinho

in ,

Leia como a obesidade afeta seu gatinho e veja algumas dicas sobre o assunto!

Você abre a rede social e aquele gatinho gordinho sempre encanta, não é mesmo? Porém, há um lado nada legal dessa condição que quase ninguém para para pensar: o comportamento do gato!

Já pensou você não conseguir fazer a sua própria assepsia depois que vai ao banheiro?

Pois essa é uma das dificuldades que o gatinho obeso passa. O gato, após usar a caixa sanitária, executa a auto-limpeza, lambendo genitais e entorno. Caso ele não consiga fazê-la, resíduos de fezes e urina se depositam na região causando enorme desconforto e deixando a região sensível, como uma criança com assaduras.

E isso é extremamente desagradável para um gato, animal super limpinho, não é mesmo? Costumo receber dos tutores, queixas a respeito de alteração de comportamento do gato depois de ele ter engordado, principalmente agressividade, irritabilidade, ansiedade e impaciência. E faz todo sentido.

Foto: Canva

Descubra como a obesidade afeta o gatinho:

Você pode me perguntar se ajudar na limpeza do gatinho depois de ele usar a caixa pode minimizar isso.

A resposta é: NÃO!

Não se limpar causa irritabilidade, já que um dos pilares do bem estar felino é o gato poder executar o que faz parte da natureza dele: a auto-limpeza é uma delas.

Nós estaríamos entrando com a limpeza “artificial”, mas para o gatinho, ele está continuando sujo, ou seja, o desconforto continua. E por conta disso, precisamos falar de lenços umedecidos: se você precisa ajudar o gato a se limpar, opte sempre por lenços isentos de perfumes, odores e nunca compre lenços umedecidos para bebês humanos para limpar seu gato. Já existe no mercado pet lenços próprios para gatos.

Importante: caso você precise limpar o gatinho por conta de sujeira grudada no pelo ou mesmo manter a tosa higiênica sempre em dia, vale uma visita ao veterinário, pois o problema não está no excesso de pelos, mas sim na saúde do gato. Fezes pastosas nunca são normais e precisam ser investigadas.

Foto: Canva

Observe que o gato obeso também pode apresentar uma descamação na última porção das costas, laterais, barriguinha, coxas e patas traseiras. Isso se deve à questão de ele não conseguir se lamber por inteiro. Um gato adulto saudável tem como hábito e necessidade lamber quase 90% de seu corpo!

A lambedura ajuda a remover pelos mortos também. Ou seja, a descamação pode não ter fundo somente dermatológico, mas sim, na obesidade. Mais uma vez, vamos precisar visitar o nosso amigo de sempre, o médico veterinário. O comportamento pode se repetir: irritabilidade, agressividade, ansiedade, impaciência…

Aí você me pergunta:

Mas Val, como emagrecer o gato?

Questão delicada e necessária que deve ser respondida apenas pelo médico veterinário. Emagrecer um gato não é só diminuir a comida dele e comprar ração light!!! Seu gato precisa ser acompanhado de perto e com frequência durante todo o processo.

Reflita sobre quantas coisas podem estar neste momento afetando o comportamento e o bem estar do seu gato. Não é só gatificar e verticalizar o ambiente, mas sempre zelar pela sua saúde de todas as formas.

Precisamos prestar atenção: a obesidade limita a mobilidade, as brincadeiras o acesso à gatificação e as interações. Sem falar na saúde das articulações. Logo, na saúde mental do nosso gatinho.

Um beijo e até a próxima dica!

Val.

Leia também: Enriquecimento Ambiental X Gatificação: Aprenda a Fazer o Certo!

Gostou das dicas? Comenta aí!

Valéria

Escrito por Valéria

Oiii! Meu nome é Valéria e trabalho com Comportamento Felino desde 2005. Sou Bióloga, Cat Groomer, Terapeuta Floral e idealizadora da Gatos no Divã. A Gatos no Divã é uma empresa de consultoria comportamental para gatinhos (online e presencial) e também de cursos e palestras (inclusive para quem não é médico veterinário). Meu objetivo é sempre levar informações embasadas e de qualidade sobre comportamento felino para todos os públicos!

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…

0

Comentários

0 comments

Mais artigos como este:

Ovo de Páscoa Para Cachorro (Sem Chocolate de Humanos, hein?)

3 Motivos Para Você Treinar seu Cachorro