Conheça Sobre a Otite em Cães

in

Seu cão começa a balançar a cabeça ou a coçar o ouvido? Leia como proceder!

A otite canina é uma infecção do conduto auditivo (ouvido), podendo ser acometido por diversos fatores, como fungo, bactéria, ácaros, alergias, e tc. Um dos sinais da inflamação é quando os cães começam a coçar o ouvido com muita frequência, podendo machucar e criar feridas. Outro sintoma muito comum, é quando os cães balançam muito a cabeça, sentindo dor na região da orelha, com secreção e um odor forte.

Leia mais sobre a otite

Raças acometidas

Qualquer cachorro pode ter otite, mas existem raças que são mais predispostas a esta doença, como os cães de orelhas baixas, sendo eles: Cocker Spaniel e Beagles. Apresentam mais chances de desenvolver otite por ter menos circulação de ar nas orelhas, as mesmas têm muito contato com o chão, assim sendo contaminados.

Foto: Canva

Como saber se o cão tem otite?

Os tutores devem sempre ficar atentos aos sintomas citados acima, sendo elas a coceira, balançar as orelhas e também o odor desagradável com secreção dos ouvidos. A coceira na orelha dos cães, é feita de maneira excessiva com as patas, também podendo ser esfregadas no chão e na parede, o odor forte pode ser sentido facilmente vindo das orelhas, e contém bastante secreção.

Um dos possíveis sinais também pode ser ficar com a cabeça inclinada para o lado, além de balançar elas com frequência.

O que causa a otite?

A otite tem diversas causas diferentes, geralmente a mais comum é pela proliferação de fungos no pavilhão auditivo do cão, bactérias ou até mesmo parasitas, que causam essa inflamação. A principal bactéria que causa a otite é o Staphylococcus sp. E o principal fungo causador é a Malassezia sp.

Foto: Canva

Como proceder?

Caso note esses sintomas no seu pet, você deverá levá-lo ao veterinário, para que façam exames de forma correta. Os exames ajudam a identificar o tipo de fungo, bactéria ou ácaro presente no ouvido do animal, para que tenham um tratamento eficiente e que corrijam rapidamente. Nunca utilize remédios sem prescrição médica ou caseiros, pois pode agravar a situação da otite no cãozinho e demorar mais tempo para poder ser tratada 100%.

O cão com a cabeça inclinada já indica dor no ouvido, devido a inflamação.

Leia mais: 7 Alimentos Proibidos Para os Pets

Você já levou seu pet ao veterinário? Conta pra gente!

Maria Clara

Escrito por Maria Clara

Meu nome é Maria Clara, tenho 20 anos e sou de São Paulo. Estou cursando medicina veterinária há 4 anos, decidi mudar para Jaguariúna e estudar no interior para ter mais contato com animais de grande porte na UniFaj. Fiz o Instagram no intuito de ajudar os estudantes e também os amantes de animais em relação a algumas dúvidas.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…

0

Comentários

0 comments

Mais artigos como este:

Saiba o Que Fazer Quando Seu Cachorro Engole Algo Que Não Deveria

Principais Problemas Comportamentais em Filhotes