Cuidados no inverno: conheça as doenças de pele em cães

in ,

Quando a estação mais fria e seca chega, é preciso redobrar os cuidados com o bem-estar do seu pet. Confira a seguir!

Baixas temperaturas e clima seco não prejudicam apenas a saúde dos humanos, mas também dos pets. Com a chegada do inverno, é comum que algumas doenças dermatológicas apareçam e, por isso, é preciso redobrar a atenção em relação aos sintomas.

A seguir, você vai conhecer as principais doenças de pele que acometem os cães, seus respectivos sintomas e o que fazer para evitá-las. Confira!

Doenças de pele em cães: se atente aos sinais

Cachorro no inverno, se esquentando debaixo das cobertas
Foto: Canva

Segundo o Médico Veterinário Dr. Orlando Cândido de Lara Neto (@orlando.neto.92), o ar seco que acompanha a chegada do inverno aumenta as chances de problemas de peles em cães.

“No inverno, a umidade do ar cai, e é comum que a pele do animal fique mais ressecada. Dependendo da intensidade desse ressecamento, o cão poderá começar a se coçar em excesso, provocando outros problemas.”, afirma Orlando.

Essa coceira constante pode provocar feridas que causam dor e incômodo, causando sofrimento ao pet.

Outro problema dermatológico que pode ocorrer no inverno é a perda de pelo, afinal, a pelagem é extremamente importante para os pets nos dias frios, pois serve como um isolante térmico natural.

A perda de pelo pode acontecer devido a coceira recorrente e os ferimentos. E, com a pele machucada e desprotegida, o cachorro pode contrair fungos e bactérias que desenvolvem outras doenças.

Portanto, ao perceber qualquer um desses sinais durante o inverno, a melhor opção é visitar um Médico Veterinário para que ele indique o tratamento ideal.

A seguir, você vai conferir alguns dos principais cuidados que ajudam a evitar os problemas dermatológico acima, para garantir o conforto e o bem-estar do seu pet.

Cuidados com os pets durante o inverno

Cachorro com frio, só com o focinho de fora, se esquentando embaixo das cobertas.
Foto: Freepik

Para cuidar do seu pet nos dias mais frios, existe uma série de cuidados que ajuda a garantir a saúde e o bem-estar dele:

  • Reduza a quantidade de banhos: a água retira a oleosidade natural da pele, aumentando o ressecamento. Por isso, investir em produtos de banho a seco pode ser uma excelente alternativa para manter o pet limpinho e cheiroso;

  • Evite água muito quente: quando o banho for necessário, opte pela água morna, pois a água muito quente contribui com a eliminação da gordura natural da pele, causando ressecamento;

  • Capriche na secagem após o banho: deixar os pelos úmidos pode ser perigoso em qualquer época do ano por facilitar a proliferação de microorganismos e desenvolvimento de problemas de pele. No inverno, esse perigo se intensifica junto ao desconforto que os pelos úmidos causam durante o frio;

  • Diminua a frequência das tosas: a pelagem funciona como uma barreira natural contra o frio. Por isso, é interessante aumentar os intervalos entre as tosas, dando preferência apenas para as tosas higiênicas;
  • Roupinhas são bem-vindas: elas não servem apenas para deixar o pet mais fofo, e sim, para mantê-lo quentinho durante o frio. A recomendação é escolher roupas quentes e confortáveis, que não limitem a movimentação do pet;

  • Garanta uma cama quentinha: além das roupinhas, é recomendado oferecer uma cama quente e confortável para que os pets possam descansar sem se preocupar com o frio. É interessante reforçar as camas com cobertores para garantir que seu pet se mantenha aquecido, até mesmo nos dias mais frios.


Pensando em contribuir com os cuidados durante o frio, a Petiko lançou a segunda edição do Solidariedade que Aquece, uma ação que tem a missão de aquecer pets de projetos e instituições que contam com a ajuda do público.

Ação Petiko: Solidariedade que Aquece

Manta Fleece Petiko – Ação Solidariedade que Aquece

Na ação Solidariedade que Aquece de 2021, 100% do valor das vendas da Manta Fleece da Petiko, foi doado para os projetos Moradores de Rua e Seus Cães e ProAnimal São Carlos.

Enquanto os tutores presenteavam seus pets com uma manta quentinha e confortável para os dias frios, sua solidariedade ajudava projetos que contam com a ajuda de pessoas cheias de amor.

Conheça os projetos:

Moradores de Rua e Seus Cães (MRSC) – Rio: o projeto ajuda moradores de ruas e seus cachorros, levando amor, dignidade e alegria (confira no Instagram: @mrscrio).

ProAnimal São Carlos – SP: o projeto tem a missão de salvar vidas de animais que foram vítimas de abandono e/ou maus tratos (confira no Instagram: @proanimalsaocarlos).


Resultados da ação:

Devido a solidariedade de cada pessoa que colaborou com a ação Solidariedade que Aquece, comprando a Manta Fleece da Petiko, foi possível contribuir com os projetos acima para que eles ofereçam ainda mais cuidado e amor para os cãezinhos.

O valor das vendas foi dividido igualmente entre o projeto MRSC e ProAnimal São Carlos – SP, para que ambos conseguissem realizar as seguintes ações:

MRSC:

  • Vacinação de 90 pets;
  • Cuidados pós-castração de 10 cães.

ProAnimal São Carlos – SP:

  • Pagamento de agropecuária e clínica veterinária;
  • Pagamento de mão de obra para reforma do abrigo em que moram os pets;
  • Castração de pets pertencentes ao projeto, famílias de baixa renda e protetores independentes.

Agradecemos a cada um que contribuiu com a ação. Afinal, a solidariedade pode fazer a diferença na vida de inúmeros peludos!


E não se esqueça: durante os dias de inverno, é importante redobrar a atenção e os cuidados com os pets. Eles não conseguem contar quando algo não está indo bem, logo precisamos seguir as dicas acima para garantir a saúde e o bem-estar dele nesta época do ano.


Leia também:
7 Cuidados Essenciais com Gatos Idosos
Síndrome e Cuidados com Cães Braquicefálicos
Cistite em cães: uma inimiga silenciosa
Roupa de cachorro: elas salvam seu cão no frio, ou isso é conversa fiada?

Equipe Petiko

Escrito por Equipe Petiko

Para pessoas que amam seu pet. Feito por pessoas que amam os seus.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…

0

Comentários

0 comments

Mais artigos como este:

Cachorro bagunçando o papel higiênico

Cães se “vingam” de seus tutores depois de uma bronca?

Cachorro passeando ao ar licre usando coleira

Adestramento de pet: principais equipamentos – coleiras