Cães se “vingam” de seus tutores depois de uma bronca?

in

Será que os cachorros “se vingam” depois de levarem bronca por conta de uma bagunça? Descubra agora!

Muitos acreditam que realmente existem cães vingativos… Afinal, quem nunca passou por uma situação em que a casa estava toda bagunçada, chinelos mordidos e objetos destruídos, não é mesmo? rsrs.

Pois é, muitos desses comportamentos foram observados por tutores, principalmente quando saíram de casa sem levar seu doguinho ou por uma bronca recente. Na verdade, nem todo comportamento deve ser interpretado ao pé da letra. Isso reflete nos comportamentos inadequados quando o tutor sai de casa, fazendo com que o ambiente seja propício para o dog “aprontar”.

Mas não se preocupe, isso não é uma vingança que o seu filho de quatro patas planejou. Esse pode ser um comportamento associado à sua sobrevivência. Além disso, quando o cachorro se mostra mais agressivo com algumas pessoas, saiba que essa não é uma vingança, apenas pode ser uma associação aos fatos um dia vividos.

Por que meu cachorro parece estar se vingando?

Alguns comportamentos ainda precisam ser explicados. Questões de sobrevivência provam que o cachorro não está sendo vingativo. Mas sim, apenas pode estar tentando se adaptar ao ambiente novo (sem o tutor) ou ficar longe da mãe.

Foto: Canva

Outra situação para ideia de cachorro vingativo é que ele pode estar passando por situações de grande estresse, ansiedade e até se protegendo através do gatilho de um trauma vivido, ou até mesmo querendo chamar sua atenção, hoje nossos pets são como filhos, eles gostam de amor, carinho, de ficar junto e às vezes sua ausência fora de casa possa fazer com que ele fique agitado.

O que pode ajudar muito são os enriquecimentos ambientais!

Ele pode estar tentando se adaptar ao ambiente

Os cachorros filhotes têm grandes chances de fazer uma tremenda bagunça, pois ainda precisam ser ensinados sobre o que é certo e errado. Por isso, a importância de adestrar o cãozinho deste filhote, ensinando bons modos para uma convivência harmoniosa e feliz com seus tutores.

A troca de dentes é um dos períodos mais difíceis. Acontece entre a 3ª e 12ª semana de vida do animal, sendo preciso muita paciência. Fornecer brinquedos mordedores para o filhote podem ajudar a aliviar os sintomas como coceira na gengiva e desconfortos, inclusive se ele ficar sozinho em casa.

O estresse no cachorro pode ser um causador

Foto: Canva

Com o estresse, seu filho de quatro patas, pode roer os móveis e fazer uma baita bagunça. Para prevenir este comportamento, avalie se ele está gastando energia o suficiente, recebendo atenção suficiente e se possui brinquedos para se distrair.

A ideia é que você avalie os fatores que contribuem para o estresse, entendendo que o cãozinho demanda de carinho e momentos de qualidade de vida.

Pode estar sentindo ansiedade por separação

Um sintoma bem comum é o animal ficar agindo como sombra quando o tutor estiver se arrumando para sair, latir incansavelmente e destruir objetos pela casa na sua ausência.

O melhor conselho, aqui, é o tutor praticar exercícios para diminuir os sintomas da ansiedade no cachorro.

E para concluir, não existem cachorros vingativos, mas sim, influências externas e estímulos que podem resultar nos comportamentos indesejáveis do seu filhote.

Por isso, cuide do seu cachorro e ofereça a ele todo o cuidado e carinho que ele merece e precisa para se comportar de forma equilibrada e saudável. Não abra mão de treinos e adestramentos para que o animal não crie situações em que parece estar “se vingando” de você.

Leia também:
Cachorro cavando o chão: entenda por que isso acontece
Adestramento de pet: principais acessórios
Dicas para lidar com destruição de objetos
Coleira: saiba como escolher a melhor para seu pet

Camilla Dias do snowdoguinhoo

Escrito por Camilla Dias do snowdoguinhoo

Engenheira Sanitarista e Ambiental, tenho um filho de 4 patas, o @snowdoguinhoo, um Akita Inu muito fofo, carinhoso e adora uma bagunça, Snow foi quem que me ajudou a enxergar o mundo e os animais de outra maneira, hoje sou vegetariana, amante e defensora dos animais.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…

0

Comentários

0 comments

Mais artigos como este:

Cachorro Beagle dormindo

Cistite em cães: uma inimiga silenciosa

Cachorro feliz com coberta no inverno

Cuidados no inverno: conheça as doenças de pele em cães