Quokka: conheça o animal mais simpático do mundo

in ,

Carismático e a-pai-xo-nan-te, o quokka é um marsupial encontrado apenas na Austrália Ocidental

O repórter Ryan Grenoble, do HuffPost, em uma reportagem de 2013, talvez tenha atribuído a melhor definição à feição encantadora dos quokkas aos olhos humanos: “parecem ter saído de um desenho da Disney”.

Digo talvez, porque, com toda a certeza, eles são mais fofos do que qualquer criação de qualquer estúdio de animação. 

São 50 centímetros de puro carisma: embora sejam animais selvagens, os quokkas geralmente ficam à vontade na presença humana e até permitem certa aproximação.

Quokkas são as estrelas da Ilha de Rottnest, na Austrália

Quokka, o animal mais simpático do mundo
Foto: Suzana Paravac

São um dos principais – senão o principal – motivos para turistas visitarem a Ilha de Rottnest, no sudoeste da Austrália, onde está concentrada a maior população da espécie. 

Entretanto, nada de exageros: apesar de não se importarem com as visitas, o ideal é não tocar neles. Segundo Suzana Paravac, designer de moda e ativista pela preservação dos quokkas, explica que o contato indevido pode deixá-los doentes e que essa aproximação deve ser feita com cautela:

“Eles foram brutalmente abusados por seres humanos no passado, então naturalmente alguns deles se exaltam ao se aproximar. É importante que os turistas se lembrem que eles são animais selvagens e estão no habitat deles, por isso é preciso respeitá-los durante essa abordagem, abaixar seu corpo e tom de voz antes de chegar perto de um quokka”, afirmou ela em uma entrevista ao Portal G1 em janeiro de 2020.

Quokka, o animal mais simpático do mundo
Foto: Suzana Paravac

Suzana, inclusive, mantém um perfil no Instagram dedicado à conscientização sobre a preservação e o respeito à espécie, em que compartilha informações e fotografias incríveis que ela mesma faz em suas visitas periódicas aos quokkas. 

Para quem quiser aprender mais sobre a espécie e acompanhar os registros incríveis do dia a dia dos quokkas, é só seguir o perfil dela: @cruzysuzy.


Leia também:
A promessa que fiz à uma orca
Adote um golfinho: saiba como funciona
Santuário de Animais ou Parque com Fins Lucrativos: Como Diferenciar?
A Banalização dos Testes em Animais

Carol Zerbato

Escrito por Carol Zerbato

Escritora, publicitária e ativista pelos direitos dos animais, Carol Zerbato já foi locutora e repórter; trabalhou com comunicação corporativa e assessoria de imprensa; e atuou como redatora e revisora. Foi uma das embaixadoras da campanha contra a Leishmaniose Canina e é uma das madrinhas do Santuário de Elefantes Brasil. É autora do livro Ativismo Consciente: A importância da Inteligência Emocional na Causa Animal, criadora da Cachorra Carol, palestrante e mãe de três filhos: Rachel, a mais velha, uma labralata; Deloris, a do meio, uma gata vira-lata; e Ben, o caçula, um humano.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…

0

Comentários

0 comments

Mais artigos como este:

Cachorro observando abelha

Picada de aranha e abelha em pet: saiba o que fazer

Cachorro deitado de barriga para cima

Cachorro tem umbigo? Descubra agora!