A promessa que fiz à uma orca

in

E este artigo é parte dela

Eu tinha seis anos de idade quando vi uma baleia orca de perto pela primeira – e última vez. 

Foi durante o “Orca Show”, uma das mais famosas atrações do Playcenter – extinto parque de diversões da cidade de São Paulo.

À época, ao contrário das outras crianças, que ficavam completamente hipnotizadas com a visão de animais tão majestosos e se divertiam com os respingos de água provocados pelos mergulhos performáticos, eu me senti mal. Muito mal.

Mesmo não sabendo explicar conscientemente o porquê, aquilo me parecia errado, sem sentido. Animais selvagens, enormes, lindos, confinados em uma piscina de água turva e tamanho obviamente insuficiente. 

Mais velha, impulsionada por essa indignação de infância, passei a estudar a tristeza da vida de animais marinhos capturados da natureza para fins de entretenimento e interação com humanos. 

Foi quando conheci a história de Tilikum, orca capturada da natureza em 1983, quem, alguns pesquisadores acreditam, era irmão de uma das orcas cativas que vi quando criança – quem também, infelizmente, a maioria das pessoas conhece como a baleia que matou a própria treinadora em 2010.

tilikum_suzanne_allee_magnolia_pictures.jpeg
Orca Tilikum

Eu ainda pesquisava com poucos recursos e raras informações confiáveis e acessíveis, como uma jornalista da década de 1990, sem redes sociais ou WhatsApp, e sem nem sequer imaginar que a vida de abusos e privação de liberdade de Tilikum seria disseminada pelo mundo em 2013, com o lançamento do documentário Blackfish

Comecei a escrever artigos, ganhei o apoio de uma assessoria de imprensa – ao Guilherme Pichonelli e equipe, meu eterno muito obrigada por isso – e pude compartilhar argumentos fundamentados em todas as informações que conseguia angariar para que quem estivesse lendo aquele texto não visitasse nem consequentemente financiasse atrações com animais selvagens. Cheguei até a me reunir com ativistas envolvidos na reabilitação e liberdade do último golfinho em cativeiro no Brasil.  Mas, no fundo, todos sabíamos que não conseguiríamos libertar Tilikum – tampouco, mudar o seu destino. 

Isso porque, no comércio antiético de animais selvagens, as espécies são percebidas – legalmente, inclusive – como produtos. Logo, se um parque comprou uma orca, essa orca é do parque – talvez tenham até nota fiscal. 

Ser ativista também é lidar com quase nunca vencer. 

Tilikum morreu em 06 de janeiro de 2017. Sem a família, com a saúde mental dilacerada, fisicamente exausto – chegava a passar três horas sem se mexer dentro do tanque – e sozinho. Nesse mesmo dia, lhe fiz uma promessa: enquanto eu estiver aqui, contarei incansavelmente a sua história. 

Escrevo sobre ele. Sempre lembro dele. Dediquei meu livro a ele. E este artigo é parte do cumprimento da promessa que fiz a ele. 

Leia também:
Por Que Não é Legal Nadar Com Golfinhos?
Santuário de Animais ou Parque com Fins Lucrativos: Como Diferenciar?
Documentário Mostra os Bastidores da Captura de Mamíferos Marinhos
A Banalização dos Testes em Animais

Carol Zerbato

Escrito por Carol Zerbato

Escritora, publicitária e ativista pelos direitos dos animais, Carol Zerbato já foi locutora e repórter; trabalhou com comunicação corporativa e assessoria de imprensa; e atuou como redatora e revisora. Foi uma das embaixadoras da campanha contra a Leishmaniose Canina e é uma das madrinhas do Santuário de Elefantes Brasil. É autora do livro Ativismo Consciente: A importância da Inteligência Emocional na Causa Animal, criadora da Cachorra Carol, palestrante e mãe de três filhos: Rachel, a mais velha, uma labralata; Deloris, a do meio, uma gata vira-lata; e Ben, o caçula, um humano.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…

0

Comentários

0 comments

Mais artigos como este:

Cachorro passeando ao ar licre usando coleira

Adestramento de pet: principais equipamentos – coleiras

Cachorro cavando buraco no jardim ou quintal

7 cachorros que fizeram uma bagunça no jardim