Documentário Mostra os Bastidores da Captura de Mamíferos Marinhos

in

Se você já visitou ou pensa em visitar parques que apresentam shows com baleias, golfinhos e morsas, acredite: este documentário te fará repensar.

“Se somos os reis da natureza, por que não reconhecer isso e dominar esses animais?”.

A frase cruel, ingênua e patética é de um dos treinadores dos animais cativos no golfinário de São Petersburgo, na Rússia.

À frente do parque está Lev Mukhametov, um dos biólogos marinhos mais renomados do país, mas que preferiu uma atividade mais lucrativa: se tornou um assíduo negociante de belugas e golfinhos capturados em águas russas e exportados para aquários de todo o mundo – hoje, sua maior clientela é a China.

Produzido e dirigido por três mulheres, o documentário Born to be Free, disponível na Netflix, desconstrói qualquer imagem que tenhamos do inferno. Ele não tem fogo; só água e cloro.

Aos 11 minutos, o filme retrata a vida dos animais fora do show nesse mesmo aquário em que trabalha o treinador que se acha rei. Os urros de baleias, golfinhos, focas e morsas me fez soluçar – e quase colocar o que tinha jantado para fora. Se existe mesmo um vale das sombras, a acústica certamente é igual.

A quem ainda acredita em qualquer fiapo de retórica sobre o quanto o cativeiro é educacional ou essencial para estudar e preservar as espécies marinhas, Dr. Samuel Hung – PhD e Diretor do Hong Kong Cetacean Research Project – explica (quase desenha): “A partir do momento em que conhecemos o cérebro desses animais, mantê-los nessas condições prejudica qualquer pesquisa. O cativeiro altera o comportamento natural da espécie e a pesquisa é influenciada”.

A todos que ajudam a manter essa indústria cruel e bilionária – incluindo os sequestradores de animais marinhos que riem e comemoram enquanto seus capturados se debatem nas redes; os responsáveis por essas operações e pelos centros deploráveis de treinamento, com seus tanques pequenos, sujos e fétidos; quem negocia e quem encomenda; e aqueles que, durante o documentário, alegam que tudo é só uma questão de capital, porque as pessoas precisam ganhar dinheiro: o que eu desejo para vocês não tem nem nome.

Quanto ao humano que se acha rei, eu confio na natureza. E aguardo ansiosamente pelo dia em que ela mostrar para ele quem é a realeza.

Fotos: Born to be Free, 2016.

Leia também:

Conhecia o documentário? Comenta aí!

Carol Zerbato

Escrito por Carol Zerbato

Escritora, publicitária e ativista pelos direitos dos animais, Carol Zerbato já foi locutora e repórter; trabalhou com comunicação corporativa e assessoria de imprensa; e atuou como redatora e revisora. Foi uma das embaixadoras da campanha contra a Leishmaniose Canina e é uma das madrinhas do Santuário de Elefantes Brasil. É autora do livro Ativismo Consciente: A importância da Inteligência Emocional na Causa Animal, criadora da Cachorra Carol, palestrante e mãe de três filhos: Rachel, a mais velha, uma labralata; Deloris, a do meio, uma gata vira-lata; e Ben, o caçula, um humano.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…

0

Comentários

0 comments

Mais artigos como este:

Preparando o Ambiente da Casa Para Seu Cãozinho

3 Necessidades Básicas dos Cães