Meu gato mia muito. Por que isso acontece?

in

MIAAAUUU! MIAAAUUUU! MEU GATO MIA MUITO!!!

Você chega em casa, seu gato mia. Ele usa a caixa de areia e… mia. Na madrugada ele mia para você abrir a porta: ele quer carinho ou sachê. Ai ai ai!!!! Vamos identificar juntos o que pode estar acontecendo? E algumas dicas. Caso você queira mudar esse hábito dele.

Vamos falar primeiro sobre caixa sanitária

Gato amarelo usando caixa de areia
Foto: Canva

Muitos gatos vocalizam (miam) assim que usam a caixa sanitária. Geralmente é porque assim que ele usa, você o premia de alguma forma, provavelmente com um agrado. E está tudo bem!

Precisamos ficar atentos caso os gato esteja miando antes de entrar na caixa: miados longos, sofridos, tentativa de fazer xixi e/ou cocô, andar na caixa, cavar, sentar e por fim não conseguir fazer nada. Nesse caso, seu gato precisa de uma visita ao médico veterinário e sem demora, combinado? Não espere “para ver se amanhã ele está melhorzinho”… com a saúde do trato urinário de um gato, não se brinca.

Chegar em casa e ser recebido pelo gato não tem preço, não é mesmo?

Gata de três cores esperando tutor chegar em casa
Foto: Canva

Muitos gatinhos tem esse comportamento indo encontrar a gente na porta, “contando as novidades do dia” e até trazendo um brinquedinho na boca. É realmente uma graça. Veja que ele é um gatinho sociável e “falante”. A recompensa dele é o seu agrado, o afago e a atenção que você dá naquele momento. Ele está positivamente condicionado. Este é um ótimo termômetro para sabermos quando um gato está bem, porque caso algum dia ele não te encontre, você já sabe que algo está errado com ele ou com o ambiente.

Já os miados noturnos

Gato filhote à noite
Foto: Canva

Esses são os mais frequentes nas consultas. 4H da manhã seu gato pede sachê ou carinho ou quer que você abra a porta do quarto…

Vários detalhes para checarmos!

  • Você anda premiando seu gato por esse comportamento? É isso mesmo! Sem perceber, você levanta e vai dar sachê para ele. E ele pensa: “olha que legal! É só eu miar que eu ganho sachê!”. E o mais importante: não levante.

    Sei que não é fácil, mas essa é a melhor coisa a se fazer. Mas se o gatinho é idoso, infelizmente não temos como tirar esse comportamento de forma repentina, pois ele está acostumado há muitos anos e uma mudança brusca pode comprometer até a saúde dele.
  • O gato mia e você vai falar com ele, mesmo que para explicar a ele que isso não está certo! Para você é o certo, mas para o gato, não importa o que você diga, ele ganhou atenção! Novamente, não dar atenção a ele é o melhor a fazer.
  • Durante a pandemia, houve um aumento muito grande de casos de vocalização noturna e o motivo foi que apesar de estarmos mais em casa, estamos interagindo menos com nossos gatos.

    Estamos em casa, mas estamos trabalhando (às vezes mais do que o normal!), estamos estudando, estamos sempre fazendo algo. E o tempo que dedicávamos para nossos animaizinhos ficou um pouco de lado.

    Uma prática que sempre coloco nos meus atendimentos, mas que infelizmente poucas pessoas acatam, é: BRINQUE MAIS COM SEU GATO! Não, ele não vai brincar por 20 minutos seguidos… O ideal é que vocês brinquem em vários pequenos intervalos de alguns minutinhos cada.

    Gastando a energia do gato da forma certa, o comportamento de vocalização noturna com certeza vai amenizar!

O excesso de vocalização também pode acontecer com gatos recém adotados, que viviam nas ruas. Nesse caso, é ter paciência para que esse comportamento passe naturalmente. Você pode usar feromônios e hidrolatos para ajudar, mas o grande segredo está no tempo.

O mais importante de tudo isso é termos certeza de que o gatinho está com a saúde em dia e prestarmos mais atenção nas nossas ações do dia a dia para que ele não se condicione a miar em horários impróprios.

E para finalizarmos: você já se perguntou se os miados podem ser genéticos? Pois a resposta é: SIM! O padrão de vocalização pode ser mais frequente em algumas linhas de sangue, como nos gatos orientais, Siameses e Persas Himalaios (que tem linhagem dos Siameses).

Então, se você tem um gatinho de olhos azuis e de pelinhos ponteados como os siameses, ele pode ter tendência de gatinho conversador.

Um beijo e até a próxima dica!

Val.

Leia também:
5 lugares ao ar livre para passear com seu cachorro em São Paulo
Gato se Recusa a Sair do Lado de Vovô Doente
Aprenda a Evitar que o Cachorro Coma a Ração do Gato
Dicas de como lidar com latidos

Valéria

Escrito por Valéria

Oiii! Meu nome é Valéria e trabalho com Comportamento Felino desde 2005. Sou Bióloga, Cat Groomer, Terapeuta Floral e idealizadora da Gatos no Divã. A Gatos no Divã é uma empresa de consultoria comportamental para gatinhos (online e presencial) e também de cursos e palestras (inclusive para quem não é médico veterinário). Meu objetivo é sempre levar informações embasadas e de qualidade sobre comportamento felino para todos os públicos!

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…

0

Comentários

0 comments

Mais artigos como este:

Cachorro com coleira e guia Petiko

Novidade: coleira e guia “Origens” da Petiko

Cachorro Golden Retriever comendo alimentação natural

Alimentação natural para cães