Alimentação natural para cães

in , ,

Já ouviu falar em alimentação natural? Cada vez mais os tutores tem aderido a essa prática para seus pets, porém sempre existem dúvidas sobre isso, e irei esclarecer algumas coisas.

Caso pretenda começar essa nova dieta para o seu amiguinho, procure um Médico Veterinário Nutricionista para poder auxiliar nessa jornada, para que o seu pet tenha uma adaptação mais adequada aos produtos e também para que você se adeque ao tipo de comida que irá comprar e fazer.

Este tipo de alimentação para cães é uma dieta balanceada e montada por um veterinário, que seja composta por ingredientes naturais e que sejam minimamente processados, sem nada industrial (como acontece com as rações).

Alimentação equilibrada com níveis de nutrientes que o pet precisa para ser saudável, tendo apenas um único tipo de processamento, que seria dentro da cozinha, sendo o cozinhamento e o congelamento.

Lembrando que cachorros são animais carnívoros, sendo assim, a alimentação natural propõe uma dieta composta pelo equilíbrio entre: proteínas, gorduras (boa qualidade), carboidratos, fibras, vitaminas, minerais e água.

Mesmo assim , ainda são necessários suplementos minerais para manter o pet saudável. Estas receitas devem ser analisadas e montadas ao lado de um veterinário, pois precisa analisar a idade do animal, porte, raça, castrado, portador de doença…

Algumas das enfermidades que apresentam boas respostas a mudança de dieta para a alimentação natural para cães: obesidadediabetesalergias de pele e alimentar, doença renal crônica, cardiopatias, pancreatite, câncer, gastrite, doenças do trato intestinal e urinário.

Como começar a introduzir uma dieta natural?

Cachorro Dálmata se alimentando
Foto: Canva

Primeiro deve procurar um Médico Veterinário Nutricionista, para que possa solicitar exames de rotina e complementares para avaliar todas as necessidades nutricionais do cão.

Com isso, pode-se dar partida sobre a rotina do animal, para que seja estipulada a quantidade de calorias que devem ser consumidas diariamente.

A rotina em si do pet não deve mudar muito, principalmente em questões de vezes para oferecer o alimento (2,3 vezes ao dia).

Igual as marmitas de humanos, para facilitar, você pode preparar tudo num dia, com as proporções corretas e congelar para poder servir ao longo da semana.


Use o mínimo possível do microondas para descongelar as marmitinhas, para preservar os nutrientes dos alimentos.

Leia também:
Tudo Que Você Precisa Saber Sobre Comedouros Interativos Para Gatos
Pote de Comida Ideal Para o Meu Animal
Frutas Permitidas Para Animais
7 Alimentos Proibidos Para os Pets

Maria Clara

Escrito por Maria Clara

Meu nome é Maria Clara, tenho 20 anos e sou de São Paulo. Estou cursando medicina veterinária há 4 anos, decidi mudar para Jaguariúna e estudar no interior para ter mais contato com animais de grande porte na UniFaj. Fiz o Instagram no intuito de ajudar os estudantes e também os amantes de animais em relação a algumas dúvidas.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…

0

Comentários

0 comments

Mais artigos como este:

Gato miando

Meu gato mia muito. Por que isso acontece?

Cachorro dentro do carro para viajar

Pretende viajar com o seu pet? Confira dicas essenciais