Adote um golfinho: saiba como funciona

in , ,

Você pode ajudar o primeiro Centro de Reabilitação, Libertação e Aposentadoria de golfinhos a cuidar desses animais tão explorados pela indústria que lucra com a privação de liberdade da vida selvagem e que, agora, têm uma segunda chance

Em 2019, a organização americana Dolphin Project – que atua há mais de 50 anos reabilitando golfinhos cativos explorados pela indústria do entretenimento com animais selvagens e educando o público sobre a crueldade desses shows e interações – criou o primeiro Centro de Reabilitação, Liberação e Aposentadoria de golfinhos do mundo, em West Bali, na Indonésia: um ambiente seguro e curativo para os cetáceos resgatados.

Os primeiros residentes são Java, Rocky e Rambo, golfinhos capturados da natureza do mar de Java, ao sul do Oceano Pacífico, e encarcerados em uma piscina rasa e exageradamente clorada ao norte de Bali, também na Indonésia.

Página inicial do projeto Dolphin Project, que ajuda golfinhos que foram explorados pela indústria.
Site: www.dolphinproject.com


Agora resgatados, os três estão sob um robusto programa de proteção e reabilitação, recebendo os cuidados adequados 24 horas por dia, sete dias por semana, e sendo submetidos a avaliações regulares para uma possível libertação pela equipe da organização, cujo principal objetivo é oferecer a esses animais uma vida o mais natural e independente possível.

E nós podemos ajudar a dar continuidade a esse trabalho no programa Adote um Golfinho.

Adote o Rocky

Rocky foi violentamente capturado nas águas de Java e passou vários anos preso em uma piscina no Melka Excelsior Hotel, no norte de Bali. O período em cativeiro fez com que perdesse peso e força, além dos danos causados à sua saúde mental. Está em processo de recuperação desde 2019, quando chegou ao Centro.

Adote o Rambo

Rambo foi arrancado de sua família em uma captura violenta e cruel. Foi confinado em uma piscina no mesmo hotel em que estava Rocky, com o propósito de entreter multidões de turistas com performances e truques. Desde que chegou ao Centro, Rambo rejuvenesceu: está cheio de saúde, energia e vida.

Adote o Johnny

Johnny, um dos golfinhos que fazem parte do Dolphin Project
Johnny, um dos golfinhos que fazem parte do projeto

Também capturado no mar de Java, Johnny viveu vários anos isolado em uma piscina no mesmo hotel em que Rocky e Rambo eram mantidos. Os produtos químicos usados para o tratamento da água o deixaram cego. Johny também não tem mais nenhum dente e sua nadadeira peitoral direita sofreu danos permanentes. Foi resgatado em 2019 e ganhou peso desde então. Passa os dias explorando o cercado marinho, em que, embora limitado por conta de suas condições, pode desfrutar dos ritmos e sons naturais do mar.

A doação mínima recomendada é de US$ 25 para receber um certificado de adoção personalizado e atualizações trimestrais sobre o golfinho adotado.

Certificado de adoção do golfinho Johnny, do Dolphin Project
Certificado de adoção de Carol Zerbato (autora do texto)

No entanto, por conta da crise sanitária e econômica que estamos enfrentando (no caso do Brasil ainda, como para gente a quantia é mais significativa por causa da conversão de moeda, fui acompanhando a cotação para concluir) – o sistema aceita doações a partir de US$ 1. O que fizemos com o passado deles não tem preço. Mas todo e qualquer valor contribui para que eles tenham um presente e um futuro dignos.

Leia também:
Santuário de Animais ou Parque com Fins Lucrativos: Como Diferenciar?
7 Motivos para Não Ir a Shows com Orcas e Golfinhos
Por Que Não é Legal Nadar Com Golfinhos?
Como os animais dormem: 4 fatos incomuns

Carol Zerbato

Escrito por Carol Zerbato

Escritora, publicitária e ativista pelos direitos dos animais, Carol Zerbato já foi locutora e repórter; trabalhou com comunicação corporativa e assessoria de imprensa; e atuou como redatora e revisora. Foi uma das embaixadoras da campanha contra a Leishmaniose Canina e é uma das madrinhas do Santuário de Elefantes Brasil. É autora do livro Ativismo Consciente: A importância da Inteligência Emocional na Causa Animal, criadora da Cachorra Carol, palestrante e mãe de três filhos: Rachel, a mais velha, uma labralata; Deloris, a do meio, uma gata vira-lata; e Ben, o caçula, um humano.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…

0

Comentários

0 comments

Mais artigos como este:

BOX.Petiko: conheça os sabores e a diversão do tema “Petiko na Fazenda”

Mãe cachorra com seus filhotes

Entenda como funciona a gestação de cadelas e gatas