Como os animais dormem: 4 fatos incomuns

in ,

Você sabia que alguns animais NUNCA dormem totalmente? Alguns apenas dão um descanso ao cérebro. Já outros precisam de quase 20 horas para dormir, rsrs.

1 – Elefantes e Girafas

Girafa e elefante
Reprodução: Canva

Elefantes e girafas na maioria das vezes simplesmente não conseguem encontrar um abrigo seguro para dormirem, então eles têm que dormir de pé para estarem sempre prontos para pular e fugir do perigo.

Esses animais possuem “travas” musculares especiais na região do joelho, para que não precisem forçar seus músculos durante o sono. Esses “bloqueios” automaticamente fazem as pernas ficarem retas quando o animal adormece. Cavalos, vacas e até pássaros têm o mesmo mecanismo de sono.

Mas mesmo com esse mecanismo, esses animais ainda precisam deitar-se regularmente no chão para dormir normalmente. O fato é que dormindo em pé, não conseguem entrar na chamada fase de sono REM, que é muito importante para o bem-estar.

  • Para ter uma saúde normal, um elefante precisa dormir em sono REM pelo menos uma vez a cada 3-4 dias. Além disso, ele precisa de apenas 30 minutos desse sono.
  • Já a girafa, por outro lado, dorme apenas 30 minutos por dia, e para o normal ela precisa dormir na fase de sono REM por apenas 5 minutos.

2 – Golfinhos

Golfinhos nadando
Reprodução: Canva

Os golfinhos não conseguem realmente dormir. A maioria dos mamíferos marinhos deve ficar constantemente atenta aos predadores e também precisa flutuar até a superfície para respirar.

Se um golfinho adormecer como um humano, ele simplesmente se afogará. Além disso, os golfinhos são criaturas de sangue quente que costumam viver em águas frias, portanto, precisam se mover constantemente para que a temperatura corporal não caia.

Curioso isso né?!

3 – Répteis

Répteis
Reprodução: Canva

Os cientistas acreditavam que apenas mamíferos e pássaros podiam entrar no sono REM e, assim, ser capazes de sonhar. E isso ficou uma interrogação por anos.

E recentemente foi descoberto que sim, eles podem sonhar. O pesquisador Gilles Laurent, do Instituto Max Planck, na Alemanha, conectou um eletroencefalograma (EEG) a lagartos e logo percebeu alguns ciclos de sono muito familiares.

Descobriu-se que os lagartos podem entrar no sono REM até 350 vezes por dia, que não dura mais do que 80 segundos. Em humanos, por exemplo, o sono REM dura de 4 a 5 minutos em 90 minutos de sono.

4 – Aves migratórias

Aves migratórias
Reprodução: Canva

Os cientistas ainda não estudaram com precisão o mecanismo pelo qual as aves migratórias não descem à noite para o solo, mas continuam a voar por várias semanas. Segundo eles, esses pássaros simplesmente aprenderam a dormir no ar.

Alguns anos atrás, cientistas do Instituto Max Planck estudaram como as fragatas (imagem abaixo) dormem. Descobriu-se que na terra eles podem dormir 12 horas por dia, mas depois podem voar por semanas no céu sobre o oceano em busca de peixes e não retornar à terra.

Os cientistas descobriram que as fragatas (imagem acima) podem realmente dormir em movimento e o fazem muito rapidamente, não mais do que alguns minutos de cada vez. Eles também podem dormir com apenas um olho.

Vocês sabiam dessas curiosidades?!
Deixem aqui embaixo mais curiosidades sobre como os animais dormem.

Leia também:
10 cachorros de pijama e prontos para dormir
12 cachorros falharam na hora de dormir
10 cachorros dormindo de um jeito que você nunca viu

Camilla Dias do snowdoguinhoo

Escrito por Camilla Dias do snowdoguinhoo

Engenheira Sanitarista e Ambiental, tenho um filho de 4 patas, o @snowdoguinhoo, um Akita Inu muito fofo, carinhoso e adora uma bagunça, Snow foi quem que me ajudou a enxergar o mundo e os animais de outra maneira, hoje sou vegetariana, amante e defensora dos animais.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…

0

Comentários

0 comments

Mais artigos como este:

5 domínios do bem-estar animal

Cachorro segurando sua coleira

Coleira: saiba como escolher a melhor para seu pet