Cães idosos: 5 cuidados na hora do banho

in , ,

Assim como nós, conforme envelhecemos, os cachorros tendem a ficar mais impacientes e sensíveis a alguns procedimentos; a higiene pode ser um deles.

Seja no Pet Shop de confiança ou em casa, a hora do banho em cães idosos merece atenção especial. Isso porque, assim como a gente, conforme envelhecem, os cachorros tendem a ficar mais impacientes com alguns procedimentos e também mais sensíveis: olhos, ouvidos e articulações inspiram mais cuidado durante o manuseio.

Natália Peres, cofundadora e veterinária responsável da Vila das Fuças – empresa especializada em hospedagem e estética pet – explica que os procedimentos de higiene de cães mais velhinhos devem ser realizados respeitando a individualidade e preferências de cada um: “As particularidades de cada animal devem ser respeitadas de modo geral, sendo ele filhote, adulto ou idoso. Mas cães mais velhinhos exigem mais atenção, paciência e uma tranquilidade singular no processo”.

No entanto, tranquilidade não significa demora. “Quando chegam à terceira idade, os cachorros se cansam com mais facilidade e podem ficar incomodados se permanecerem muito tempo em determinada posição. Por isso, é importante se atentar às limitações de cada um, para evitar dores e desconfortos”, completa Natália.

Confira 5 dicas para evitar o estresse do cão idoso na hora do banho:

1. Respeite as limitações do cachorro

Cachorrinha Rachel
Foto: @carolzerbato

Em casa ou no Pet, é importante respeitar as limitações atuais do cão. Por exemplo: se ele já apresenta alguma fragilidade nas articulações, não faça movimentos bruscos na hora de ensaboá-lo.

Considere também a temperatura da água que ele gosta, a posição em que se sente mais confortável e a diminuição do estresse no momento da secagem – alguns cães ficam apavorados com o barulho do secador. Se esse for o caso, opte por uma toalha ou um secador silencioso.

2. Cuidado com os ouvidos

Muita calma nessa hora. Alguns cães, independentemente da idade, ficam estressados no momento de limpar os ouvidos. Os mais velhinhos tendem a ficar ainda mais.

Por isso, tenha mais paciência e leveza nessa fase da higienização, e não se esqueça de proteger os ouvidos com algodão antes de começar o banho, para não entrar água no canal auditivo.

3. Converse com o cão durante o banho

Cachorrinha Rachel
Foto: @carolzerbato

Natália relata o porquê: “Essa é uma dica que aplicamos com todos! Mesmo que o cachorro não compreenda o significado literal das palavras, o tom de voz e a interação contribuem para que ele se sinta mais seguro e acolhido”.

4. Água fria nunca é uma opção

Mesmo que esteja calor, nunca dê banho no cachorro idoso com água fria. A temperatura deve estar morna e agradável. Além de ajudar a evitar resfriados, torna o momento mais relaxante.

5. Bom para ele ou para você?

Na finalização do banho, evite usar perfumes com cheiros fortes ou acessórios que deixem o cão desconfortável. Muitas vezes, esses complementos são mais legais para a gente do que para eles.

Com essas dicas, fica muito mais fácil manter o seu velhinho saudável sem tirar o conforto dele!

Leia também:
7 Cuidados Essenciais com Gatos Idosos
Adoção de Cães Adultos e Idosos
Quer Fazer um Trabalho Voluntário?
Você sabe qual melhor brinquedo para cachorro idoso?

Carol Zerbato

Escrito por Carol Zerbato

Escritora, publicitária e ativista pelos direitos dos animais, Carol Zerbato já foi locutora e repórter; trabalhou com comunicação corporativa e assessoria de imprensa; e atuou como redatora e revisora. Foi uma das embaixadoras da campanha contra a Leishmaniose Canina e é uma das madrinhas do Santuário de Elefantes Brasil. É autora do livro Ativismo Consciente: A importância da Inteligência Emocional na Causa Animal, criadora da Cachorra Carol, palestrante e mãe de três filhos: Rachel, a mais velha, uma labralata; Deloris, a do meio, uma gata vira-lata; e Ben, o caçula, um humano.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…

0

Comentários

0 comments

Mais artigos como este:

Cachorro se alimentando com o comedouro interativo Lambe Lambe da Petiko

Lambe Lambe: conheça este comedouro interativo

Cachorro ao lado da caixa de transporte

Dicas sobre como usar a caixa de transporte do seu pet