Dicas sobre como usar a caixa de transporte do seu pet

in ,

Usar a caixa de transporte nem sempre é uma tarefa fácil. Mas, neste conteúdo, você vai aprender como escolher a caixa ideal para seu pet e como acostumá-lo com o acessório. Confira!

As caixas de transporte, também conhecidas como kennel, são muito úteis não apenas em situações como viagens de carro, avião, transporte a pé, mas também como uma área de descanso confortável e segura para o cão.

É imprescindível que o material do piso seja impermeável, o que evitará acidentes envolvendo as necessidades, e que tenha acessórios que melhorem a experiência, como comedouros e bebedouros (que devem ser presos à grade, para não ocupar espaço interno), piso acolchoado e tapete higiênico.

Como usar as caixas de transporte?

O limite de peso indicado pelo fabricante sempre deve ser respeitado, pois assim evita-se não apenas a sobrecarga, a quebra e possíveis rachaduras no equipamento, como também a segurança do animal.

A adaptação ao uso deve ser feita gradativamente, sem nunca forçar ou punir o cão. Um bom estímulo é deixar os brinquedos favoritos dele dentro da caixa para que se acostume e se sinta tranquilo, associando assim o local de maneira positiva.

Evite deixar o cão preso dentro da caixa de transporte por mais de 8 horas sem supervisão e jamais associei o fato do cão estar na caixa de contenção com qualquer tipo de punição.

Para saber qual deve ser o tempo ideal, soma-se 1 à idade do cão em meses, o resultado é o número de horas que ele pode ficar contido na caixa de contenção, não ultrapassando o máximo de 8 horas.

Por exemplo: se o cão tiver 2 meses, ele poderá ficar na caixa de contenção 2+1=3 horas, no mínimo.

Saiba como escolher o melhor modelo para seu pet

A decisão pelo modelo ideal deve levar em consideração as características do cão e os objetivos de uso do equipamento. O tipo de material será determinante para a sua resistência e durabilidade. Além disso, alguns materiais são mais adequados para alguns perfis de cães e objetivos do que outros, por exemplo.

Para cães de pequeno porte e viagens curtas, é possível utilizar as caixas de transporte de materiais como o tecido. Além disso, esses modelos podem ser dobráveis e são ótimos para colocar em qualquer local quando não estão em uso.

Já animais de grande porte só podem usar caixas de plástico ou de fibra, pois a logística do transporte seria impossível com outro tipo de material, considerando o peso e o tamanho do animal.

Guia sobre caixa de transporte
Guia sobre caixa de transporte – FitDog

O tamanho ideal será definido com base nas medidas do cão que irá utilizar o equipamento:

•   Altura: deve ser 2cm mais alta que a altura do cão. Mede-se a altura da cabeça às patas dianteiras. Ele deve conseguir ficar em pé sem abaixar a cabeça.

•   Comprimento: a medida deve ser feita com o animal deitado, do focinho ao início da cauda, acrescentando mais um palmo para acomodar as patas dobradas.

•   Largura: a largura deve ser de no mínimo duas vezes a medida das costas do cão, o suficiente para que ele consiga se virar e deitar confortavelmente.

Dicas importantes para garantir o bem-estar dos pets

Em relação à segurança, a caixa de transporte deve ter um fechamento seguro (é recomendável que seja metálico). Em alguns casos, especialmente se utilizada para cães muito grandes, é melhor ter mais de um sistema de fechamento.

O equipamento deve ter uma porta de grade resistente, com aberturas que não cabem a cabeça do animal, para evitar problemas de segurança.

Outra característica importante para a segurança é a ventilação, que geralmente se dá por meio de aberturas com grades ou pequenos orifícios na lateral da caixa. Ela irá permitir que o ar fresco circule bem dentro da caixa, evitando mal-estar do cão.

Existem modelos que contam com aberturas também na parte superior, o que pode proporcionar uma sensação de maior liberdade graças ao aumento da entrada de luz e ar.

ATENÇÃO: cães doentes ou infestados com verminoses não devem ser contidos em espaço reduzido, já que não conseguem controlar suas necessidades de defecar e urinar. E nunca coloque o equipamento no sol, pois o cão pode ficar desidratado rapidamente.  

Leia também:
Adestramento de pet: principais equipamentos – coleiras
Petiscos: aprenda a oferecer as melhores opções ao pet
Cuidados com brinquedos caseiros para seu cão
Enriquecimento Ambiental: Desafios Físicos e Mentais para seu Cão

Piero Giuntoli

Escrito por Piero Giuntoli

Apaixonado por cães desde pequeno, o adestrador e especialista em comportamento canino Piero Giuntoli é formado em Publicidade e trabalhou durante sete anos no setor de entretenimento e produção audiovisual.

Em 2014, após decidir mudar de área e se especializar em psicologia canina, criou a FitDog Adestramento & Consultoria Comportamental com o objetivo de melhorar a convivência entre famílias e cães, com qualidade de vida e reduzindo assim a possibilidade de rejeição e de abandono.

Site: fitdog.com.br

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…

0

Comentários

0 comments

Mais artigos como este:

Cachorro idoso tomando banho

Cães idosos: 5 cuidados na hora do banho

Scottish Fold: conheça essa raça de gato

Scottish Fold: saiba tudo sobre essa raça de gato