Scottish Fold: saiba tudo sobre essa raça de gato

in ,

Orelhinhas dobradas, olhos grandes e expressivos, além de uma personalidade calma e dócil. Saiba mais sobre os gatos da raça Scottish Fold no conteúdo a seguir!

Ao conhecer os gatos da raça Scottish Fold, é fácil se encantar pelas suas características marcantes e personalidade doce.

Além de suas charmosas orelhas dobradas e olhos expressivos, os gatos dessa raça conquistam a todos com seu jeito doce, brincalhão e sereno.

Continue a leitura e descubra como é a convivência com a raça, os cuidados necessários e entenda porquê o Scottish Fold é uma ótima companhia. Confira:

A origem do Scottish Fold

Apesar da sua popularidade nos Estados Unidos e Canadá, essa raça surgiu na Escócia, por volta de 1961.

A raça teve início com uma gatinha que nasceu com as orelhas para baixo. Ao dar à luz, alguns de seus filhotes nasceram com o mesmo detalhe. Logo, um fazendeiro apaixonado por gatos, decidiu adotar a ninhada para sequência com a reprodução dessa genética encantadora.

O “gato-coruja”

Além das orelhinhas dobradas para frente como sua principal característica, o gato da raça Scottish Fold também possui olhos grandes e bastante expressivos – atributos que lembram as corujas!

Sendo assim, alguns admiradores da raça a apelidaram carinhosamente de “gato-coruja”, como é conhecida até hoje.

Como é a personalidade do gato Scottish Fold?

Os gatos dessa raça são conhecidos por serem carinhosos, amigáveis e muito tranquilos. Gostam de brincar, porém, gostam ainda mais de estarem na companhia de suas famílias.

São meigos, divertidos e facilmente adaptáveis. Os gatos dessa raça também se socializam com tranquilidade com outros animais e pessoas. Por fim, são considerados extremamente inteligentes e leais aos seus tutores.

Convivência com um Scottish Fold

Definitivamente, essa é a raça ideal para quem busca um grande companheiro de vida.

Esses gatos são muito afetuosos e se sentem confortáveis com todos os membros da família – inclusive, são gatos que precisam de bastante atenção dos tutores!

Mas, além dos momentos de carinho, os Scottish Fold são ativos e adoram brincadeiras interativas para que tanto a energia física quanto a mental sejam estimuladas.

Apesar de não miar com tanta frequência, o gato Scottish Fold exibe um complexo repertório de miados, além de ronronar frequentemente e possuir sons diferenciados, o que é uma característica encontrada em poucas raças. 

Cuidados especiais com um Scottish Fold

Assim como todas as raças, o Scottish Fold precisa de alguns cuidados específicos para viver bem. Confira a seguir:

Alimentação:
Oferecer alimentos de qualidade é importante tanto para gatos de raça quanto para SRD (sem raça definida).

É fundamental escolher uma alimentação com os componentes nutricionais necessários para que o bichano viva bem – é interessante consultar um Médico Veterinário para descobrir qual a melhor opção para o pet.

Além disso, é essencial incluir a alimentação úmida (os amados sachês) no dia a dia dos gatos, para estimular o consumo de água e, assim, evitar problemas urinários

Exercícios físicos:
Ao mesmo tempo em que é considerado um gato tranquilo, o Scottish Fold é enérgico e brincalhão.

Portanto, é importante incentivar brincadeiras que garantem momentos de diversão enquanto estimulam o gasto de energia física e mental do bichano.

Uma ótima opção para auxiliar no gasto de energia em casa é a assinatura do BOX.Petiko. Todo mês, o gato recebe brinquedos e petiscos que auxiliam no Enriquecimento Ambiental, tornando o ambiente em que o pet vive muito mais interessante, divertido e feliz.

Saúde:
Felizmente, os gatos da raça Scottish Fold costumam ser saudáveis e com poucos problemas de saúde.

Mas, ainda assim, possuem predisposição a algumas doenças genéticas e/ou hereditárias, como:

  • Problemas auditivos: devido às suas típicas orelhinhas dobradas, é preciso ter um cuidado especial com essa região (estabelecendo uma rotina de limpeza com os produtos adequados) para evitar o acúmulo de cera que pode resultar em infecções auditivas, como otite;
  • Enrijecimento da cauda: conforme o gato dessa raça envelhece, tenha cuidado ao mexer em sua cauda. Os gatos Scottish Fold têm a tendência de desenvolver enrijecimento da cauda, o que pode causar dor caso ela seja manipulada da maneira errada. Ao perceber enrijecimento ou dor na causa, o leve ao Médico Veterinário para um possível diagnóstico de artrite.

Escovação dos pelos
A pelagem dos gatos dessa raça é sempre densa e precisa de uma rotina de escovação que pode variar entre 2 e 3 vezes por semana – intensificando durante os períodos de troca de pelagem.

Nesse sentido, para garantir a beleza e o bem-estar do gato dessa raça, uma ótima opção é usar uma luva especial para remover o excesso de pelos sem estressar o bichano.

Unhas e dentes:
Na natureza, os felinos são capazes de manter o cuidado com as unhas sozinhos, desgastando e afiando em diversas superfícies, como troncos de árvores.

Já os gatos domésticos precisam de ajuda para cuidar de suas unhas. Por isso, é importante oferecer arranhadores para que eles consigam remover os pedaços de unha que estão soltos, lascados ou velhos.  

Além disso, também vale a pena estabelecer uma rotina de corte das unhas a cada 15 dias – lembrando que é preciso ter muito cuidado na hora de realizar essa tarefa. Cortar a unha de maneira errada por causar dor e ferimentos no gato. Por isso, caso o tutor não saiba cortar as unhas adequadamente, o indicado é levar o gatinho a um profissional.

Além disso, outro cuidado importante é criar uma rotina de escovação dos dentes desde que o gato é filhote (lembre-se de utilizar dedeiras, escovas e cremes dentais específicos para gatos). Assim, fica muito mais fácil garantir a saúde bucal do Scottish Fold.

Variações de pelagens do Scottish Fold
Ao longo deste conteúdo, podemos perceber que os gatos da raça Scottish Fold possuem características marcantes – e extremamente encantadoras!

Mas, sua fofura vai muito além do que vimos até aqui. Apesar de existirem nas pelagens das mais diversas cores, os gatos Scottish Fold costumam ter a pelagem curta (Scottish Fold shorthair) ou longa (Scottish Fold longhair). Confira:

Scottish Fold shorthair:

Scottish Fold pelagem tigrada
Foto: Canva

Scottish Fold longhair:

Scottish Fold longhair pelagem cinza
Foto: Freepik


Após conhecer um pouco mais sobre a raça Scottish Fold, você pode perceber que são gatos extremamente carinhosos, inteligentes e muito companheiros. O melhor amigo que toda família poderia ter!

Mas não se esqueça: caso você compre seu Scottish Fold ao invés de adotar, procure um criador seguro e de confiança, que não haja sinais de maus tratos aos animais.


Leia também:
British Shorthair: saiba tudo sobre essa raça de gato
3 motivos que fazem os gatos “enterrarem” a comida
Picada de aranha e abelha em pet: saiba o que fazer
Lambe Lambe: conheça este comedouro interativo

Equipe Petiko

Escrito por Equipe Petiko

Para pessoas que amam seu pet. Feito por pessoas que amam os seus.

Comentários

Leave a Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…

0

Comentários

0 comments

Mais artigos como este:

Cachorro ao lado da caixa de transporte

Dicas sobre como usar a caixa de transporte do seu pet

Família multiespécie: entenda o que é

Família multiespécie: você sabe o que é?