Adoção: como apresentar um gato a outro

in ,

Confira algumas dicas sobre como apresentar um gatinho novo a um gato mais velho da maneira certa!

Quem nunca desejou adotar mais um pet para fazer companhia ao outro que atire a primeira pedra. Esse desejo é bastante comum, porém é rapidamente dispersado ao pensar na possibilidade do pet veterano rejeitar o novato e acabar gerando brigas entre eles.

Ao entrar nesse assunto, é indispensável não falar sobre os gatos, animais conhecidos por serem bastante territorialistas. Mas ainda assim, existem métodos que podem contribuir para que a aproximação ocorra da forma mais agradável para ambos os pets.

Aproximação entre gatos

Gato mais velho olhando gato mais novo
Foto: Canva

Para evitar conflito, o primeiro passo é designar um objeto para cada gato. Isso inclui caixas de areia, comedouros e bebedouros. Deste modo, não haverá risco de disputa por tal acessório, e o pet veterano não sentirá que está “perdendo espaço” para o novato, evitando desavenças.

Antes da primeira apresentação, uma estratégia interessante para facilitar a aceitação é nos primeiros dias, manter o gato novato em um cômodo separado que não seja muito frequentado pelo gato veterano e, se possível, permitir que eles realizem o contato visual de forma segura, utilizando divisórias transparentes que mantenham os dois gatos protegidos contra arranhões.

Com o passar dos dias, quando eles estiverem começando a aceitar a presença do outro, utilizar petiscos fará com que o encontro entre eles seja associado a um momento bom, facilitando ainda mais a aceitação.

No momento de apresentar os dois gatos, deixe que aconteça da forma mais natural possível, e lembre-se sempre de realizar o primeiro encontro em locais com rotas de fuga para eles, caso se sintam ameaçados ou simplesmente não estejam à vontade no local. Nada de deixá-los em ambientes fechados, na esperança de que eles se entenderão e sairão do local como melhores amigos.

Durante o período de aproximação, é completamente normal que os gatos, ao se encontrarem, arrepiem os pelos e mostrem os dentes um para o outro.

Por mais que pareça uma cena desesperadora, como foi dito, é completamente normal. Esse é um movimento de defesa dos gatos, e a aproximação é um momento em que tanto o pet veterano quanto o pet novato estão assustados.

E quando há brigas?

Gato adulto brigando com gato filhote
Foto: Canva

Brigas podem acontecer, portanto, é recomendado que você esteja preparado (a). Um objeto interessante de ser utilizado para a proteção caso seja necessária uma intervenção, são luvas de cozinha.

Vale lembrar que é importantíssimo que o momento do encontro seja o mais agradável possível para eles, portanto, nada de brigar com eles caso as coisas não saiam como o planejado.

Tendo dificuldade para a aceitação, é recomendado que você busque um profissional capacitado que trabalhe com comportamento felino, para que ele possa melhorar a relação entre os gatos.


Leia também:
3 motivos que fazem os gatos “enterrarem” a comida
British Shorthair: saiba tudo sobre essa raça de gato
Aprenda a Evitar que o Cachorro Coma a Ração do Gato
Gato em Apartamento: 4 Dicas Para Garantir o Bem-estar do Bichano

Marina Pais

Escrito por Marina Pais

Médica veterinária formada pela FESO, CRMV RJ 15058, é co-founder da buddy.vet, uma plataforma de serviços de saúde pet em domicílio no Rio de Janeiro.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…

0

Comentários

0 comments

Mais artigos como este:

Cachorro durante a pandemia

Pandemia: como ela afeta os cães?

Cachorro se alimentando com o comedouro interativo Lambe Lambe da Petiko

Lambe Lambe: conheça este comedouro interativo