Há relação entre a castração e a obesidade?

in ,

Muitas pessoas dizem que existe relação entre a castração e o aumento de peso. Será que isso é verdade? Descubra a seguir!

A narrativa de que castrar o animal leva ao aumento de peso é bastante comum na sociedade, e por sua vez pode acabar gerando uma indecisão quanto a castrar ou não o seu pet. Mas afinal, a castração realmente eleva o peso do animal?

Devo ou não castrar o meu pet?

Existe relação entre castração e obesidade? Descubra.
Foto: Canva

Embora tratado por alguns como um tabu, a castração pode ser uma ótima solução para o animal, visto que evita a procriação de filhotes indesejados e previne doenças como infecções no órgão genital, e cânceres nos testículos e na próstata, no caso dos machos, e piometra (infecção uterina), tumores de mama, prolapso vaginal entre diversas outras nas fêmeas, sejam gatas ou cadelas.

No caso das fêmeas em específico, a castração além de provocar uma mudança comportamental, evita também um problema chamado pseudociese, popularmente conhecido como gravidez psicológica.

Isso ocorre quando o organismo da cadela age como se ela estivesse prenha, mesmo não estando. Agressividade, possessão com o ninho e até mesmo inchaço nas mamas e produção de leite são sintomas que indicam que está ocorrendo uma possível gravidez psicológica, portanto, é preciso ficar atento. 

Além disso, a castração também acalma o animal, já que reduz o territorialismo e a dominância, principalmente no caso dos machos, uma vez que pets não castrados podem acabar fugindo para procriar, e caso não consigam, podem apresentar comportamentos agressivos oriundos da frustração. Isso ocorre por conta da pausa na produção de testosterona, hormônio que é um dos responsáveis por comportamentos agressivos, o que faz com que o pet se torne mais calmo.

Afinal, castração engorda ou não?

De fato, a castração pode provocar o aumento de peso no animal, mas essa situação pode ser controlada com algumas dicas, que veremos mais à frente.

Como citado anteriormente, depois de castrado, o animal tende a se tornar mais calmo, por conta da redução do metabolismo do pet. Com o metabolismo mais lento, o seu pet ficará mais sonolento do que antes, o que também propicia o aumento do peso.

Após o procedimento cirúrgico, na maioria das vezes ocorrem algumas alterações no apetite do animal, portanto, é recomendado que o tutor esteja sempre atento ao peso do pet.

Se houver uma alteração brusca em um curto período de tempo, é interessante que um nutricionista seja acionado para criar uma dieta bem distribuída de acordo com as características do pet.

Como controlar o peso do animal castrado?

Existe relação entre castração e obesidade? Descubra.
Foto: Canva

Atualmente, existem rações específicas para pets castrados. Essas rações possuem um menor teor de gordura e maior teor de proteínas e fibras em sua composição. Já foi provado cientificamente que alimentos com mais valores de proteínas ao invés de carboidratos contribuem para o equilíbrio do peso do pet.

Também vale ressaltar a importância da realização de exercícios físicos diários. Se alinhado com a alimentação adequada, o controle do peso do animal dificilmente será um problema.

Além de contribuir diretamente para o bom funcionamento do sistema cardiorrespiratório e cardiovascular, a prática diária de atividades físicas contribui e muito para a manutenção do peso, e deve ser tratada como algo essencial no dia a dia do seu pet.


Leia também:
Castração: Você Ainda Tem Dúvidas?
Pet idoso: dicas rápidas para cuidar do seu velhinho
Alimentação natural para pets: como funciona?
Dicas sobre como usar a caixa de transporte do seu pet

Marina Pais

Escrito por Marina Pais

Médica veterinária formada pela FESO, CRMV RJ 15058, é co-founder da buddy.vet, uma plataforma de serviços de saúde pet em domicílio no Rio de Janeiro.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…

0

Comentários

0 comments

Mais artigos como este:

Seu cachorro pode ajudar na sua saúde mental

Seu cachorro pode ajudar na saúde mental

Conheça as principais vacinas para cães e gatos

Conheça as principais vacinas para cães e gatos