Outubro Rosa: como prevenir o câncer de mama nos pets

in ,

A campanha de conscientização Outubro Rosa é importante para lembrar de que o câncer de mama também pode acometer os pets. Saiba como prevenir no conteúdo a seguir.

Durante o mês de outubro acontece a campanha Outubro Rosa, que promove a conscientização sobre a prevenção do câncer de mama através de exames preventivos e diagnóstico precoce.

Essa mobilização acontece todos os anos, com o propósito de garantir mais saúde para as mulheres de todo o país. Mas você sabia que o câncer de mama também acomete os pets?

Câncer de mama em pets: quais são as chances?

De acordo com o conselho federal de Medicina Veterinária, em cadelas com propensão ao desenvolvimento de neoplasias, de todos os tumores possíveis, a probabilidade da ocorrência do câncer de mama fica entre 45% e 50%. Já a probabilidade da incidência do câncer de mama em gatas com propensão à neoplasia fica entre 20% e 30%.

Dessa maneira, sabe-se que é importante se atentar a qualquer sinal que possa indicar que algo não está bem, afinal, o diagnóstico precoce possibilita um tratamento mais efetivo, e assim, aumenta as chances de cura.

Além disso, vale a pena lembrar que não só as cadelas e as gatas podem ser acometidas pelo câncer de mama. Os cães e gatos machos, infelizmente, também podem sofrer da mesma doença, portanto, é preciso se atentar.

Sintomas e exame de palpação

Outubro Rosa: como prevenir o câncer de mama nos pets
Foto: Canva

O câncer de mama em pets é uma doença silenciosa e que se desenvolve rapidamente. Portanto, o primeiro passo para garantir o bem-estar da sua cadela ou gata é conhecê-la!

Por estarmos todos os dias com nossos pets, podemos (e devemos) fazer o exame de palpação frequentemente a fim de verificar se há algo fora do normal.

Para fazer esse processo, siga as dicas a seguir para não estressar seu pet. Dessa maneira, você conseguirá fazer o exame de palpação sem pressa e com calma, para analisar cada detalhe:

– Escolha um momento em que seu pet esteja tranquilo e relaxado;
– Faça carinho por alguns minutos;
– Com as pontas dos dedos, sem usar a força, palpe a região mamária do seu pet;
– Analise com calma cada cadeia mamária (lembrando que as cadelas possuem cinco pares e as gatas quatro).

Os principais sinais de que algo não vai bem são:

  • Nódulos nas mamas;
  • Inchaços;
  • Região das mamas avermelhadas e/ou arroxeadas;
  • Feridas;
  • Secreção nas mamas e/ou odor desagradável;
  • Dor ou desconforto na região (o pet reage como se estivesse sentindo dor diante do seu toque, além de lamber a região excessivamente);
  • Aumento da temperatura da região das mamas.

Se você notar algum desses sinais durante o exame de palpação, marque uma consulta com o Médico Veterinário o mais rápido possível para que sejam feitos os exames necessários.

Tratamento e prevenção

Outubro Rosa: como prevenir o câncer de mama nos pets
Foto: Canva

A castração é o principal método de prevenção contra o câncer de mama nos pets, principalmente em cadelas e gatas. Pois, a castração ajuda a prevenir outras doenças como pseudociese (gravidez psicológica), piometra e tumor de útero e ovário.

Mas, uma vez diagnosticado o câncer de mama, o Médico Veterinário seguirá com o tratamento mais adequado para o pet.

Geralmente, consiste na retirada do tumor através de um procedimento cirúrgico e, quando necessário, o tratamento segue com quimioterapia para eliminar completamente as células cancerosas.

Causas do câncer de mama

O desenvolvimento do câncer de mama envolve inúmeros fatores, como componentes genéticos, hormonais, nutricionais e até ambientais. Porém, o crescimento desordenado de células mamárias também pode ser a causa dessa doença.

Além disso, doenças como gravidez psicológica e medicamentos hormonais (como anticoncepcionais e alguns tipos de suplementos) também podem contribuir com o desenvolvimento do câncer de mama.

Obesidade e idade avançada também são fatores que aumentam as chances do desenvolvimento da doença.

Portanto, diante de tantas possíveis causas, é imprescindível optar pela prevenção. A castração, além de proteger do câncer de mama, proporciona inúmeros outros benefícios à saúde do seu pet!

Leve seu pet ao Médico Veterinário para um check-up regularmente e se atente aos sinais. Conhecer o seu pet e se manter informado (a) sobre a saúde dele nunca é demais!

Leia também:
Conheça as principais vacinas para cães e gatos
Depressão canina: como identificar e tratar
Picada de aranha e abelha em pet: saiba o que fazer
Comedouro lento: conheça 3 benefícios para os pets

Equipe Petiko

Escrito por Equipe Petiko

Para pessoas que amam seu pet. Feito por pessoas que amam os seus.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…

0

Comentários

0 comments

Mais artigos como este:

Depressão canina: como identificar e tratar

Depressão canina: como identificar e tratar

Gravidez psicológica em cães: como funciona?

Gravidez psicológica em cães: como funciona?