Índice
- 1 Com a chegada das festas de final de ano, é importante conhecer os principais cuidados que devemos ter com nossos pets nesta época do ano!
- 2 Comemorações em casa
- 3 Comemorações na casa de outras pessoas
- 4 Fogos de artifício
- 5 Fugas
Com a chegada das festas de final de ano, é importante conhecer os principais cuidados que devemos ter com nossos pets nesta época do ano!
Nossos pets podem assustar um pouco com todas as ‘’festanças’’ de final de ano, e é muito comum existirem comportamentos e movimentações intensas e os pets nem sempre estão preparados fisicamente e emocionalmente.
E aqui vão algumas dicas bem simples e que podem fazer a diferença:
- Durante o dia, siga com a rotina normalmente;
- Ofereça o alimento ao seu pet nos horários que já costuma oferecer, faça um passeio ou uma brincadeira – os itens do BOX.Petiko são excelentes para esse momento.
Ou seja, deixar seu pet tranquilo e sentindo que é um dia como qualquer outro.
Comemorações em casa
Caso seu pet não tenha costume de ver muitas pessoas, saiba que a presença de outras pessoas, a agitação, o barulho e a bagunça são motivos suficientes para assustar, acuar e fazer mal para os seus filhos de quatro patas.
Alimentação
Tanto no natal, como no ano novo, essas celebrações envolvem uma culinária típica com alguns alimentos que podem não fazer bem à saúde do seu pet.
Não ofereça: uvas, uvas passas, chocolates e carnes temperadas, por exemplo. Caso você tenha outras pessoas convidadas, instrua-as a não oferecer alimentos potencialmente tóxicos ao seu pet.
Comemorações na casa de outras pessoas
Se você for comemorar em outro lugar, saiba que o estresse do seu pet pode aumentar ainda mais, por isso, antes de tudo, é muito importante que se informe se realmente você pode levar o seu pet, se há outros bichinhos por lá, quanto tempo vão ficar, entre outras informações.
Quanto mais você souber e adiantar a experiência do fofinho, menos incômodo você e os outros convidados vão ter.
Fogos de artifício
Infelizmente, a queima de fogos ainda é muito comum na cultura brasileira. E os cães e gatos têm a audição muito apurada, o barulho dos fogos de artifício é ainda mais incômodo e pode gerar nervosismo e ansiedade nos pets.
Alguns animais podem não ter medo dos fogos, mas a grande maioria irá se incomodar e buscar formas de se esconder, assim como o Snowzinho, ele procura sempre algo pra entrar em baixo.
Nessas horas, o importante é observar o comportamento do seu pet. Ele poderá ficar mais agitado e sentir medo, e é papel dos tutores agirem de modo que o animal fique mais tranquilo.
Fugas
Nesta época do ano é muito comum os pets fugirem, devido ao estresse, à tristeza e à ansiedade. Por isso é importante:
- Manter portas e portões fechados;
- Cuidado com pequenos espaços abertos;
- Peça para que todos fiquem atentos.
Gostou das dicas? Ao segui-las, as festas de final de ano serão mais tranquilas e seguras para os pets. Leia também:Gato e árvore de Natal: 7 dicas para proteger a decoração7 benefícios de passear com seu cachorro todos os dias5 passos para ensinar o gato filhote a usar a caixa de areiaBrinquedos para filhotes de cachorro: confira as opções