Gato e árvore de Natal: 7 dicas para proteger a decoração

in

A maioria dos gatos ama se divertir com a decoração da árvore de Natal. Por isso, trouxemos dicas imperdíveis para os tutores que desejam preservar o clima natalino.

Nesta época do ano, existe o costume de decorar a casa, incluindo a tão amada árvore de Natal. No entanto, se você é tutor de gato, sabe que essa tradição pode se transformar em um desafio. 

Os gatos gostam de explorar, escalar e brincar com as decorações, o que pode resultar em desastre para sua árvore de Natal. Mas não se preocupe, estamos aqui para ajudar! 

Após entender o motivo por trás da fixação dos bichanos com as árvores de Natal, você vai conferir 7 dicas infalíveis para proteger sua decoração natalina da curiosidade dos gatos.

Por que os gatos amam árvores de Natal?

Gato rajado olhando árvore de Natal
Foto: Canva

Se você convive com gatos, sabe que eles são exploradores e curiosos por natureza. Até mesmo um objeto imóvel em cima de uma mesa consegue intrigá-los.

Por isso, é natural que as decorações da árvore de Natal chamem a atenção deles. Afinal, além de seus diferentes formatos e tamanhos, esses objetos ficam pendurados, se movimentando ao menor movimento. 

Dessa forma, é comum que os gatos escalem a árvore para interagir com os enfeites. Mas, além de causar uma grande bagunça, essa brincadeira oferece riscos ao bichano.

Confira a seguir uma lista de dicas feita especialmente para você que deseja aproveitar o clima natalino com segurança e tranquilidade. Vamos lá?

Dicas para proteger a árvore de Natal da curiosidade dos gatos

Gato no sofá ao lado de árvore de Natal
Foto: Canva

É impossível garantir que seu gatinho não tentará se divertir com a árvore de Natal (a menos que ela esteja dentro de uma redoma de vidro). No entanto, existem algumas maneiras de reduzir as chances de interação e minimizar os riscos caso isso aconteça.

1 – Escolhendo o local ideal
Antes de começar a decorar, escolha o local da sua árvore de Natal com sabedoria. Opte por um espaço onde seja mais fácil monitorar as travessuras do seu gato. 

Evite áreas em que seu bichano costuma frequentar e considere colocar a árvore em um canto, tornando-a menos acessível para saltos inesperados.

2 – Invista em decorações seguras
Para começar, evite bolas de vidro ou acrílico que se quebram facilmente, oferecendo riscos de acidentes – opte por enfeites feitos de plástico, isopor ou papel, por exemplo.

Além disso, evite decorações pequenas que possam ser derrubadas e engolidas. Considere fixar os enfeites mais leves nas partes mais altas da árvore, fora do alcance dos felinos.

Gato rajado olhando para a árvore de Natal
Foto: Canva

3 – Decore a árvore de Natal gradualmente
Colocar os enfeites aos poucos é uma ótima opção para que o gato vá se acostumando com o novo item em sua casa. Comece instalando apenas algumas decorações, permitindo que o felino explore e se familiarize com as mudanças. 

À medida que ele demonstrar aceitação, acrescente o restante dos ornamentos. Essa abordagem gradual reduz o impacto da novidade, evitando comportamentos indesejados.

4 – Escolha uma base resistente
Optar por uma base sólida e resistente proporciona estabilidade estrutural à árvore de Natal, reduzindo as chances de ela ser derrubada durante as brincadeiras dos gatos.

Além de evitar uma grande bagunça, a escolha da base certa ajuda a proteger o bem-estar do seu pet. Afinal, dependendo do tamanho da árvore, ao ser derrubada ela pode causar um acidente.

Gato amarelo olhando para a árvore de Natal
Foto: Canva

5 – Atenção redobrada ao pisca-pisca
As luzes da árvore de Natal podem ser irresistíveis para os gatos, mas os fios elétricos podem oferecer riscos. Certifique-se de que esses elementos estejam totalmente fixos à árvore, evitando qualquer possibilidade de que o bichano se enrosque nos fios.

Esse cuidado também vale para outros tipos de cordão decorativo que podem chamar a atenção do felino.

6 – Não use os enfeites em brincadeiras
Ao usar os itens de decoração para brincar com seu gato, você estará reforçando que essa interação é permitida.

Isso pode incentivar o comportamento indesejado de escalar a árvore, brincar com os enfeites e até mesmo derrubar a decoração. Em vez disso, forneça brinquedos específicos para o seu gato, redirecionando sua energia e curiosidade para atividades apropriadas.

7 – Evite o uso de velas verdadeiras
Muitas pessoas gostam de enfeitar suas árvores de Natal com velas de verdade. Apesar de dar um toque especial à decoração, essa escolha pode ser perigosa quando se tem um gato em casa.

Caso seu bichano derrube a vela, existe o risco de causar um incêndio. Portanto, dê preferência às velas de LED que funcionam com pilhas ou baterias.


Após colocar essas dicas em prática, você poderá aproveitar o Natal com mais tranquilidade, mesmo na companhia dos gatos mais curiosos e aventureiros.

Leia também:
Por que os gatos levam baratas e ratos para os tutores?
Onde os gatos gostam de receber carinho? Descubra!
3 motivos que fazem os gatos “enterrarem” a comida
Conheça o real motivo dos gatos “amassarem pãozinho”

Equipe Petiko

Escrito por Equipe Petiko

Para pessoas que amam seu pet. Feito por pessoas que amam os seus.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…

0

Comentários

0 comments

Mais artigos como este:

Linha Natú com petiscos e mordedores naturais da Petiko

Natú e Raízes: petiscos e mordedores naturais da Petiko

BOX.Petiko edição "Fundo do Mar"

BOX.Petiko: conheça a edição “Fundo do Mar”