5 passos para ensinar o gato filhote a usar a caixa de areia

in ,

Ensinar seu filhote de gato a usar a caixa de areia não precisa ser um ”bicho de sete cabeças”. Confira o passo a passo que vai te ajudar nessa tarefa!

Os gatos são higiênicos por natureza, sobretudo quando o assunto são as necessidades fisiológicas. De forma instintiva, a maioria deles já sabe onde se aliviar no lugar certo, com o propósito de esconder os dejetos para não atrair predadores, a partir de quatro semanas de vida.

Porém, é comum que alguns filhotes tenham dificuldade para aprender a usar a caixa de areia, apesar do instinto. Contudo, seguindo o passo a passo a seguir, é possível ensiná-los a fazer suas necessidades corretamente. Vamos lá?

Ensinando seu gato a usar a caixa de areia em 5 passos

Se o seu gato está fazendo suas necessidades no lugar errado, não se preocupe. A seguir, você vai conferir 5 passos que te ajudarão a ensiná-lo a caixa de areia. Lembre-se de que esse aprendizado requer paciência e muito carinho, combinado?

Passo 1: se atente à caixa de areia

Caixa de areia para gato
Foto: Canva

A caixa de areia – também conhecida como caixa sanitária ou bandeja higiênica – é um dos fatores mais importantes na hora de incentivar o gato a fazer suas necessidades no local adequado.

Na hora de escolher a caixa de areia, considere que ela deve ser grande o suficiente para o pet cavar e se movimentar enquanto usa. Porém, como estamos falando de um filhote, ela não pode ser muito alta para facilitar o acesso do bichano. 

Desse modo, a caixa não deve ser muito funda para facilitar a entrada do gato, nem muito rasa para evitar que a areia caia no chão.

Passo 2: escolha uma areia higiênica de qualidade

Atualmente, existem diversos tipos de areia higiênica para gatos, por isso, escolher a opção ideal nem sempre é uma tarefa fácil. Na verdade, cada gato se adapta melhor a um tipo de areia – dessa forma, é preciso ser paciente para encontrar uma areia que agrade seu bichano.

Por outro lado, vale considerar que os gatos preferem areias mais finas, com rápida absorção e que neutralizam os odores. Geralmente, os bichanos gostam das opções que lembram terra ou areia de praia, pois eles buscariam por esses locais na natureza.

Areia higiênica para gato da Petiko
Areia Natural Ultra Absorvente da Petiko

Pensando nas preferências dos felinos, a Petiko desenvolveu a Areia Natural Ultra Absorvente – um produto biodegradável e de origem mineral, que promove praticidade e conforto à rotina dos gatos.

A Areia Natural Ultra Absorvente, da Petiko, possui grãos leves e macios, além de contar com alto poder de absorção. Do jeitinho que os bichanos gostam!

Passo 3: avalie o local onde ficará a caixa de areia

Gato filhote usando a caixa de areia
Foto: Canva

Assim como nós, os gatos gostam de privacidade na hora de usar o banheiro. Dessa maneira, é preciso colocar a caixa de areia em um lugar calmo e tranquilo!

Além de evitar ambientes movimentados da casa, é importante lembrar de que os gatos são muito higiênicos e não gostam de fazer suas necessidades perto do local onde comem e dormem.

Enfim, uma dica valiosa é: evite mudar a caixa de areia de lugar! Os gatos são animais que apreciam ter uma rotina estabelecida, por isso, não se dão bem com mudanças.

Passo 4: mantenha a higiene da caixa de areia

Caixa de areia para gato
Foto: Canva

A limpeza da caixa de areia é fundamental para os gatos. Logo, é importante higienizá-la uma ou duas vezes por dia, retirando as fezes e a urina (que poderá estar em forma de torrão, dependendo da areia utilizada). Lembrando que essa higienização deve acontecer todos os dias!

Além disso, o ideal é trocar completamente a areia e limpar a caixa com água e sabão neutro, ao menos, uma vez por semana.

Passo 5: apresente a caixa de areia para o seu gato

Gato filhote usando a caixa de areia
Foto: Canva

Apesar da maioria dos gatos saberem, instintivamente, como usar a caixa de areia, muitos deles não entendem de imediato que devem fazer as necessidades ali.

Portanto, você pode mostrar onde fica a caixa de areia para o seu filhote e, até mesmo, colocá-lo lá dentro para que ele sinta a textura da areia e se familiarize com o local.

Após seu filhote acordar de um cochilo ou cerca de meia hora depois de ele comer, você também pode pegar a patinha dele, com cuidado, e fazer movimentos de cavar e enterrar a fim de facilitar a compreensão sobre a dinâmica da caixa de areia.

Para incentivar o uso através do reforço positivo, comemore, faça carinho ou ofereça petiscos para que ele interprete a interação com a caixa de areia como algo benéfico. 

Se você seguiu o passo a passo e, mesmo assim, o seu filhote ainda não está usando a caixa de areia, pode ser necessário procurar ajuda de um profissional. Leve-o para uma consulta com o médico veterinário para fazer uma avaliação e identificar o motivo.

Lembre-se de que, se encontrar o seu pet fazendo as necessidades no lugar errado, nunca brigue ou haja de forma agressiva, combinado?

Leia também:
Areia higiênica para gatos: conheça a novidade da Petiko
Catnip: conheça os benefícios para o seu gato
Alimentos úmidos: a importância para a nutrição dos gatos
3 motivos que fazem os gatos “enterrarem” a comida

Equipe Petiko

Escrito por Equipe Petiko

Para pessoas que amam seu pet. Feito por pessoas que amam os seus.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…

0

Comentários

0 comments

Mais artigos como este:

Meu cachorro baba muito, o que fazer?

Meu cachorro baba muito, o que fazer?

Pelúcia para cachorro da Petiko

História de assinante do BOX.Petiko: conheça o Valentino