Meu cachorro baba muito, o que fazer?

in , ,

Seu cachorro tem o hábito de babar mais do que o normal? Venha conhecer as possíveis causas por trás desse comportamento e como solucioná-lo.

Existem diversas coisas que os cachorros fazem que nos conquistam a cada dia, não é mesmo?! No entanto, há outras que não costumam ser tão cativantes assim. Cachorro babando é uma delas. 

Às vezes, o rastro dele pode ser encontrado pela casa toda, principalmente quando se trata de raças como cane corso e boxer, por exemplo.

É, sinto lhe informar que vai ter que se acostumar com isso. É uma característica normal dos cães. Além disso, em geral, babar não é um grande problema em termos de saúde. Isso acontece por uma série de razões, como uma reação do animal para esfriar o seu corpo, como parte da digestão ao comer algo ou quando algo abre o seu apetite, entre outros.

Mas é claro que se isso acontece de forma excessiva ou mais do que o normal, vale a pena investigar. Cachorro babando também pode ser um sintoma de alguma condição ou de algo que mereça atenção, como ansiedade e problemas bucais.

Por que meu cachorro baba?

Meu cachorro baba muito, o que fazer?
Foto: Canva

A saliva desempenha diversas funções no organismo do cachorro, entre as quais: 

  • A lubrificação da cavidade bucal, o auxílio na remoção do excesso de bactérias e outros microrganismos da boca, e a lubrificação dos alimentos, para facilitar a passagem deles pelo esôfago;

  • Segundo com o Dr. Rafael Fonseca, médico veterinário, os cães também salivam para regular o pH estomacal. Por esse motivo, é normal que babem mais quando estão nauseados;

  • Também não podemos esquecer dos casos relacionados à euforia, ao estresse e à dor.

Seu cachorro baba muito? Saiba o que fazer

Meu cachorro baba muito, o que fazer?
Foto: Canva

Observe se existem outros sintomas

Como falamos antes, cachorro babando é normal, mas quando existem outros sintomas, a situação muda. 

  • Vômito, engasgo, dificuldade para comer (mastigar, engolir, falta de apetite, entre outros) ou para respirar;
     
  • Leve em consideração também quando começou e se houve algum episódio para que isso acontecesse ou uma mudança de comportamento.

Ajude-o a se refrescar em dias quentes

O calor pode ser um terror para o seu filho de quatro patas. Então, evite passear com ele sob o sol escaldante, preferindo horários em que o clima está mais ameno.

Ajude-o a se refrescar deixando-o na sombra ou em um ambiente mais ventilado. Se necessário, molhe seu corpo também. E não se esqueça de oferecer água e mantê-lo hidratado.

Dê atenção, carinho e exercite-o

Ansiedade e nervosismo podem ocorrer por falta de atenção e exercícios físicos. Os pets amam seus humanos e a companhia deles e, por isso, ficam sensíveis e carentes sem o afeto de seus humanos. Então, preste atenção se você está dando carinho, fazendo companhia para seu cão e brincando com ele.

Além disso, é preciso exercitá-lo regularmente com corridas ou caminhadas para que o cachorro mantenha a saúde física e mental.

Quando levar o cachorro babando ao veterinário

Cachorro no veterinário
Foto: Canva
  • Se, de repente, o cachorro começa a babar excessivamente ou mais do que o normal já é um sinal de alerta para transtornos mais sérios;

  • Se a baba é persistente, contínua, aumenta gradativamente ou apresenta mudança na sua consistência;

  • Quando existem outros sintomas além da baba, como vômito, dificuldade para comer, inchaço ou infecção na boca;

  • Se o problema não for calor ou mesmo refrescando-o, o cachorro se mostra cansado, ofegante, com dificuldade de respirar;

  • Geralmente, transtornos de ansiedade ou estresse podem ser identificados pelo próprio tutor e contidos ou solucionados sem a necessidade de um especialista. Mas, caso haja mudança de comportamento, novos sintomas ou após tentar diversas soluções, talvez seja o caso de consultar um profissional.

Agora que você conheceu um pouco mais sobre esse hábito tão comum nos cães, ficará muito mais fácil garantir a saúde e o bem-estar do seu melhor amigo.

Leia também:
Por que o cachorro lambe o tutor? Descubra agora!
Saiba como escolher petiscos seguros para o seu pet
Seu cachorro vai parar de morder depois destas dicas
5 brinquedos de enriquecimento ambiental para cães

Camilla Dias do snowdoguinhoo

Escrito por Camilla Dias do snowdoguinhoo

Engenheira Sanitarista e Ambiental, tenho um filho de 4 patas, o @snowdoguinhoo, um Akita Inu muito fofo, carinhoso e adora uma bagunça, Snow foi quem que me ajudou a enxergar o mundo e os animais de outra maneira, hoje sou vegetariana, amante e defensora dos animais.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…

0

Comentários

0 comments

Mais artigos como este:

BOX.Petiko - conheça a edição “Petiko no Egito”

BOX.Petiko: conheça a edição “Petiko no Egito”

Gato filhote usando caixa de areia

5 passos para ensinar o gato filhote a usar a caixa de areia