Cuidados

Entenda como funciona a gestação de cadelas e gatas

By Maria Clara

June 28, 2021

A gestação de cadelas e gatas precisam de cuidados que garantam tanto a saúde das mães quanto dos filhotes. Entenda no conteúdo a seguir.

Os cuidados com os animais pré e pós parto, são importantíssimos, pelo bem da saúde do animal e também dos filhotes, tendo exames a serem realizados e caso tenha necessidade uma cesárea. Os primeiros sinais de prenhez em cadelas e gatas, são os mamilos que ficam alterados, ficando rosados e inchados (podendo sair leite), e mudanças no comportamento também.

Os exames podem ser repetidos no 45º dia, quando é possível ver a posição dos filhotes e se será possível um parto natural (em casa), assistido (na maternidade) ou cesárea.O pré-natal para pets é muito útil para saber a idade gestacional e estima a data provável do parto. Essa determinação é feita através de medidas feitas e aparecimento de órgãos como rins e intestinos. Pode levar o animal para ver se está prenhe com 20 ou 30 dias após a cópula com o macho.

Um dos importantes cuidados, nessa fase pré parto dos animais, é com a alimentação. Grávida, a fêmea passa a alimentar, também, os filhos. 

Por isso, é recomendado que a mãe (tanto cadela quanto gata):

As mamães se tornam mais quietas, buscam lugares mais quentinhos. Logo a barriga já começa a aumentar de tamanho, como nas mulheres. A gestação gira em torno de 58 a 68 dias. Passando desta data, deve-se procurar um médico veterinário para poder fazer intervenção no parto e fazer cesárea, pois corre o risco dos animais ficarem presos e não saírem, correndo riscos para a mãe e os filhotes. O tempo normal de expulsão dos filhotes para fora, é entre 5 minutos e 2 horas.

O tempo do filhote perto da mãe é essencial para o seu desenvolvimento, com isso, nesta fase, o animalzinho aprende sobre aspectos psicológicos e sociais da espécie, como latir e brincar. Cães e gatos precisam passar, no MÍNIMO, três meses com a mãe, para poder ser feita a desmama e introduzir ração aos poucos.

Foto: Canva

O afastamento precoce pode deixar marcas no animal para a vida toda. Poderá apresentar comportamento como agressividade, inseguranças e latidos excessivos, como os filhotes ainda estão com o sistema imunológico em formação, é fundamental e essencial evitar contato com outros animais, com a rua e com pet shop até que tenham as vacinas em dia (V8, V10 e Raiva), todas as doses devem ser aplicadas para poder saírem com segurança.Leia também:Dicas para lidar com mordidas de filhotesProblemas Comportamentais em Filhotes: Xixi no LugarTapete Higiênico Descartável para Cachorro: Porque Essa É a Melhor Opção para o Seu PetComedouro lento: conheça 3 benefícios para os pets