Problemas Comportamentais em Filhotes: Xixi no Lugar

in

Leia como lidar com essa situação com seu doguinho.

Ensinar o local correto das necessidades demanda, essencialmente, constância. O processo de aprendizado leva um tempo e, nesse período, é comum que acidentes aconteçam. Por isso, tenha paciência e perseverança.

Saiba mais como ajudar nesse ensino:

A primeira coisa que você precisa fazer quando o seu filhote chegar em casa é levá-lo no local apropriado para fazer suas necessidades, de preferência que fique um pouco distante de onde ele irá dormir e se alimentar.

Independentemente da sua situação de vida ou onde gostaria que seu cão fizesse as necessidades, deve levá-lo no local imediatamente. O cão deve estar com a guia, de forma que você possa mantê-lo no  local apropriado até que faça as necessidades.

Foto: Canva

Se a ideia é que o cão faça fora de casa, deve deixar clara a diferença entre o que é dentro e o que é fora de casa. Muitas pessoas simplesmente deixam a porta aberta acreditando que o filhote terá acesso fácil para fora de casa. Isto por si só pode criar outro problema, já que o filhote pode não reconhecer a diferença entre as duas áreas.

Quando seu filhote está aprendendo a fazer as necessidades na rua, é melhor deixar bem claro que existe a área interna de convivência e o lado de fora, sendo que são duas coisas completamente diferentes.

Os horários principais que os cães costumam fazer as necessidades são: logo depois que comem, pela manhã quando acordam, depois que brincam, quando já ficaram um certo tempo sem fazer xixi, ou ainda quando começam a dar sinais de que estão procurando um lugar para fazerem suas necessidades (como ficar cheirando o chão ou dando volta em torno de si mesmo).

Cães amam ser elogiados e recompensados por seus tutores, e como eles só entendem se algo está “certo ou errado”, é muito importante que você mostre para o seu filhote que está contente com ele quando acertar o local correto. Então, tenha certeza de recompensá-lo com elogio, petisco e/ou carinho. A ideia é que o filhote associe o fato de fazer as necessidades no local correto com algo muito positivo. Evite fazer uma festa muito grande ou barulhenta, pois isso pode assustá-lo e ter o efeito reverso.

Se o filhote fizer xixi no lugar certo, mas muito na beirada do tapetinho higiênico, por exemplo, e vaze para o chão, recompense ainda assim o seu comportamento.

Foto: Canva

Para evitar esse tipo de acidente, você pode  aumentar a área coberta para ele poder fazer suas necessidades com mais espaço, pelo menos até ele estar bem treinado. Lembre-se que o banheiro deve ter espaço suficiente para ele entrar e dar voltas.

Ensinar o filhote a fazer as necessidade no lugar certo leva um tempo e algumas vezes ele pode fazer no lugar errado. Se você vir isso acontecendo, não brigue com ele, pois ele pode se assustar, ficar com medo de fazer suas necessidades na sua frente e começar a fazer escondido. O ideal é sempre se adiantar e levá-lo para fazer xixi ou cocô antes que ele tenha vontade e faça no lugar errado.

Se você encontrar um acidente e não tiver visto quando o seu filhote fez, não fale nada para ele. Simplesmente limpe sem que ele veja, para que não fique nenhum cheiro de urina ou fezes, o que pode estimular o filhote a fazer suas necessidades no mesmo lugar outras vezes. Os cães vivem no momento. Você não pode trazer o cão de volta para o local do acidente e esperar que eles entendam o que você quer dizer, pois ele nem saberá o motivo pelo o qual você está bravo com ele. Aprenda os sinais que mostram que o seu filhote está precisando ir. A maior parte dos cães cheira o chão antes de urinar e giram antes de fazer cocô.

Fique de olho no seu cãozinho e tente perceber um padrão no seu comportamento antes de fazer as necessidades. Se o seu filhote tiver um acidente, use um produto apropriado para remover o cheiro de forma que ele não queira ir no mesmo local novamente. Existe uma variedade grande de produtos enzimáticos para remoção de odores no mercado. Observe bem para que o produto tenha enzimas para quebrar o odor. Vinagre branco também funciona e pode ser usado em pisos duros.

Foto: Canva

Escolha uma frase como “xixi!” para dizer quando quiser que ele faça as necessidades. Esta é uma associação, não um comando, porque você não pode forçar um cão a fazer suas necessidades. O objetivo é que eventualmente o seu cão entenda que esta é a sua oportunidade para se aliviar e deve usar este momento para isso. Diferentemente da maior parte dos comandos, você pode continuar a repeti-lo para o seu cão até que ele faça as necessidades.

Crie uma rotina, ela é muito importante para que ele entenda qual é o comportamento esperado. Estabeleça alguns horários para levá-lo para o seu banheiro frequentemente e seja paciente.

Tente alimentar o seu filhote e levá-lo para o local nos mesmos horários, todos os dias. Um dos erros mais comuns das pessoas é o de dar apenas 5-10 minutos para o cão e então desistem. Caso faça um tempo que seu cãozinho não faz as necessidades, provavelmente precisa fazer, mas está apenas muito distraído para conseguir.

Filhotes precisam ir ao banheiro a cada 1 ou 2 horas (dependendo da raça), bem como 15 minutos depois de comer. Se você não estiver conseguindo num determinado momento, mas mesmo assim acredita que ele precisa fazer naquele momento, não o deixe ficar livre na sua sala. O melhor é ficar com o seu cão preso na guia perto de você, ou em algum local restrito (mas não o deixe sozinho) e então tentar novamente uns 10 ou 20 minutos depois.

Se o seu filhote estiver tendo acidentes durante a noite, tente alimentá-lo mais cedo. Alguns filhotes podem ter dificuldades em controlar suas bexigas até terem 7 semanas de vida.

Lembre-se, mesmo depois que seu o cão tiver aprendido, ele vai continuar tendo acidentes. Filhotes se distraem facilmente e, às vezes, simplesmente esquecem de ir até o local correto. Cada cão possui seu próprio tempo de aprendizado, que pode variar entre dias, semanas ou meses, portanto, procure ser paciente.

Leia também: Preparando o Ambiente da Casa Para Seu Cãozinho

Já teve problemas relacionados à xixi com seu cão? Conta pra gente!

Piero Giuntoli

Escrito por Piero Giuntoli

Apaixonado por cães desde pequeno, o adestrador e especialista em comportamento canino Piero Giuntoli é formado em Publicidade e trabalhou durante sete anos no setor de entretenimento e produção audiovisual.

Em 2014, após decidir mudar de área e se especializar em psicologia canina, criou a FitDog Adestramento & Consultoria Comportamental com o objetivo de melhorar a convivência entre famílias e cães, com qualidade de vida e reduzindo assim a possibilidade de rejeição e de abandono.

Site: fitdog.com.br

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…

0

Comentários

0 comments

Mais artigos como este:

A Responsabilidade de Ter Uma Grande Família

3 Lojas On-line Para Comprar o Presente da Sua Mãe e Ainda Ajudar Quem Precisa