4 Livros que Todos Tutor de Cachorro Deve Ler

in ,

Sabe aqueles livros que todo tudo de cachorro deve ler? Confira aqui 4 dicas de leituras essenciais.

Selecionei algumas dicas de livros para quem quer aprender mais sobre os peludos caninos! São livros que abordam desde primeiros socorros, comportamento e linguagem corporal a truques para ensinar ao seu melhor amigo!

Quer conhecer mais sobre o mundo canino? Confira 4 dicas de livros!

CACHORROS FALAM – Sophie Collins

“Cachorros falam: entenda a linguagem corporal dos cães” é um guia prático ilustrado com fotografias de cães em diferentes situações que nos ajudam a compreender um pouco sobre a postura e sinais corporais que os eles expressam e o que podem estar sentindo e querendo “dizer” em diversos momentos.

É extremamente importante entendermos a linguagem corporal dos cachorros e de outros animais, para que possamos saber seus limites, entender seus comportamentos e nos comunicar melhor com eles, tendo uma relação mais harmônica e propiciando mais bem-estar. 

O livro aborda desde expressões faciais – olhos, orelhas, boca e cabeça – a posições da cauda e sons emitidos por eles, para que possamos ter uma compreensão mais completa de cada comportamento demonstrado conosco e com outros animais em diferentes contextos.

PRIMEIROS SOCORROS PARA CÃES E GATOS – Amy D. Shojai

Esse livro foi elaborado com a colaboração de mais de 80 veterinários americanos e brasileiros. Ele contém técnicas básicas de primeiros socorros, ajuda a saber como agir de imediato em uma emergência, , como detectar sintomas, como prevenir acidentes, cita quais medicamentos podem ajudar ou prejudicar seu animal e aborda alfabeticamente mais de 150 tipos de acidentes e emergências comuns como asfixias, afogamento, envenenamento, mordidas de animais, parada cardíaca, picadas, quedas, queimaduras, dentre outros. 

São informações valiosas que podem salvar a vida do seu bichinho de estimação quando não houver um veterinário por perto ou pelo menos até chegar a um hospital ou clínica para atendimento. 

É importante ressaltar que as informações do livro não substituem de maneira alguma a consulta com um médico veterinário, mas podem ajudar e muito em situações de emergência até que o atendimento profissional seja realizado.

101 TRUQUES PARA CÃES – Kyra Sundance

Esse livro é para quem gosta de se aventurar e se divertir ensinando novos comandos aos cães. Os truques do livro são categorizados em fácil, intermediário, avançado e expert e são explicados passo a passo de maneira bem didática. 

A autora, uma renomada treinadora de cães, junto de sua cadela Chalcy, explica de maneira divertida como ensinar desde os truques mais simples como “sentar” e “deitar” até os mais elaborados como “mancar” e “enrolar-se no cobertor”. As duas aparecem juntas na maioria das páginas ilustrando cada passo de um novo truque. 

É ideal para quem deseja estreitar ainda mais os laços e a comunicação com seus cães de maneira descontraída e divertida.

O CÃO EM NOSSA CASA – Como criar, tratar e adestrar – Théo Gygas

Esse livro mostra de maneira resumida e com linguagem de fácil compreensão, vários dos cuidados necessários com os cães, desde alimentação e cuidados veterinários à educação e adestramento.

Os tópicos abordados são as relações entre o homem e o cão, a escolha do cão e a posse responsável, cuidados com cães idosos, adultos e filhotes, as principais doenças que acometem os cães, vacinação, castração, raças caninas, educação e ensino do cachorro, diversos tipos de treinamentos e comandos, problemas comportamentais mais comuns e dicas de como resolver, esportes e competições caninas, benefícios do convívio com cães e até noções de primeiros socorros, além de algumas curiosidades.

O livro é bem completo, ideal para quem está pensando em adotar um cão e não tem ainda muita experiência com cachorros, mas também para aqueles que pretendem entender um pouco melhor sobre a relação com eles e os cuidados necessários.

Espero que tenha gostado das dicas! Você conhece algum outro livro bacana sobre cães ou gatos? Comente abaixo!

Ah confira também 10 cachorros incentivando o hábito da leitura aqui.

Rebeca Cianca

Escrito por Rebeca Cianca

Estudante de medicina veterinária, tem cursos nas áreas de comportamento canino/adestramento e auxiliar veterinário. Já atuou como adestradora e Dog walker (passeadora de cães) e atualmente trabalha como Pet Sitter (babá de animais). Está sempre buscando aprimorar seus conhecimentos em Comportamento e Saúde animal para uma melhor qualidade de vida dos bichinhos de estimação.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…

0

Comentários

0 comments

Mais artigos como este:

Histórias de Adoção Pet!

Peritonite Infecciosa Felina: O Coronavírus Dos Gatos