Mordidas Excessivas e Destruição de Objetos

in

Seu cachorro morde e destrói tudo? Veja como resolver essas situações.

A princípio, morder é divertido e engraçado. Essa é uma mania bem comum entre filhotes e, no começo, você dá risada e permite e brincadeira. Mas, seus dentinhos afiados uma hora começam a machucar e o hábito se torna incômodo. E é assim que os donos passam a se questionar como fazer o filhote parar de morder.

Se esse comportamento não for corrigido, os cães adultos podem ter esse hábito. Para evitar que isso se prolongue ao longo dos anos, é importante cortar desde o início.

Saiba como parar com as mordidas excessivas:

Assim como nós, os cães nascem sem dentes. Nas primeiras semanas de vida, os dentes de leite começam a crescer, por volta de 2 a 3 semanas de vida. E, por volta dos 3 meses, inicia-se a troca dos dentes de leite pelos permanentes. Essa fase se estende até por volta dos 7 meses de vida e poderá ocorrer vermelhidão, inchaço e irritação na gengiva, já que os dentes estarão rasgando a pele.

Foto: Canva

Por ser muito incômodo, é justamente nesse período que acontecem os problemas com a destruição de objetos e as mordidas excessivas; isso acontece porque o surgimento da dentição incomoda e provoca dor, então morder é uma forma de aliviar o desconforto na gengiva.  

Apesar do nascimento dos dentes ser a causa principal, existem outros motivos que levam os filhote a morder tudo, e um deles é o tédio. Cães que gastam energia não têm com o que brincar ao longo do dia e vivem entediado, por isso destroçar algo com a boca é uma forma de se distraírem.

A ansiedade também está entre as razões para o esse hábito nascer. Um animal que passa muito tempo sozinho em casa pode desenvolver transtornos de ansiedade e morder é uma forma de canalizar isso. Além disso, de quebra  chama a atenção do tutor. Morder a mão é um jeito eficaz de atrair o tutor e forçá-lo a brincar.

Também pode ser uma forma de explorar o entorno. Pense que o filhote acabou de chegar ao mundo e tudo ao seu redor é novo. Diferente de nós, eles não podem apalpar, tocar ou agarrar com as mãos, então fazem isso com a boca. Essa é a única maneira que os cães têm para conhecer o exterior.

Mas o gatilho mais comum é a atenção recebida indevidamente dos tutores. Para muitos filhotes, morder é uma forma de chamar atenção. Por isso vão atrás das mãos e dos pés para te provocar e induzir a brincadeira.

Nesse caso, o ideal é ignorá-lo por alguns minutos, desde que ele não consiga chegar até você pra te morder. O ideal é você  chamá-lo para brincar antes que ele te procure, assim você evita ser mordido e vai cortando a mania.

Com o tempo, ele irá se esquecer dessa brincadeira dolorida. Ignorar é sempre a melhor forma de punição, pois o filhote entenderá que a mordida não tem efeito. Gritar, dar bronca e olhar feio nunca funciona. Na verdade, na maioria das vezes gera o efeito contrário, pois você está reagindo à ação dele.

Cães não entendem se você explicar verbalizando, eles entendem com a repetição, por isso o sucesso de ensinar o cão a morder apenas o brinquedo e não morder as pessoas vai depender da sua persistência, da rotina que você criou pra ele, da socialização dele com outros cães e pessoas, em resumo, vai depender de você.

Foto: Canva

Então, quando as mordidas começarem, desvie o olhar, não fale com ele e se puder nem reaja. Se ele insistir, levante-se e vá fazer outra coisa. Fique uns dez minutos o ignorando e só dê atenção depois. Repita esse processo toda vez que ele começar a morder.

Tenha bastante paciência e persistência para ensinar seu filhote, ele vai aprender com a repetição e no tempo dele. Não compare seu cão a outros cães, foque em ter a atitude correta sempre e persistir.

Assim como as mordidas excessivas, a destruição de objetos é um comportamento muito comum entre os filhotes. Os gatilhos são os mesmos, mas o recondicionamento é feito através do enriquecimento ambiental e do frequente gasto de energia.

É preciso ter paciência e evitar as broncas. Evite brigar também nas situações em que o cão destrói algo para chamar a sua atenção, porque isso fará com que ele entenda que, ao destruir as coisas, ele terá a sua atenção.

Quando o tutor perceber que o cão está mordendo algo inapropriado, o ideal é fazer algum barulho (lata ou garrafa PET com moedas ou grãos), assim a associação será negativa. A atenção deve ser concentrada apenas quando o filhote estiver mordendo algum brinquedo, incentivando assim esse comportamento.

Caso o cão esteja destruindo os móveis, a dica é colocar vinagre branco, molho de pimenta ou sprays específicos para isso e que tenham um gosto ou cheiro ruim. Esses produtos vendem em pet shops e servem justamente para afastar o animal. Passe todos os dias o repelente nos locais se quiser que a proteção seja eficaz.

Além disso, o enriquecimento ambiental é fundamental. Deixe sempre muitas opções de brinquedos para o cãozinho.

Por último, transforme sua residência em “à prova de cães”. Evite deixar objetos pequenos à vista, tampe tomadas, deixe gavetas de fácil acesso trancadas, esconda fios, etc. Estas pequenas precauções evitam que o cão crie o hábito de morder.

Leia também: Preparando o Ambiente da Casa Para Seu Cãozinho

Seu cachorro morde excessivamente? Conta pra gente!

Piero Giuntoli

Escrito por Piero Giuntoli

Apaixonado por cães desde pequeno, o adestrador e especialista em comportamento canino Piero Giuntoli é formado em Publicidade e trabalhou durante sete anos no setor de entretenimento e produção audiovisual.

Em 2014, após decidir mudar de área e se especializar em psicologia canina, criou a FitDog Adestramento & Consultoria Comportamental com o objetivo de melhorar a convivência entre famílias e cães, com qualidade de vida e reduzindo assim a possibilidade de rejeição e de abandono.

Site: fitdog.com.br

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…

0

Comentários

0 comments

Mais artigos como este:

3 Lojas On-line Para Comprar o Presente da Sua Mãe e Ainda Ajudar Quem Precisa

São Bernardo: Saiba Tudo Sobre Essa Raça de Cachorro