Na natureza os cães vivem livres, soltos e passam várias horas caminhando em busca de comida. Alguns precisam caminhar mais que outros e algumas raças têm genes que as fazem andar uma distância maior ou de maneira mais rápida, mas todos os cães caminham.
Por que devemos passear com nossos cães?
A partir do momento que os domesticamos e os trouxemos para dentro de casa, é nossa responsabilidade garantir que eles satisfaçam suas necessidades instintivas para que possam ser equilibrados, que tenham bem-estar e qualidade de vida. Não é nada natural que os cães passem o tempo todo em um local fechado.
Muitos pensam que por terem um espaço grande em casa, não precisam levar o cão para passear, mas engana-se muito quem pensa assim.
Não importa quão grande é seu quintal, para o cão é apenas um grande canil fechado, e independente do porte dele e do tamanho do quintal, os cães têm naturalmente a necessidade de explorar e, assim como nós, de fazer atividade física.
As brincadeiras em casa ou as idas aos parques e creches para cães são boas formas de exercício, porém não são o tipo de atividade que o passeio com seus donos, os líderes, oferece.
Um passeio regrado, em que o cão é seguidor e o tutor é líder, é uma atividade que cria e fortalece o relacionamento dos mesmos e é uma das melhores formas de se estabelecer a liderança sobre o cachorro. Todo cão precisa de um líder (ou ele se verá obrigado a assumir esse papel) e a caminhada é a base desse relacionamento.
Os passeios realizados da maneira correta podem amenizar, prevenir ou até eliminar diversos problemas de comportamento, como destruição de objetos, latidos em excesso, agressividade e até ansiedade de separação.
Muitos desses problemas vêm da energia acumulada e não extravasada que leva à frustração e que acaba gerando os mesmos.
Antes de ter um cão, tenha em mente que ele exige investimento de tempo e compromisso. Caso você não tenha tempo para passear com ele o tanto que ele precisa para gastar energia, é imprescindível contar com mais alguém da família ou mesmo contratar um passeador profissional para ajudar, pois se for para ter um cão para deixá-lo em casa, frustrado, sem exercícios e qualidade de vida, é melhor não ter!
Aquela pequena voltinha no quarteirão não é suficiente! Devemos nos comprometer a passear pelo menos duas vezes por dia com nossos cães. E os passeios devem ser de no mínimo trinta minutos cada.
Apenas a esteira, a creche, o soltar no parque ou as brincadeiras de buscar, nunca poderão substituir o passeio, e de preferência o passeio com você, o tutor.
Passear é uma das melhores formas de gastar a energia física e mental do seu melhor amigo, sem contar que acaba se tornando um exercício para nós tutores também e além do mais, eles adoram!
E então, vamos passear? Conte para gente nos comentários sobre os passeios que faz com seu cão.
Recomendação de leitura: Saiba a importância de socializar o seu cão.