Além de extremamente fofos, os gatos são animais com comportamentos um tanto quanto curiosos. Um deles é o som que os bichanos costumam emitir quando avistam algo que desperta seu instinto predatório: o famoso “kekeke”.
Os gatos, conhecidos por sua astúcia e agilidade, têm um instinto de caça bastante aguçado. Mesmo os gatos domesticados mantêm fortemente essa habilidade ancestral, e o comportamento “kekeke” é uma expressão vocal que reflete a excitação e o entusiasmo do felino diante de uma potencial presa.
Porém, existe mais de uma teoria para tentar explicar essa vocalização. A seguir, você vai conhecer as possíveis motivações!
Entenda os motivos por trás do “kekeke”
Além de ser popularmente conhecido como “kekeke”, esse enigmático som também é chamado de “chilrear”. Embora chilrear seja descrito como um som produzido por pássaros, essa não é uma ação única das aves. Essa famosa reação felina é retratada no inglês como “chatter” ou “chirp“, que pode ser traduzida como o ato de “tagarelar”.
De acordo com as teorias desenvolvidas por especialistas, os gatos costumam emitir esse curioso “kekeke” por diversos motivos. Entre os mais comuns estão:
- Reação involuntária ao ver uma presa gerada pela descarga de neurotransmissores e hormônios;
- Sentimento de frustração ao avistar uma potencial presa, mas não conseguir alcançá-la;
- Movimentos involuntários da boca que funcionam como um treino para mastigar a presa;
- Tentativa de imitar o som da presa para que ela se aproxime e se torne mais fácil de alcançar.
Pesquisadores que se dedicam a estudar o comportamento dos gatos também descobriram que suas vocalizações vão além do conhecido “kekeke”. Em 2019, um estudo conduzido por cientistas dos Estados Unidos, Coreia do Sul e França categorizou as vocalizações dos gatos em 20 sons distintos.
Portanto, caso você se depare com seu bichano emitindo esse som, saiba que esse comportamento é perfeitamente normal devido ao seu instinto caçador aflorado!
Leia também:
Por que os gatos ronronam? Descubra os motivos!
Coleira com guizo para gato: entenda por que não usar
Onde os gatos gostam de receber carinho? Descubra!
Por que os gatos levam baratas e ratos para os tutores?
Comentários
0 comments