Oi Pessoaaaaal!
Aqui é o Suspiro lá do Instagram @suspiropom, o integrante mais fofinho e carismático da @matilhabrasil! Tudo bem com aucês?
To de volta aqui no blog da Petiko pra falar sobre comidinhas saudáveis que nossos humaninhos favoritos podem preparar pra gente no conforto de casa! Afinal, o verão chegou e com ele muito calor, brincadeiras e as férias dos nossos humanos chegaram também!
Eu adoraria brincar o verão inteirinho na piscina nadando cachorrinho, com mangueira e deitar em um chão bem geladinho pra me refrescar, mas como sou muito peludo e é muito perigoso pra minha saúde ficar com o pêlo úmido, minha mamãe faz alguns petisquinhos de verão para me ajudar nesses momentos bem quentes!
Além dos petiscos deliciosos e saudáveis da BOX.Petiko, eu também gosto de me deliciar com coisinhas geladas.
A receitinha que vou cãopartilhar hoje com aucês é de alguns tipos de picolé naturais que vão refrescar o verão que mal chegou e já tá deixando todo mundo de língua pra fora!
Índice
Mas antes de começarmos com as receitas, vamos falar de alguns cuidados que devemos ter no verão para que a cãobada possa curtir sem problemas?
E pra quem quiser algumas dicas de viagens olhem esse post aqui com dicas de Como Escolher um Hotel Pet Friendly.
Sobrevivendo no calor
A atenção redobrada dos humanos em nossos cuidados é fundamental para que possamos curtir com eles este período das altas temperaturas! Algumas precauções e cuidados vão garantir a nossa segurança, saúde e fora de riscos como insolação e queimaduras.
Alguns sofrem mais do que outros: cães originários de países frios, muito peludinhos e de cores mais escuras são os mais suscetíveis a ficarem mal nesta época do ano.
*Passeios: Apesar do sol forte lá fora, ainda vamos precisar de passeios frequentes, então a melhor dica é de escolher horários em que o sol não está muito forte como início da manhã e fim da tarde.
* Muita sombra e água fresca: Nós não aguentamos muitas horas sob o sol, então quando formos sair à praia ou parques não esqueçam de levar um guarda-sol e muita água fresquinha.
* Protetor solar: Nós nos deitamos com a barriguinha no chão e se este estiver muito quente podemos nos queimar e ter sérios ferimentos, então o protetor solar para as áreas expostas do corpo é muito importante.
* Alimentação: comidinhas leves e refrescantes são uma ótima fonte de energia e saúde.
Falando em comidinhas, vamos aprender algumas receitinhas de picolé pet para se deliciar no verão?
Picolé de frutas
Vamos começar com a receitinha de um picolé levinho de frutas que não só são deliciosas, mas também trazem muitos benefícios à nossa saúde!
Mas precisamos nos atentar em quais alimentos nós podemos ou não comer, pois algumas frutas, verduras e legumes são tóxicos aos animais. Se você ficar com alguma dúvida consulte um veterinário.
As frutas recomendadas são:
*Banana – fonte de energia e funcionamento intestinal
*Maçã – rica em probióticos, auxilia no funcionamento intestinal
*Pêra – Auxilia no sistema imunológico
*Manga – Previne envelhecimento precoce e doenças degenerativas
*Kiwi – Fortalece ossos e tecidos conjuntivos
*Melancia – Fonte para hidratação
Escolha as frutas de sua preferência corte em pequenos pedaços e coloque nas forminhas de picolé que podem ser encontradas em casas de artigos domésticos.
Preencha o resto da forma com Água de coco fresca, leites vegetal de arroz ou iogurte natural sem sabor e sem açúcar. Caso prefira pode bater as frutas juntamente com a bebida escolhida para um picolé mais colorido.
Se seu pet tem alergias, problemas de estômago ou sensibilidade à alimentos o sorvete com base de água é o mais indicado.
Depois das forminhas cheias coloque o palitinho e leve ao congelador por no mínimo uma hora! Uma alternativa para a forminha de sorvete é usar forma de gelo mesmo e depois servir num comedouro.
Picolé de frango
Além do petisquinho gelado doce também podemos preparar um refresco salgado que toda cãobada vai aumar!
Vamos usar um franguinho, pode até incluir o pé de galinha, que possui uma grande fonte de colágeno, proteína que auxilia em problemas de cartilagem, patela e até mesmo traquéia.
Vamos para o passo a passo?
Primeiro cozinhe na panela de pressão meio quilo carcaça e partes de frango por aproximadamente 20 minutos com um litro de água. Nesse momento você pode adicionar alguns legumes como batata, cenoura, beterraba, brócolis e chuchu.
Depois de pronto coe o caldo e leve à geladeira. Quando esfriar a gordura ficará na superfície, retire com uma colher e encha as forminhas com esse caldo. Leve ao congelador e depois sirva com moderação!
Temperinhos do Bem
Existem alguns temperos que podem ser adicionados na mistura do picolé que vão fazer bem ao seu pet se adicionados em pouca quantidade:
* Orégano – auxilia no combate a fungos
* Salsinha – desintoxica o fígado
* Tomilho – melhora a saúde respiratória
* Alecrim – anti-inflamatório
* Sálvia – auxilia a digestão
* Hortelã – ajuda na digestão e tem propriedades analgésicas
* Canela em pó – combate glicemia e suaviza gases
* Gengibre fresco ralado – ajuda na digestão e náusea
* Mel de abelhas – aumenta imunidade, é anti-inflamatório e expectorante
Prontos para o verão?
Agora que já sabem como se refrescar no verão me contem como estava o picolé de aucês, quais ingredientes usaram e mandem fotos! Vou adorar compartilhar as fotinhos lá no meu instagram!
Vou ficar por aqui e pedir pra mamãe e papais passarem na feira para comprar muitas frutas, verduras e legumes para fazer receitas geladinhas pro nosso verão!
Um grande lambeijo a todos do Suspiro, o peludinho do instagram @suspiropom e bom verão, cãobada!
Suspiro