Será que o seu é capaz de identificar se você está feliz, triste ou com raiva? A seguir, você vai descobrir a verdade!
Você já parou pra pensar se seu pet identifica o seu humor ou se ele apenas reage de acordo com o que está vendo ou percebendo?Geralmente, nossos filhos de quatro patas agem de maneiras bastante sentimentais a partir de alguma ações nossas, seja felicidade ou tristeza, não é mesmo?
E sim, os nossos melhores amigos realmente têm um senso de percepção e conseguem ter uma sensibilidade muito grande para determinadas situações. A seguir, você entenderá mais detalhes sobre essa habilidade.
Afinal, meu pet sabe qual é o meu humor?
A resposta é sim, os pets são capazes de identificar o nosso humor! Isso acontece por inúmeras razões, mas principalmente pela conexão que o pet tem com a gente. Ou seja, ele já está suficientemente condicionado ao nosso estilo de reação e consegue ter algumas percepções.
O pet não necessariamente entende que a gente está triste ou feliz. Mas ele reage de acordo com nossas emoções extravasadas naquele momento. É como se fosse, de fato, uma ação e reação.
Principalmente se o pet já tem um bom condicionamento e já entende seus movimentos, isso colabora para que ele reaja exatamente aquilo que você está sentido. A rotina, inclusive, ajuda o seu pet a perceber o seu humor de um jeito ou de outro.
Mas como o pet identifica meu humor?
O que mais faz ele perceber que a gente está feliz ou triste, é o fator percepção. Ou seja, ele percebe como a gente está agindo e ele vai reagir exatamente dessa maneira. Além disso, veja algumas condições que podem fazer o pet entender o nosso humor:
- Oxitocina: se trata do hormônio conhecido como o “hormônio do amor”);
- Cheiros e sensações: é a partir do cheiro que os pets conseguem perceber uma série de coisas no ambiente;
- Expressão facial: uma expressão mais fechada e sem vocalização da nossa parte, não vai criar estímulos “felizes” no cão. Já uma expressão aberta, com sorriso, com muita fala e gestos, fará o pet entender que o tutor está interagindo com ele;
- Entonação da voz: o jeito que a gente fala ou interage com o pet, faz ele agir de uma forma ou de outra;
- Brincadeiras e diversão: a partir das brincadeiras e diversão, o pet sabe quando o tutor está agindo de maneira feliz, alegre ou mais contida.
Você gostou de ficar por dentro dessa curiosidade sobre o universo pet? Então compartilhe o conteúdo com outros tutores!Leia também:Entenda a importância dos arranhadores para gatosPor que o cachorro lambe o tutor? Descubra agora!3 motivos que fazem os gatos “enterrarem” a comidaCães assistem televisão? Descubra agora!