Olá, eu sou a Cintia Pinheiro, adestradora comportamentalista da Animalz Adestramento e hoje vamos falar sobre a importância dos comedouros interativos para gatos e de como eles suprem a necessidade de exercício físico e mental durante a refeição do seu gato, vamos lá?
Tudo Que Você Precisa Saber Sobre Comedouros Interativos Para Gatos
A maioria dos gatos comem em uma tigela no mesmo local, todos os dias, significando que pouco ou nenhum esforço é necessário para obter comida. Acabaram-se as oportunidades de procurar, capturar e matar sua comida – todos os quais envolvem esforço mental e físico. Para o gato, a caça é a resolução de problemas – em primeiro lugar, o problema de encontrar a presa precisa ser resolvido, então o problema de capturá-la e matá-la com sucesso deve ser realizado antes que a alimentação possa começar.
Uma falta crônica de oportunidade para um gato interagir com o ambiente e ser mentalmente estimulado pode levar ao tédio, o que pode resultar em apatia ou ansiedade, e pode até levar ao desenvolvimento de comportamentos problemáticos. Para os gatos que só precisam ir à sua tigela para comer, é mais provável que as calorias que consomem durante a refeição superem as calorias utilizadas durante o exercício, resultando em ganho de peso.
Portanto, para estimular o esforço mental e física dos gatos durante a alimentação e permitir que eles expressem seu comportamento natural de caça, os gatos devem receber a alimentação, sempre que possível, em comedouros interativos (também conhecidos como quebra-cabeças). Comedouros interativos são comedouros que podemos colocar comida e que para liberá-las, os gatos devem trabalhar a mente. Elas ajudam as refeições a durarem mais, aumentam o esforço físico necessário para obter comida e proporcionam um divertido ‘quebra-cabeças’ para o seu gato!
A literatura científica fornece evidências de muitos benefícios do uso de comedouros interativos com os gatos. Estes incluem:
- Reduzir os sinais de estresse, (aliás, temos um post todo sobre como identificar os sinais de stress nos gatos AQUI)
- Contribuir para a perda de peso,
- Diminuir a agressividade em relação aos seres humanos e outros gatos,
- Reduzir a ansiedade e o medo,
- Eliminar o comportamento de busca de atenção e
- Problemas de higiene inadequados.
Os autores descobriram que todos os gatos podem usar estes quebra-cabeças, até gatos idosos, filhotes, gatos de três patas, gatos cegos e gatos com outras deficiências!
Tipos de comedouros interativos para gatos
Esses comedouros podem segurar tanto alimentos úmidos como sachês e patês, quanto alimentos secos como a ração e petiscos. Existem muitos tipos de comedouros disponíveis para compra. Alguns comedouros interativos exigem que os gatos peguem comida com as patas ou manipulem o objeto com suas patas ou nariz para liberar a comida; outros exigem que os gatos extraiam comida com a língua (especialmente quando se usa comida úmida).
Além de comedouros interativos comerciais, esses também podem ser feitos em casa, de forma fácil e geralmente muito barata. Utensílios domésticos diários também podem ser usados como comedouros interativos. Por exemplo, experimente colocar ração seca em uma caixa de ovos ou alimentos úmidos em uma bandeja de cubos de gelo, como comentado NESSE POST da @abeaglemel sobre comedouro lento para cachorro.
Como ensinar o gato a usar o comedouro interativo
É melhor introduzir os comedouros interativos gradualmente, para dar ao gato tempo para aprender a usá-los e evitar causar frustração. Portanto, ao introduzir alimentadores de quebra-cabeças, você deve:
- Continue a alimentar um pouco do consumo diário de comida do gato em uma tigela, além de oferecer algo no quebra-cabeça;
- Ajuste as configurações do comedouro interativo para que a obtenção de comida seja fácil. Encher o comedouro interativo com bastante comida (por exemplo, para que o dispositivo esteja pelo menos meio a três quartos cheio) significa que o alimento é liberado mais facilmente;
- Use comedouros interativos com muitas aberturas para que os gatos possam ver, cheirar e ouvir a comida com facilidade;
- Despeje um pouco de alimento seco ao redor do comedouro interativo para incentivar o interesse no objeto e para ajudar o gato a fazer uma conexão entre a comida e o comedouro novo;
- À medida que o gato se torna mais proficiente no uso do comedouro novo, e se ele não mostrar sinais de estresse, ansiedade ou frustração, aumente a quantidade de comida diária fornecida pelo comedouro interativo. Ideal que o máximo possível de alimento diário de um gato seja alimentado com comedouros interativos, especialmente para gatos de ambientes internos com oportunidades reduzidas de expressar seu comportamento natural de caça. A dificuldade do comedouro deve ser aumentada gradualmente. A dificuldade pode ser aumentada usando objetos com menos furos e / ou menores, dispositivos opacos e dispositivos que são mais difíceis de manipular. Isso garantirá que o comedouro interativo continue sendo estimulante – o dispositivo deve representar um desafio para o gato, sem causar frustração.
E você pode ter mais dicas de como reduzir o estresse dos gatos NESSE POST.
Você pode tornar os comedouros realmente difíceis colocando um comedouro menor dentro de um maior. Tente também colocar itens extras para que o gato tenha que mover para fora do caminho para acessar a comida, ou que dificultem a movimentação do quebra-cabeça, para que o gato tenha que trabalhar mais para liberar a comida.
Os gatos têm preferências e habilidades individuais, então experimente uma variedade de diferentes comedouros interativos para identificar aqueles que o seu gatinho mais gosta de usar. Além disso, uma variedade de quebra-cabeças deve ser oferecida para que os gatos permaneçam desafiados ao tentar obter seus alimentos e para evitar que o tédio use continuamente o mesmo alimentador de quebra-cabeças. Isso irá garantir que o seu uso continuará a ser enriquecedor e divertido para o seu gato, permitindo-lhes expressar seus comportamentos naturais de caça, exercitar seus corpos e mentes e, potencialmente, viver vidas mais felizes e saudáveis.
E então, gostou do Post? Então deixe sua avaliação e comentário abaixo contando se já usou algum comedouro interativo e como foi a sua experiência, ok?
Abs e nos falamos no instagram da @animalz.oficial!