Quando estamos com nosso filho de quatro patas, mal imaginamos a história que ele carrega, né? Foi realizado um estudo por Heidi G. Parker, nos Estados Unidos, que conseguiu identificar as raças de cachorro que apresentam as menores diferenças genéticas com os lobos e, a partir disso, ele chegou a conclusão de quais são as raças mais antigas que existem. Vem comigo que vou mostrar alguns dos mais antigas do mundo.
Basenji
Conforme estudos, suas origens começam no continente africano, onde foram utilizados para caça e rastreio das presas. Sua imagem já era retratada em algumas tumbas egípcias que se localizavam perto desta região.
Essa raça ganhou popularidade nos últimos anos por algumas peculiaridades. Por exemplo, essa raça não emite som característico do latido canino, mas, sim, um ruído muito particular que se assemelha a uma risada.
Por isso, estão entre as raças de cães que latem pouco. Além do mais, costumam assear-se de forma muito parecida aos felinos e não são muito amigos da água.
Shiba Inu e Akita Inu
São cães considerados primos, originários do Japão. Esses cãezinhos apresentam uma alta compatibilidade genética com os lobos, daí a teoria de que, talvez, sejam um dos cachorros mais antigos.
A semelhança entre as duas raças é grande, mas Shibas são menores que Akitas, já que foram criados para caçar animais maiores. Ambos são bichinhos muito independentes e até teimosos, mas cheios de fofura!
Chow Chow
Muita gente vê os Chow Chow como “cães de pelúcia”, por sua pelagem e língua azul que são adoráveis.
Suas origens encontram-se no ancestral território chinês, onde foram historicamente empregados na proteção de templos sagrados e de casas, bem como para ajudar os homens na caça.
Assim como o Husky Siberiano, a sobrevivência do Chow Chow é uma prova viva de sua resistência física e capacidade de adaptação às diversidades climáticas e naturais.
Husky Siberiano
Os cães da raça Husky Siberiano acompanhavam a tribo originária Chukchi, que habitava o frio território onde hoje se encontra a Sibéria. A princípio foram utilizados como cães de trabalho e de guarda, exercendo funções de pastoreio, puxando trenós e protegendo seu território dos invasores.
Muitas das raças de cachorros populares na atualidade são antigas, que surgem a partir dos séculos XVIII e XIX. E acreditem, algumas raças sobreviveram milhares de anos e evoluíram junto à humanidade, mantendo certas características originárias em sua aparência e personalidade. Legal, né?
Comenta aqui se você sabe da origem do seu filhote de quatro patas.
Leia também:
Pinscher: Saiba Tudo Sobre Essa Raça de Cachorro
Pitbull: Saiba Tudo Sobre Essa Raça de Cachorro
São Bernardo: Saiba Tudo Sobre Essa Raça de Cachorro
Pastor Belga: saiba tudo sobre essa raça de cachorro