Pastor Belga: saiba tudo sobre essa raça de cachorro

in ,

Um grande companheiro, com uma beleza encantadora e uma inteligência admirável. Saiba mais sobre os cachorros da raça Pastor Belga no conteúdo a seguir.

Apesar das suas semelhanças com o Pastor Alemão, o Pastor Belga conta com características que o torna único.

Além da sua beleza imponente, o cachorro dessa raça é corajoso, leal e cheio de energia – ele está sempre pronto para embarcar em novas aventuras ao lado de sua família!

Se interessou em saber mais sobre a raça Pastor Belga? Continue a leitura e descubra como é a convivência com a raça, os cuidados necessários e entenda porquê o Pastor Belga é uma ótima companhia. Confira: 

A origem do Pastor Belga

Como seu nome já indica, o Pastor Belga surgiu na Bélgica como resultado do cruzamento entre as raças Pastor Alemão e Pastor Holandês – até hoje, é possível perceber fortes traços de seus antepassados.

Seus primeiros registros datam entre 1891 e 1897, quando o criador da raça, Adolphe Reul, professor da Escola de Medicina Veterinária de Cureghem, tinha o objetivo de criar cães para vigilância e pastoreio.

Mas a raça também teve um papel muito importante na Primeira Guerra Mundial, onde costumava acompanhar os soldados e auxiliar no transporte de insumos e mensagens, fazendo com que sua lealdade e coragem fossem reconhecidas.

Após o fim da Primeira Guerra Mundial, a raça migrou para os Estados Unidos e se popularizou rapidamente pelo país.

Pastor Belga: o cão policial

A raça Pastor Belga é uma das preferidas para o trabalho policial devido à sua inteligência, lealdade e agilidade.

Os cães dessa raça costumam corresponder de forma rápida aos comandos e são ágeis na hora de realizar tarefas, facilitando as missões do dia a dia da polícia, que exigem cuidado e destreza – tanto por parte humana quanto por parte animal.

Assim que o vínculo humano e pet é estabelecido, o Pastor Belga se torna um excelente companheiro para a rotina policial. Um profissional admirável, não é mesmo?

Como é a personalidade do cachorro Pastor Belga?

É fácil se encantar pela coragem, inteligência e instinto protetor da raça Pastor Belga.

Os cães dessa raça são muito leais e não medem esforços para demonstrar amor pela sua família, por isso, estão sempre atentos a tudo ao seu redor. Mas, ao mesmo tempo em que são valentes e destemidos, são calmos e carentes – amam receber carinho e atenção, e não gostam de ficar muito tempo sozinhos.

Os cães dessa raça costumam ser bastante ativos e, ainda assim, muito observadores – características herdadas do trabalho de vigilância e pastoreio no passado.

Esses resquícios do trabalho de pastoreio fazem com que os cães dessa raça costumem “vigiar” outros pets de maneira desconfiada, a princípio. Mas, isso não é um problema, principalmente, quando o Pastor Belga passa por adestramento e socialização

Convivência com um Pastor Belga

Quem busca um amigo leal e companheiro, vai amar a convivência com um cachorro da raça São Bernardo. 

Apesar de latirem pouco e serem considerados calmos, os cães dessa raça costumam ter muita energia. Isso significa que é importante oferecer um grande espaço a ele (morar em apartamento com um Pastor Belga não é impossível, mas é importante estimular a atividade física constantemente).

É essencial estabelecer uma rotina de exercícios para gastar energia física e mental. Além de brincadeiras envolvendo brinquedos de enriquecimento ambiental, os cães dessa raça amam fazer caminhadas – treinamentos de agility também são ótimos opções. Como foi dito anteriormente, eles podem ser desconfiados com pets e pessoas estranhas devido ao seu passado de vigilância e pastoreio. Apesar disso, o Pastor Belga não é um cão agressivo, pelo contrário, ele é dócil e muito obediente.

Porém, é interessante investir em treinamentos e socialização, de preferência, desde que sejam filhotes para que eles cresçam mais sociáveis. Esse adestramento os deixam mais tranquilos e relaxados para conhecerem novas pessoas, e também, outros pets.

No geral, os tutores dessa raça não medem elogios para descrever a convivência com seus amados companheiros, que enchem a casa de amor e felicidade.

Um exemplo de amizade entre um tutor e um cachorro desta raça é a Nancy e seu peludo Haddock Hami (@haddock_hami), um Pastor Belga que esbanja fofura e elegância por onde passa.

Você pode conferir o depoimento exclusivo que a Nancy deu para a Petiko no vídeo abaixo, onde ela fala sobre a sua rotina e experiência com a raça Pastor Belga. Dê o play e prepare-se para ficar com o coração quentinho por toda a fofura de Haddock Hami:

Cuidados especiais com um Pastor Belga

Assim como todas as raças, o Pastor Belga precisa de alguns cuidados específicos para viver bem. Confira a seguir:

Alimentação:
Todos os pets precisam ter uma boa alimentação. Por isso, é essencial buscar opções com os componentes nutricionais necessários para garantir saúde, bem-estar e qualidade de vida.

É interessante consultar um Médico Veterinário para descobrir qual a melhor opção para o pet.

Exercícios físicos:
Por serem originalmente cães de pastoreio, eles precisam de uma rotina de atividades físicas para gastarem energia e manterem a saúde em dia.

Além de passeios diários, uma ótima opção é investir em brinquedos de enriquecimento ambiental que trabalham o corpo e a mente enquanto o cachorro se diverte.

Saúde:

Felizmente, os cães da raça Pastor Belga costumam ser saudáveis e com poucos problemas de saúde.

Mas, ainda assim, possuem predisposição a algumas doenças genéticas e/ou hereditárias, como:

  • Displasia coxofemoral: cães de porte grande ou gigante têm tendência a desenvolverem essa doença que causa alteração na anatomia das articulações coxofemorais, que causa dor e dificuldade de locomoção. Por isso, é importante estabelecer um acompanhamento veterinário desde que o cachorro dessa raça é jovem para prevenir ou reduzir os danos da doença;

  • Epilepsia: nem sempre quando o pet tem convulsões, significa que ele tem Epilepsia. Porém, é preciso ficar alerta com os cães dessa raça, pois eles têm predisposição genética para desenvolver essa doença. A qualquer sinal de que algo não vai bem, é importante levá-lo imediatamente ao Médico Veterinário;

  • Dermatite: essa doença pode se manifestar em qualquer momento da vida do pet e existem diversos fatores que desencadeiam a dermatite, como picadas de pulgas, produtos de limpeza, fungos e bactérias. E os cães dessa raça possuem predisposição genética para desenvolverem a dermatite canina, por isso, é importante manter uma rotina de visitas ao Médico Veterinário para manter a saúde do pet em dia.

Escovação dos pelos:
Por serem cães de pelagem longa e densa, o Pastor Belga Groenendael e o Pastor Belga Tervuren precisam de uma rotina de escovação para evitar a formação de nós – é indicado escovar os pelos, no mínimo, duas vezes por semana.

Já o Malinois e o Laekenois, que possuem pelos mais curtos e menos densos, precisam ser escovados, ao menos, uma vez na semana para retirar a pelagem morta.

Nesse sentido, para garantir a beleza e o bem-estar dos cães dessa raça, uma ótima opção é usar uma luva especial para remover o excesso de pelos com facilidade.

Unhas e dentes:
É essencial se atentar ao tamanho das unhas do seu cachorro. Cortar as unhas regularmente (lembrando que é preciso ter cuidado nessa tarefa) evita que seu pet se machuque ao se coçar.Além disso, outro cuidado importante é criar uma rotina de escovação dos dentes desde que o cachorro é filhote (lembre-se de utilizar dedeiras, escovas e cremes dentais específicos para cães). Assim, fica muito mais fácil garantir a saúde bucal do seu Pastor Belga.

Diferenças entre os tipos de Pastor Belga

Você sabia que existem diferentes tipos de Pastor Belga? Apesar das mudanças na aparência, uma coisa é certa: todos eles são extremamente amorosos e leais às suas famílias. Confira:

Pastor Belga Groenendael

Pastor Belga Groenendael - Petiko
Foto: Canva

Este é o cãozinho mais popular da raça Pastor Belga que, com sua pelagem preta, longa e densa, garante uma aparência exuberante.

Pastor Belga Tervuren

Pastor Belga Tervuren - Petiko
Foto: Canva

Dentre as variações da raça, essa é a que mais se aproxima ao popular Groenendael devido à pelagem longa. Porém, o Tervuren tem a coloração castanha e preta semelhante ao Pastor Alemão.

Pastor Belga Malinois

Pastor Belga Malinois - Petiko
Foto: Canva

Diferente das variações anteriores, o Malinois possui a pelagem curta (semelhante ao seu antepassado Pastor Holandês). Além disso, a coloração castanha e preta de seus pelos também é castanha e preta, como a do Tervuren e do Pastor Alemão.

Pastor Belga Laekenois



Um dos aspectos mais marcantes do Laekenois é a pelagem que se diferencia dentre as variações da raça Pastor Belga.

Seu pelo é curto, duro e espesso, e possui uma coloração fulva, preta e canela. Essa é a variação mais rara da raça.


Após saber um pouco mais sobre a raça Pastor Belga, você pôde perceber que são cães incríveis, leais e muito carinhosos. A companhia perfeita para toda a família!

Pastor Belga Laekenois - Petiko
Foto: Freepik

Mas não se esqueça: caso você compre seu Pastor Belga ao invés de adotar, procure um canil ou criador seguro e de confiança, que não haja sinais de maus tratos aos animais.

Leia também:
São Bernardo: Saiba Tudo Sobre Essa Raça de Cachorro
Brinquedos Recheáveis: Conheça Essa Diversão Interativa Para Cachorro
Pitbull: Saiba Tudo Sobre Essa Raça de Cachorro
Pesquisas Apontam que Gatos e Cachorros Imitam a Personalidade do Tutor

Equipe Petiko

Escrito por Equipe Petiko

Para pessoas que amam seu pet. Feito por pessoas que amam os seus.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…

0

Comentários

0 comments

Mais artigos como este:

De Zoológico a BioParque: o que mudou no antigo zoo do Rio de Janeiro

De Zoológico a BioParque: o que mudou no antigo zoo

Fonofobia: seu cachorro tem medo de barulho?

Fonofobia: seu cachorro tem medo de barulho?